Desenvolvimento motor infantil

O desenvolvimento motor, cuja importância é extremamente fundamental, significa que a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para a sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.
O papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da criança no decorrer do seu desenvolvimento é de extrema importância, pois a estimulação precoce, incentiva essa cadeia muscular a adquirir destreza e reflexos.
A tomada de consciência do corpo, requer a actuação de habilidades cognitivas específicas, por esse motivo, o desenvolvimento motor no decorrer dos primeiros anos de vida da criança, está em estreita relação com a inteligência, pois geralmente a criança que apresenta uma dificuldade motora, pode sofrer um atraso no seu desenvolvimento intelectual.
A postura constitui o padrão básico que garante a posição do corpo ao seu equilíbrio energético.
De acordo com indicações de Condemarin, os exercícios para o desenvolvimento da coordenação dinâmica global são realizados com a finalidade de aperfeiçoar o automatismo corporal.
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de factores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.
Nestes casos as indicações podem ser desde a natação, jogos desportivos e exercícios dirigidos.

0 comentários: