Estágio - 21 e 22 de Outubro

Mais uma semana de estágio para partilhar convosco. E começo por falar de quinta-feira, dia 21, como é habitual cheguei às 9 horas e fui buscar os meninos à sala de acolhimento. Arrumaram a sala e viemos para a sala dos 3 anos, onde já se encontravam alguns meninos. Até às 9:30 é sempre um corropio, os meninos a chegarem com os pais, os lanches para retirar das malas e as idas à casa-de-banho. Às 9:30, chega a Patrícia que trabalha no colégio e vem ajudar. A esta hora a educadora incubiu-me de fazer um trabalho, que alguns já tinham começado, eram umas pêras, que tinham de colorir com tintas, com a ajuda de pincéis e cotonetes, para pequenos apontamentos castanhos na pêra. Às 10 horas, foi hora de arrumarem a sala, para se prepararem para o lanche, uma vez que, às 10:30 iriam ter aula de ginástica. Nesta aula, o professor explicou o que iriam fazer, já tinha um circuito preparado, onde tinham de passar por arcos, passar pelos cones em zig-zag, passar cima de um banco sueco e finalizavam com uma cambalhota. Depois da aula, saímos por uma porta do salão/ginásio, que vai dar à quinta, onde a educadora sentou os meninos nos bancos de pedra, onde iriam comer pão com doce de abóbora. Eu, a Patrícia e a Vina, preparámos o pão com o doce e quando acabámos de comer, fomos dar uma volta pela quinta, onde vimos as galinhas, as ovelhas e ainda apanhámos uma romã, para verem como era por dentro. Entretanto dirigimo-nos à casa-de-banho para fazerem a sua higiene, para irem almoçar. Assim que acabaram foram para a sala fazer a sesta. Quando voltei, às 14 horas, fiquei na sala com as crianças e com a educadora, onde ficámos a organizar trabalhos dos meninos, às 15:30, acordaram e foram lanchar, para depois irem para o parque. Já na sexta-feira, dia 22, às 9 horas já me encontrava no meu local de estágio e fui buscar os meninos, quando voltámos, cada um dirigiu-se para a área que quis, entretanto continuei com a actividade de colorir as pêras, dado que ainda faltavam alguns meninos terminarem o trabalho. Às 10 horas, como é habitual, foram lanchar e de seguida dirigimo-nos, com as restantes salas da infantil, para a sala de acolhimento, onde as educadoras prepararam um teatro sobre os frutos do Outono. Já todos reunidos na sala, a educadora Filipa, introduziu o que iria acontecer, para as crianças ficarem a perceber o que ia ali passar-se. A educadora Joana foi a narradora e eu, a Isabel, a Maria João, a Vina e a Filipa fizemos de frutos de Outono, ou seja, à medida que a Joana ia lendo os fantoches iam aparecendo. Foi muito engraçado, pois nunca tinha participado em algo do género. Acabado o teatro, as educadoras foram fazer uma salada de fruta, enquanto que as crianças foram para o parque. Às 11:55, a minha sala, foi para o refeitório para irem almoçar. Por volta das 13 horas, foram fazer a sesta. Às 14 horas, eu e a educadora voltámos para a sala, onde estivemos a falar sobre a P.A.P. em que a educadora me deu algumas ideias para trabalhar o meu tema, que também vai integrar no que irão fazer durante este ano lectivo, que me pareceu bastante interessante. Assim decorreram mais dois dias de estágio.

0 comentários: