D. Bosco - Fundador dos Salesianos

"S. João Bosco é um “gigante do Espírito” que deixou como herança um património espiritual rico e bem definido."
João Bosco nasce a 16 de Agosto de 1815, perto de Turim – Itália. Foram seus pais Francisco Bosco e Margarida Occhiena, humildes camponeses que viviam do trabalho diário. Com dois irmãos mais velhos, ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Inicia-se nas primeiras letras aos nove anos, alternando o estudo com trabalhos de variados ofícios (moço de lavoura, alfaiate, carpinteiro, serralheiro, empregado de café,...) até à entrada no seminário de Chieri em 1835, para os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado sacerdote a 5 de Junho de 1841.
Inicia a sua missão de educador entre os rapazes socialmente desprotegidos com a obra dos “oratórios festivos”. Foi em Valdocco, num dos bairros da capital piemontesa que se fixou o Oratório. Colocado sobre o patrocínio de S. Francisco de Sales, vai se transformando pouco a pouco num centro complexo de actividades, todas elas tendentes a dar assistência, instrução e qualificação profissional a um número crescente de rapazes abandonados.
Ao externato inicial vem acrescentar-se o internato para albergar os jovens sem abrigo. Com o andar do tempo, o Oratório torna-se uma instituição onde aprendizes e estudantes convivem harmoniosamente havendo um grupo orientado para a vida sacerdotal e religiosa.
Destes, sairão os primeiros Salesianos, que como D. Bosco se dedicarão à educação da juventude, especialmente da mais pobre e desprotegida, não apenas através dos oratórios, cuja actividade se concentra nos domingos e dias santos, mas também de outras instituições, dentre as quais se destacam as escolas de artes e ofícios.
Os Colégios abertos à classe média vêm completar o quadro educativo que D. Bosco legou aos seus filhos e que ele próprio conseguiu concentrar no espaço ocupado pelo Oratório de Valdocco em Turim. D. Bosco promoveu as missões populares e publicou imensos opúsculos. Educador nato não se preocupou em escrever sobre a educação. Fê-lo quando insistentemente foi pressionado a isso. Escreveu “O Sistema Preventivo na Educação da Juventude” em 1877; Inspira e apoia Maria Marrarello na Fundação das Filhas de Maria Auxiliadora em 1872; funda a Associação dos Cooperadores Salesianos em 1876 e estimula o movimento dos Antigos Alunos. Morre a 31 de Janeiro de 1888 deixando uma vasta obra: 64 casas e 773 Salesianos. D. Bosco teve o primeiro contacto com Portugal em 1844 através da família portuguesa Rademaher que vivia em Itália.

0 comentários: