A saúde do bebé - dentição

A dentição é um processo através do qual os primeiros dentes temporários (de leite) do bebé irrompem a gengiva. Normalmente, a dentição começa entre o sexto e oitavo meses de vida. Depois que o primeiro dente do bebé aparece, um dente novo aparecerá mais ou menos a cada mês. Embora a velocidade e ordem de nascimento dos dentes varie de criança para criança, os dois dentes do meio na arcada inferior tendem a irromper primeiro, seguidos pelos dentes do meio superiores. Os molares são os últimos a aparecer. A erupção continua até que o conjunto completo de vinte dentes de leite tenha aparecido, geralmente em torno do trigésimo mês de vida. Os dentes permanentes começam a aparecer em torno dos seis ou sete anos de idade. Com o nascimento do dente permanente, o dente de leite substituído cai. Felizmente, os dentes permanentes emergentes não provocam a mesma irritação e desconforto que a primeira dentição.
Os sinais da dentição compreendem gengivas doloridas e inflamadas, febre baixa, baba, vontade de morder objetos duros, irritabilidade, dificuldade em dormir e, muitas vezes, perda de apetite. A dentição também é, às vezes, acompanhada de uma tendência à congestão nasal, que pode levar a constipações ou infecções de ouvido. Dor, desconforto e gengivas inflamadas experimentados pela criança em dentição resultam da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as gengivas. As bochechas do bebé podem ficar vermelhas e rachadas como consequência da baba. O bebé em dentição fica facilmente irritado e mais inquieto do que o normal, às vezes acordando de hora em hora durante a noite.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
Massajar as gengivas doloridas e irritadas do bebé com a ponta do dedo para ajudar a diminuir a dor e a tensão. Dê ao bebé em dentição algo duro para morder, como uma argola ou brinquedo de borracha dura, especial para bebés em dentição. Morder ajuda a contrabalançar a pressão exercida pelo dente emergente. Ao escolher coisas para seu bebé morder e mastigar, prefira brinquedos sem peças pequenas que se possam soltar e provocar asfixia. Os objetos de borracha dura são os mais seguros. O frio suaviza e anestesia gengivas doridas. Mantenha vários objectos de borracha dura limpos e esterilizados no congelador para que o seu bebé possa mastigá-los.

0 comentários: