O que é um mito?

Um mito, é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, relacionado com uma dada cultura ou religião.
O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode dizer-se que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia, por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
O mito no seu sentido de origem: O mito é a mais antiga forma de conhecimento, de consciência existencial. Deriva do grego mythos, palavra, narração ou mesmo discurso, e dos verbos mytheyo (contar, narrar) e mytheo (anunciar e conversar). A sua função, é a de descrever, lembrar e interpretar todas as origens, seja ela a do cosmo, das forças e fenómenos naturais. Em síntese, é a primeira manifestação de um sentido para o mundo.

0 comentários: