Aqui está mais uma excelente ideia da educadora Vina, para o presente de Natal deste ano.
E aqui estão as crianças a colocar as cartas ao Pai Natal, no correio!
A última semana de aulas deste ano e do 1º período terminaram, contudo ainda temos os dias de estágio. Esta foi uma semana mais soft. Na disciplina de Matemática, na segunda-feira, realizámos exercícios de geometria. Em TPIE, a P.A.P. continua a ser a nossa prioridade, tanto que nesta semana fotocopiei os folhetos que irão servir para mandar aos pais, lá no infantário, ainda nesta semana, continuei com a minha caracterização do meu local de estágio. Já em Português, a apresentação dos capítulos continua, se bem que já nos encontramos no final da análise da obra, o que é muito bom. Em Educação Física, não tivemos aula, pois houve um pequeno engano com os espaços/ginásios e por isso não tivemos aula, mas a professora recolheu os jogos que nos tinha pedido, numa aula anterior, que seriam jogos que implicassem o exercício físico. Quando a Psicologia, como foi a última aula, a professora surpreendeu-nos e trouxe salame para todos, de seguida apresentámos o cartaz que nos tinha sido pedido, relativo ao trabalho anterior sobre a diferença. Finalmente Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos e acabámos por sair mais cedo. Assim terminou a última semana de aulas.
Mais um dia de estágio para partilhar e desta vez só um, porque na quinta-feira fomos em visita de estudo a Lisboa. Logo pela manhã, por volta das 9 horas já me encontrava no estágio, fui ter com a educadora à sala e depois fui buscar as crianças à sala de acolhimento. Assim que chegámos à sala, as crianças dividiram-se pela área constituintes de sala, enquanto que a educadora ia organizando as actividades para aquele dia. Às 10 horas, foi hora de ir fazer o lanche matinal e quando acabaram foram fazer a higiene e de seguida dirigimo-nos para uma sala, onde a Irmã Isilda foi dar os bons-dias às 2 salas dos 3 anos, em que mostrou um PowerPoint sobre o Natal e o nascimento de Jesus, uma vez que a instituição tem importantes valores religiosos. Acabada a história, voltámos à sala para dar início às actividades planificadas pela educadora. Foram divididos, uns foram com a auxiliar pintar o Pai Natal, uns foram comigo e com a educadora pintar as estrelas de Natal, que irão servir para pendurar na árvore, enquanto que os restantes foram brincar. Por volta das 12 horas, foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Quando voltei às 14 horas, a auxiliar foi almoçar e eu fiquei com a educadora a acabar de pintar a parte de trás das estrelas. Às 15:40 acordaram e foram lanchar, logo depois dirigiram-se para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.
Mais uma semana de aulas se passou e já em contagem decrescente para as férias. Começo por falar de Matemática, onde continuamos a realizar exercícios de geometria, em que já me consigo orientar melhor, com tantas fórmulas para saber. Em TPIE, como é normal, continuamos a trabalhar na P.A.P., onde já digitalizámos os nossos logotipos. Quanto a Português, também estamos a continuar com as apresentações da obra de José Saramago. Relativamente a ECDM, o professor dividiu-nos em dois grupos, onde tínhamos de representar uma história infantil, em que ao dizermos as falas, temos que fazer o contrário, com gestos, ou seja, representar, mas por enquanto estamos só em ensaios. Já em Psicologia, continuamos com o trabalho sobre a diferença, ou seja, na sequência do trabalho anterior, temos que realizar um cartaz com as ideias chave, bem sugestivo. Ainda nesta semana, tivemos uma visita de estudo, o que nos impediu de ir ao estágio. Fomos ao Euroskills, com a professora de Português, juntamente com mais duas turmas. O Euroskills está a ser realizado em Lisboa, mais propriamente na FIL. É então um evento, onde podemos ver 50 profissões a serem demonstradas ao vivo, com vários países a concorrer.
O filme conta a história de Jake Taylor, um jovem que tem tudo: uma bola de basquete, a namorada ideal, e os amigos certos. Mas, confrontado com as exigências da multidão, Jake tem escrito fora da sua infância o melhor amigo, Roger. Isolado e maltratado, Roger finalmente assume a sua raiva, ao extremo, quando ele aparece um dia no campus com uma arma. Jake tenta um último esforço para parar Roger. E os acontecimentos que se seguem mundo a vida de Jake. Ele começa a questionar tudo. Mas acima de tudo, ele não consegue parar de perguntar: Será que eu poderia ter salvado Roger? Em sua busca por respostas, Jake vê-se olhando para o lado de Roger. Ele estende a mão para geeks, losers, e solitários.
Mais uma semana de aulas. E começo então por relatar como decorreu. Na disciplina de Expressão Plástica, fizemos a avaliação do módulo anterior, que dizia respeito à reciclagem e para ser sincera, não foi um trabalho que me chamou muito à atenção e mesmo assim podia ter dado muito melhor, ainda nesta disciplina, continuamos com a elaboração dos logotipos e slogan's e no final de uma das aulas, vimos uma exposição, da turma de artes que retratavam várias histórias infantis, mas de um modo abstracto. Uma ideia bastante original. Em Matemática, continuamos com a matéria nova sobre geometria, que tem sido bastante complicado, pois já à muito tempo que não damos esta matéria, além de ser um pouco difícil. Relativamente a TPIE, esta semana começaram as apresentações do pré-projecto da PAP e estamos também a receber indicações para o trabalho restante a desenvolver. No que diz respeito a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos do Memorial do Convento e também estamos a rever alguma gramática, como forma de preparação para o exame. Quanto a ECDM, a aula começou com o jogo da mímica, novamente com filmes, e na segunda parte da aula o professor propôs um desafio de tentarmos passar por cima de um obstáculo, ou seja, nos éramos os últimos no planeta e tínhamos de passar para o outro lado sem tocar no obstáculo, pois assim morríamos, foi um jogo divertido, mas com muitas quedas, mas foi um desafio, onde tivemos de pensar e relacionarmo-nos enquanto turma. A Psicologia, começamos a ver um filme, sobre a matéria que estamos a dar e tinha como tema a diferença, onde mais tarde teremos de fazer um comentário do filme que vimos. Assim decorreu mais uma semana de aulas.
O céu estava cinzento e quase nunca aparecia o sol, mas enquanto não chovia os meninos iam brincar para o jardim.
Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI. Começo então por falar de TPIE, onde, já todos terminámos o pré-projecto e iniciámos o power point, ou seja, a defesa do nosso pré-projecto. Em Expressão Plástica, estamos a trabalhar nos logotipos e slogan's, onde já existem produtos bem originais. Quanto a Matemática, recebemos o trabalho sobre estatística, onde obtive um bom resultado, também nesta disciplina iniciámos o 2º módulo, o de geometria. relativamente a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos da obra de José Saramago. Já em ECDM, fizemos duas equipas e fizemos o jogo da mímica, mas desta vez com nomes de filmes, cada membro da equipa tinha de ir à frente e gesticular o nome do filme. Em Educação Física, a aula decorreu no exterior e começou com a habitual corrida de 12 minutos e logo depois fizemos duas equipas e jogámos andebol, enquanto a professora estava com uma aluna a avaliá-la oralmente. Finalmente em Saúde Infantil, estamos a concluir o trabalho sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos.
O leão estava a dormir no seu covil em certa tarde de Verão, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leão rosnou, furioso, e já ia esmagar o rato com a pata enorme quando: - Oh, poupai-me, senhor - guinchou o rato. - Na verdade, eu não mereço ser morto. Não vos fiz mal... e também não presto para comer. O leão tornou a rugir, ensonado. - Além disso - continuou o rato - se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vós. O leão rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se. Passado algum tempo, o leão andava a caçar na floresta quando caiu numa armadilha. Uma rede cai-lhe em cima e fechou-o. Sem qualquer esperança de fuga, começou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta. O rato, que também saíra para caçar naquela noite, depressa reconheceu a voz do leão e correu para o sítio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse: - Não vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos daí num instante. - E logo começou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo o leão estava solto. O rato, como tinha prometido, salvou-lhe a vida.
Dia 4, na quinta-feira, cheguei à instituição, uns minutos antes das 9 horas, como é habitual. Fui à sala, onde já estavam algumas crianças e logo depois fui à sala de acolhimento buscar as restantes. Quando voltamos para a sala, estas espalharam-se pelas diversas áreas da sala, enquanto isso eu fiquei numa mesa a acabar trabalhos com os meninos, entretanto às 10 horas, foram arrumar a sala para irem comer. Às 10:30, dirigimo-nos para o ginásio, onde estava o professor João, já preparado para dar mais uma aula. Desta vez, o professor fez um jogo, pois tinham que estar sentados numa roda e ir passando a bola ao colega do lado, este exercício foi feito 4 vezes, consoante as cores das bolas. De regresso à sala, sentaram-se no tapete, onde estiveram a ouvir a educadora falar sobre a amizade, começou então por ensinar um música, sobre o tema que estou a trabalhar, a amizade, e depois foi a minha vez de contar a história do "leão e do rato", onde passa a mensagem da amizade. De seguida, foram colorir o desenho da história que estiveram a ouvir, tinham de pintar o leão e o rato de laranja e cinzento, respectivamente. Às 11:45, fizeram a sua higiene e foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala fazer a sesta. Às 14 horas, fui para a sala onde estavam a fazer a sesta, onde estive até às 15:30, que foi a hora de acordarem e irem lanchar.
Mais uma semana de aulas para relatar. No que diz respeito a T.P.I.E., já reuni com a professora, a fim de, falarmos sobre a ficha de pré-projecto sobre a P.A.P. onde tive de fazer algumas alterações relativamente aos objectivos. Em Matemática, iniciámos o trabalho sobre estatística, onde temos de inventar um problema e resolver os exercícios que andamos a aprender nas aulas. A Expressão Plástica, finalizei a minha abelha, mas devido a falta de material tive que parar de fazer a joaninha, mas com certeza que irei terminá-la, foi também nesta disciplina, que o professor Rui nos deu algumas noções sobre logótipos e slogans e como haveríamos de fazer, isto para nos elucidar acerca do logótipo que iremos elaborar para a nossa P.A.P. Já em Português, continuamos com o estudo do Memorial do Convento, em que estamos a falar dos planos da narrativa, do espaço, do tempo, etc. Tudo para nos prepararmos para a visita a Mafra. Quanto a E.C.D.M. realizámos vários jogos, em continuação da aula anterior. Em Educação Física, a aula decorreu no ginásio grande, onde tivemos a fazer voleibol. Começamos então por fazer passes, manchetes e serviços, mas em pares, para mais tarde, já no final da aula, fazermos situação de jogo com a turma. Na disciplina de Área de Integração, trabalhamos também na P.A.P. e nesta semana tive oportunidade de mostrar a minha ficha já pronta à professora. Em Saúde Infantil, continuamos com o trabalho sobre o desenvolvimento das crianças em idade escolar (6-12 anos). Finalmente, Psicologia, onde também continuamos com o trabalho sobre toxicodependência, que já está a ser concluído.
Mais uma semana de aulas que passou e a todo o gás, principalmente na disciplina de TPIE, em que estamos a trabalhar para a PAP, onde irei trabalhar a amizade. No que diz respeito a Expressão Plástica, esta semana terminei a minha abelha e vou continuar com a joaninha, que também já comecei, tudo com material reciclado. Em Matemática, continuamos com os exercícios de estatística, para mais tarde fazermos o trabalho individual proposto pela professora. Quanto a Português, estamos a iniciar o estudo da obra Memorial do Convento, de José Saramago. Estamos preparar-nos já, devido à visita que iremos realizar no dia 27 de Outubro a Mafra, para irmos a saber um pouco da obra. Já em ECDM, fizemos jogos, o primeiro consistia em fazer uma roda, sentados nas cadeiras, e um colega ficava no meio e escolhia um colega e perguntava se gostava dos seus vizinhos e conforme as respostas iam mudando de lugar, outro dos jogos era escolhermos um lugar da sala ao acaso e depois tínhamos de pôr-nos em cima da cadeira e pôr-nos por ordem alfabética, isto, sem falarmos, sem tocarmos no chão ou em mesas e sem arrastarmos as cadeiras. De seguida fizemos muitos outros jogos e no final o professor pediu-nos um trabalho de grupo, que tinha a haver com música, que já conta para a avaliação do módulo de música. Educação Física, a aula foi lá fora e desta vez estivemos a trabalhar e a fazer exercícios de futebol. Na disciplina de Área de Integração, esta é uma das disciplinas dedicadas à PAP e como tal estivemos a trabalhar nisso. Já em Psicologia, estivemos a fazer o trabalhar em grupos, no trabalho da toxicodependência, onde estamos a fazer algumas alterações. Por último, Saúde Infantil, acabámos a matéria teórica e agora estamos a iniciar um trabalho de grupo, que terá como produto final, fazer um manual da criança, tratar o seu desenvolvimento, em crianças dos 6 aos 12 anos. Assim decorreu mais uma semana de aulas.
Mais uma semana, e esta bem mais curta, pois com o feriado, temos mais tempo de descanso, o que é óptimo! Mas começo por falar de Matemática, em que ainda estamos a fazer exercícios de estatística, para mais tarde passarmos para o trabalho que a professora tinha falado. Em TPIE, continuamos com o preenchimento da ficha de pré-projecto, que diz respeito à PAP e confesso que ainda estou um pouco atrasada. Em relação a Português, estamos a preparar a nossa visita de estudo a Mafra, ou seja, estamos a iniciar o Memorial do Convento de José Saramago, e noutra das aulas ainda vimos um entrevista sobre a sua infância e também o porquê de se ter isolado nas Canárias. Relativamente a ECDM, conhecemos o professor Artur Lopes, que me pareceu acessível. Quanto a Expressão Plástica, continuamos com o projecto de material reciclado, em que o meu trabalho já não vai ser os sete anões, mas sim uma abelha, uma joaninha e uns binóculos. Vamos ver como corre. Finalmente Saúde Infantil, estamos a dar o desenvolvimento da criança em idade escolar (6 a 12 anos), onde já estamos a formar grupos, para um trabalho que iremos realizar. Foi assim esta curta semana de aulas.
Mais uma semana de aulas se passou no curso TAI. Começo por falar de Expressão Plástica, onde continuamos com as nossas esculturas de material reciclado, em que já iniciei os meus 7 anões, que foi a pesquisa que fiz e achei engraçado. Em Matemática, continuamos com os exercícios de estatística, onde demos os conceitos de moda, média e mediana. Já em TPIE, continuamos com a organização da PAP, onde já mudei de tema, dado que a reciclagem é um tema muito falado, optei por mudar e abordar o tema da amizade. Em relação a Português, estamos a rever a gramática e a fazer apontamentos. Na disciplina de Educação Física, a aula foi no exterior, em que a aula começou com o normal aquecimento e depois ainda fizemos exercícios de basquetebol, ainda tivemos tempo para fazer um jogo de 3 para 3, visto que só 6 pessoas fizeram aula. Em área de Integração, a disciplina este ano está inteiramente ligada à PAP, logo estivemos a preparar a ficha de pré-projecto, coisa que já temos vindo a adiantar noutras aulas. No que diz respeito a Psicologia, eu e o meu grupo, continuamos com o trabalho sobre toxicodependentes e ex-toxicodependentes. Finalmente Saúde Infantil, a disciplina em que ainda não tínhamos professor e hoje conhecemo-la. É a professora Marta e é bastante simpática e acessível, espero que corra tudo bem com a nossa professora e que façamos coisas interessantes.
No dia 17 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.
Nesta segunda semana de aulas, já começamos a habituar-nos ao horário, pois agora só temos 3 dias de aulas e os restantes são de estágio. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que duas das aulas passámos na biblioteca a pesquisar para o trabalho que iremos realizar que está inserido na reciclagem e no que pesquisei, em princípio, irei fazer um flor com garrafas de plástico. Em Matemática, começamos a dar estatística, as tabelas de frequência, os gráficos de barras e circulares, em que também iniciámos a resolução de exercícios. Quanto a TPIE, estamos a trabalhar na PAP (Prova de Aptidão Profissional) e a professora Fátima tem falado com cada um de nós para saber como estão as pesquisas. Em relação a Português, na segunda-feira, fizemos um texto argumentativo em conjunto, dado que, os nossos textos de diagnóstico não estavam assim muito bons, já na quarta-feira, estivemos a fazer exercícios de funcionamento da língua em conjunto, para rever a gramática e também para ir ajudando os alunos que vão a exame, que é o meu caso. Já em Educação Física, a aula foi no ginásio grande, onde estivemos a fazer os testes de fitenss gram, para ver como estamos desde o ano passado. No que diz respeito a Área de Integração, a aula decorreu a falarmos da PAP e como iremos trabalhar no sentido da apresentação. Por fim, Psicologia, continuamos com o trabalho que estávamos a fazer sobre a toxicodependência, que diz respeito ao meu grupo, que servirá para fazer um dossier temático em conjunto com os outros trabalhos dos outros grupos. Assim decorreu esta semana de aulas.
O desenho evolui paralelamente ao desenvolvimento da criança. O desenho não se ensina, sai de dentro da criança. Pode-se estimular um bebê de um ano e meio, por exemplo, deixando-o ter contato com algum lápis. Convém utilizar os de cera que tem a ponta arredondada e são mais gordinhos. Nessa idade, muitas crianças já poderão segurar um lápis e fazer seus primeiros rabiscos.