Estágio - 29 de Janeiro

Mais um dia de estágio que passou, este um pouco diferente dos outros!
Como sempre o meu dia começou às 9 horas, mas cheguei uns minutinhos antes e fui ter com as crianças à sala de jogos, logo à entrada do colégio, e estavam a ver um DVD de desenhos animados enquanto as outras educadoras não chegavam. Entretanto já passava um pouco das 9 horas e a educadora Vina ainda não tinha chegado, foi então uma auxiliar aos meninos para fazerem a fila e irem para a sala, porque a Vina estava presa no trânsito devido a um acidente, mas nada de grave, tanto que a educadora chegou às 9:15. Neste curto espaço de tempo o pais iam chegando com os seus meninos e tive a ajuda de uma auxiliar para não ficar sozinha com eles na sala, uns faziam plasticina, outros faziam construção nos legos, uns escreviam no quadro, entre muitas outras coisas. Entretanto chegou um menino da minha sala, o Gabriel, que me veio dar um chocolate, a mim e a educadora, enchi-o de beijinhos e agradeci a sua oferta.
Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, quando regressaram a educadora disse-lhes que eu iria fazer uma actividade com eles, que se chamava "caixa mágica" e chegou a minha vez de passar à acção, pois lá lhes expliquei em que consistia a actividade e no final daria um rebuçado a quem acertasse (e mesmo a quem não acertasse, claro). O resultado foi bastante positivo, pois tive a preciosa ajuda da educadora, porque era um menino de cada vez e tinha que ir vendando cada um, entretanto o último objecto a ser tirado foi um livro que pus dentro da caixa que tinha como título "O Narizinho respeita a Natureza", foi então que a educadora Vina propôs que eu contasse a história. Feita a actividade e contada a história, tive comentários, por parte dos meninos, muito agradáveis dizendo que gostaram muito da história.
Entretanto chega a professora Joana para mais uma aula de inglês, mas quando ela chegou as crianças estavam a cantar um música de D. Bosco (fundador das Casas Salesianas), isto porque, como já vem sendo habitual e desde o meu tempo, todos os anos celebramos uma festa em honra de D. Bosco (em que o seu dia é celebrado a 31 de Janeiro) que se irá realizar no dia 1 de Fevereiro, com todos os meninos do colégio.
No tempo que eles foram para o Inglês, pintei um desenho de D. Bosco e passei umas quadras para uma professora do colégio, que servirá, penso eu, para fazerem um trabalho.
As crianças voltaram da aula de Inglês às 12 horas e foram de imediato fazer a sua higiene para irem almoçar. Foi também na hora de almoço que um menino vomitou e estava também a ficar com febre, quando se queixou de dores de cabeça, foi então que a educadora ligou para a mãe do menino Henrique e eu fui para o parque ter com os outros meninos, quando chegou a minha hora de almoço fui embora e voltei às 14 horas.
Quando voltei, eu e a educadora fomos buscá-los ao parque e quando chegaram à sala foram reunir no tapete para fazer o plano de actividades desta tarde. Marcaram as presenças e a Vina fez a distribuição de casa menino nas mesas, uns pintaram bonecos de neve, e outros pintaram um desenho de D. Bosco.
Chegou então a hora do ensaio às 15 horas como foi habitual durante esta semana, arrumaram a sala e foram para o salão juntamente com os outros meninos do colégio. Foi então aí que todos os meninos ensaiaram para a Eucaristia da próxima segunda-feira, em honra de D. Bosco, os meninos do 1º ciclo iam ler e fazer o ofertório e os da minha sala (5 anos) iam cantar um música.
Quando acabou o ensaio, as crianças foram fazer a higiene e lanchar.

1 comentários:

Fátima Campos disse...

Ana

A menina timida do inicio do curso, tem dado lugar a uma jovem divertida e sorridente... o seu blogue revela muitas das características da sua autora: responsabilidade, sensibilidade e poder de observação...

Muitos parabéns

Fátima Campos