Sexta-feira, dia 21, quando cheguei à sala, ainda só estavam duas crianças e logo depois fui à sala de jogos buscar as restantes, onde já vinham a caminho com a auxiliar. Chegados à sala, espalharam-se pelas áreas e alguns foram para uma mesa com a educadora para fazerem bonecos de neve com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças foram lanchar e de seguida foram para o tapete, onde lhes contei uma história que se chamava "Patinar com os Ursos", onde houve bastante interacção. Depois da história, a educadora falou sobre os ursos, que tinha a haver com a actividade que iam fazer a seguir, ou seja, numa mesa fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a ajudar as crianças a fazer os ursos, onde tinham de pintar com o dedo, colocando assim areia e tinta branca, que já estava misturada. Às 11:45, as crianças foram almoçar e por volta das 13 horas, foram fazer a sesta. Na parte da tarde, quando voltei, fui tratar do folheto, de modo, a dar conhecimento aos pais, da venda dos lápis, para a construção da Escola em Essipe, do projecto "1 Escola com Sorrisos". Às 15:30, as crianças acordaram, foram fazer a sua higiene e depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque.
Estágio - 20 e 21 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on sábado, 22 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)
Semana de 17 a 19 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)

Projecto de geminação com escola de Essipe
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)
Estágio - 13 e 14 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)
Já na sexta-feira, na parte da manhã não pude comparecer, mas no entanto tive conhecimento das actividades que fizeram, onde terminaram um boneco de neve que levava papéis de jornais e revistas dentro de um saco de plástico. Na parte da tarde, que foi quando fui ao estágio, às 14 horas, adiantei alguns materiais para os trabalhos que as crianças irão fazer, assim como a educadora e a auxiliar. Às 15:40, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e depois foram lanchar. Assim se passaram mais 2 dias de estágio.
Semana de 10 a 12 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)

Estágio - 6 e 7 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on domingo, 9 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)
No dia sexta-feira, dia 7, às 9 horas fui buscar as crianças à sala de jogos e logo vieram para a sala brincar. As actividades começaram logo, ainda relacionadas com o dia de Reis. Alguns foram para uma mesa com a auxiliar fazer os camelos e alguns ficaram na minha mesa a pintar os Reis Magos, enquanto que os outros brincavam nas restantes áreas. Às 10 horas foram lanchar e depois continuaram com as actividades e às 11:50, foram fazer a sua higiene e de seguida almoçar. Às 13 horas, foram para a sala para fazerem a sesta. Na parte da tarde, as crianças acordaram por volta das 15:30 e foram lanchar para depois irem para o parque à espera que os pais os fossem buscar.
Semana de 3 a 5 de Janeiro
Postado por
Ana Isabel
on sábado, 8 de janeiro de 2011
/
Comments: (0)

Natal!
Postado por
Ana Isabel
on segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
/
Comments: (0)
Estágio - 16 e 17 de Dezembro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Dia 17, sexta-feira, fui buscar as crianças à sala de jogos e fomos para a sala, onde, como é habitual se dividiram nas áreas. Depressa começaram as actividades, fui com a auxiliar para uma mesa concluir os presentes de Natal e às 10:30, houve ensaio no ginásio. Quando acabou regressámos à sala e continuámos com os presentes, enquanto que a educadora ia fazendo outro trabalho com as crianças, também sobre o Natal. Às 12:00, foram almoçar e às 13:00, foram fazer a sesta. À tarde, concluí a decoração dos sacos dos presentes e às 15:30, acordaram, foram lanchar e depois para a sala de jogos à espera que os pais os fossem buscar. Assim terminaram estes dias de estágio.
Semana de 13 a 15 de Dezembro
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
/
Comments: (0)

Estágio - 10 de Dezembro
Postado por
Ana Isabel
on segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
/
Comments: (0)

Semana de 6 a 9 de Dezembro
Postado por
Ana Isabel
on quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
/
Comments: (0)

Estágio - 2 e 3 de Dezembro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Na sexta-feira, dia 3, as crianças já se encontravam na sala e desta vez, quando cheguei, a educadora estava a tirar os enfeites de Natal da dispensa, isto porque iríamos construir o presépio. À medida que ia ficando pronto, as crianças iam saindo das áreas para espreitarem como estava a ficar. Quando já estava concluído a educadora ligou as luzes e já estava então pronto o nosso presépio, com todas as figuras que lhes pertencem. Às 10 horas, como sempre, foi a hora do lanche, depois foram à casa-de-banho e voltaram para a sala, onde se sentaram no tapete a conversarem com a Vina, onde lhes falou do presépio que já estava construído e também lhes mostrou um calendário, de dia 1 de Dezembro até ao dia de Natal, dia 25, em que casa quadradinho continha um chocolate, em que cada dia, cada menino comia no seu seu dia. De seguida, falou-lhes da continuação das actividades, em que ficaram distribuídos pelas mesas, uns a pintar o Pai Natal, outros a pintar a vaca e eu ia chamando cada menino para fazerem a minha actividade, da prova de aptidão profissional, ou seja, a carta que irá para Moçambique. Às 11:50, fizeram a higiene e foram para o refeitório almoçar e às 13 horas, já estavam prontos para fazerem a sesta. Às 14 horas, voltei da minha hora de almoço e fui até à sala, onde estava a Patrícia a arquivar os desenhos das crianças nos respectivos dossiers. Entretanto ela foi almoçar e eu fiquei a fazer esse trabalho. Quando a educadora chegou, enquanto os meninos dormiam, nós íamos enfeitando o placard que está na sala, mas que ainda não está concluído. Às 15:30, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e dirigiram-se para o refeitório para lancharem, logo depois foram para a sala de jogos. Assim terminaram mais dois dias de estágio, os primeiros de Dezembro.
Semana de 29 e 30 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
/
Comments: (0)
O mês de Novembro já passou e mais uma semana de aulas também, em que esta foi mais pequena devido ao feriado de dia 1 de Dezembro, o dia da Restauração da Independência. Mas começo então por falar de Expressão Plástica, onde finalizei o meu slogan, assim como o resto da turma que está a terminar. Em Matemática, continuamos a dar geometria e a realizar problemas relacionados com a matéria. Quanto a TPIE, iniciámos os folhetos com a nossa P.A.P. para levar para o infantário, para dar a conhecer aos pais o que iremos realizar ao longo do ano, também nesta disciplina alguns de nós digitalizámos os slogan´s. Em relação a Português, mais duas alunas apresentaram os seus capítulos relativos à obra de José Saramago. Relativamente a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, em que devido à falta de alunos, dos que foram cada um pegou num colchão e fizemos cambalhotas e rodas, onde tenho algumas dificuldades, já no final da aula, fomos para a biblioteca pesquisar jogos para preparar-mos uma gincana com a turma, onde cada um de nós prepara um jogo e apresenta à turma. Finalmente Psicologia, iniciámos um novo trabalho, onde iremos fazer um cartaz, com a informação que recolhemos relativa aos diferentes grupos sociais. Assim passou mais uma semana.
Novo blog!
Postado por
Ana Isabel
on segunda-feira, 29 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
Aqui está o novo blog, criado exclusivamente para a P.A.P. (Projecto de Aptidão Profissional).
http://amizadeemmovimento.blogspot.com/
http://amizadeemmovimento.blogspot.com/
Estágio - 25 e 26 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on sexta-feira, 26 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
Na sexta-feira, assim que cheguei fui em direcção à sala, onde já la estavam os meninos. Alguns faziam desenhos, enquanto outros brincavam nas restantes áreas. Por volta das 9:15, fui para uma mesa fazer a actividade da minha PAP, que está relacionada com um projecto de intercâmbio. Às 10 horas, foi a hora do lanche e quando acabaram foram à casa-de-banho fazer a higiene, para voltarem à sala, onde se foram sentar no tapete, para ouvir uma história. A história era "Os três ursos e a Caracóis de Ouro", que acabei por ser eu a contar, quando acabaram de ouvir, a Vina fez perguntas sobre a história e de seguida foram para as mesas continuar com as actividades e trabalhos que estavam a fazer. Às 11:45, foram fazer a higiene e almoçar, para às 13 horas, irem fazer a sesta. Quando voltei, às 14 horas, fui organizar uns desenhos dentro dos dossiers, juntamente com a auxiliar, enquanto que a educadora foi para uma reunião. Entretanto, durante a sesta, uma criança vomitou e as crianças acabaram por acordar mais cedo. Logo depois foram lanchar e de seguida foram para a sala de jogos.
To Save a Life
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 24 de novembro de 2010
/
Comments: (0)

fonte: http://www.cinemacristao.com/2010/04/drama-filme-para-salvar-uma-vida-to.html
Semana de 22 a 24 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Mais uma semana de aulas, esta bem mais curta, por causa da greve geral. Mas começo por falar de Expressão Plástica, em que continuamos a trabalhar nos logotipos. Em Matemática, corrigimos as fichas de trabalho que realizámos na aula anterior, sobre geometria. Quanto a TPIE, continuamos com as apresentações dos pré-projectos, onde o meu colega Fábio, mais uma vez superou as expectativas com uma excelente apresentação do seu trabalho, aqui ficam os meus parabéns, já na aula seguinte, elaborámos a ficha de actividades que iremos realizar ao longo do ano, isto, para ficar calendarizado. Relativamente a Português, foi a minha vez de apresentar o capítulo XIII da obra de José Saramago, em que me correu muito bem, ainda nesta aula, ainda tivemos tempo para ouvir mais apresentações, referentes aos capítulos seguintes. Em ECDM, fizemos dois grupos e tivemos que representar uma história onde estivesse evidente um ditado popular ou uma história, mais tarde tínhamos que fazer isso com música, isto tudo sem falarmos, claro. No que diz respeito a Educação Física, não tivemos aula, pois era no exterior e estava a chover, daí não termos tido aula. Finalmente Psicologia, terminámos de ver o filme To Save a Life, que fala sobre diferença, mas o que destaco nesta semana, foi a ida ao infantário "Baloiço", pois foi no contexto de uma actividade dinamizada, por alunos do 12º ano, em que foram contar a história da "Fada da Cor", foi uma actividade interessante e onde tivemos oportunidade de interagir com as crianças e também conhecer um pouco do funcionamento de outros infantários.
Estágio - 18 e 19 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on domingo, 21 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
Semana de 15 a 17 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 17 de novembro de 2010
/
Comments: (0)

Estágio - 11 e 12 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on sábado, 13 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
No que diz respeito ao dia 12, as crianças começaram por realizar as actividades propostas para este dia, que estavam relacionadas com o dia anterior e com o dia de S. Martinho. Fizeram ilustrações do dia do passeio, onde desenharam o momento em que apanhavam azeitonas, quando andaram de pónei, etc. Enquanto alguns desenhavam, outros iam fazendo um trabalho, que tinha haver com castanhas. Tinham então que colorir uma castanha que estava desenhada numa folha de papel. Às 10:20, fizeram o seu lanche matinal e de seguida sentaram-se no tapete a ouvir músicas sobre o S. Martinho. Ainda no tapete a educadora contou a história da lenda de S. Martinho, em que de seguida eu abordei novamente a lenda, mas desta vez com imagens. Logo depois foram continuar as actividades que tinham deixado a meio. Às 11:40, foram à casa-de-banho fazer a higiene e dirigiram-se para o refeitório para almoçarem e às 13 horas irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltei da minha hora de almoço, eu e a auxiliar fomos arquivar os desenhos nos respectivos dossiers. Quando acordaram foram à casa-de-banho e depois foram lanchar.
Maria Castanha
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 10 de novembro de 2010
/
Comments: (0)

Um jardim muito grande e bonito, com uma grade pintada de verde toda em volta, de modo que não havia perigo de os automóveis entrarem e atropelaremos meninos que corriam e brincavam à vontade, de muitas maneiras: uns andavam nos baloiços e nos escorregas, outros deitavam pão aos patos do lago, outros metiam os pés por entre as folhas secas e faziam-nas estalar – crac,crac – debaixo das botas, outros corriam de braços abertos atrás dos pombos, que se levantavam e fugiam, também de asas abertas.
Era bom ir ao jardim. E mesmo sem haver sol, os meninos sentiam os pés quentinhos e ficavam com as bochechas encarnadas de tanto correr e saltar.
Uma vez apareceu no jardim uma menina diferente: não tinha bochechas encarnadas, mas uma carinha redonda, castanha, com dois grandes olhos escuros e brilhantes.
- Como te chamas? – perguntaram-lhe.
- Maria. Às vezes chamam-me Maria Castanha .
- Que engraçado, Maria Castanha! Queres brincar?
- Quero.
Foram brincar ao jogo do apanhar.
A Maria Castanha corria mais do que todos.
- Quem me apanha? Ninguém me apanha!
- Ninguém apanha a Maria Castanha!
Ela corria tanto. Corria tanto que nem viu o carrinho do vendedor de castanhas que estava à porta do jardim, e foi de encontro a ele.
Pimba!
O saco das castanhas caiu e espalhou-as todas à reboleta pelo chão.
A Maria Castanha caiu também e ficou sentada no meio das castanhas.
- Ah. Minha atrevida! – gritou o vendedor de castanhas todo zangado.
- Foi sem querer – explicaram os outros meninos.
- Eu ajudo a apanhar tudo – disse Maria Castanha, de joelhos a apanhar as castanhas caídas.
E os outros ajudaram também.
Pronto. Ficaram as castanhas apanhadas num instante.
- onde estão os teus pais? – perguntou o vendedor de castanhas à Maria Castanha.
- Foram à procura de emprego.
- E tu?
- Vinha à procura de amigos.
- Já encontraste: nós somos teus amigos – disseram os meninos.
- Eu também sou – disse o vendedor de castanhas.
E pôs as mãos nos cabelos da Maria Castanha, que eram frisados e fofinhos como a lã dos carneirinhos novos.
Depois, disse:
- Quando os amigos se encontram é costume fazer uma festa. Vamos fazer uma festa de castanhas. Gostam de castanhas?
- Gostamos! Gostamos! – gritaram os meninos.
- Não sei. Nunca comi castanhas, na minha terra não há – disse Maria Castanha.
- Pois vais saber como é bom.
E o vendedor deitou castanhas e sal dentro do assador e pô-lo em cima do lume.
Dali a pouco as castanhas estalavam… Tau! Tau!
- Ai, são tiros? – assustou-se a Maria Castanha, porque vinha de uma terra onde havia guerra.
- Não tenhas medo. São castanhas a estalar com o calor.
Do assador subiu um fumozinho azul-claro a cheirar bem.
E azuis eram agora as castanhas assadas e muito quentes que o vendedor deu à Maria Castanha e aos seus amigos.
- É bom é – ria-se Maria Castanha a trincar as castanhas assadas.
- Se me queres ajudar podes comer castanhas todos os dias. Sabes fazer cartuchos de papel?
A Maria Castanha não sabia mas aprendeu.
É ela quem enrola o papel de jornal para fazer os cartuchinhos onde o vendedor mete as castanhas que vende aos fregueses à porta do jardim.
Autor: Maria Isabel Mendonça Soares,” Contos no Jardim”.
Semana de 8 a 10 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)

O Leão e o Rato
Postado por
Ana Isabel
on sábado, 6 de novembro de 2010
/
Comments: (0)

Estágio - 4 e 5 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)

Na sexta-feira, dia 5, as crianças chegaram à sala e como sempre espalharam-se pelas áreas da sala e eu e a Patrícia (auxiliar), íamos chamando um a um para fazerem um trabalho com gelatina, numa folha de papel estava desenhada uma laranja e o que tinham de fazer, era primeiro que tudo pintar o pé da laranja de verde e de seguida colocar cola na laranja, depois pegavam no pó da gelatina e espalhavam por cima, uma actividade bastante interessante e mais uma coisa que aprendi. De seguida, às 10 horas, foram lanchar e depois sentaram-se no tapete e a Vina falou-lhes da actividade que alguns tinham começado e com as laranjas que tinha fez um pouco de sumo, em que todos provaram, já com o limão, espremeu um pouquinho, mas desta vez, molharam o dedo, dado que o sumo do limão é muito ácido. Depois alguns foram até ao parque, enquanto que outros ficaram na sala a acabar o trabalho da laranja. Às 11:45, foram fazer a sua higiene para irem almoçar. Ainda antes das 13 horas, foram fazer a sesta. Quando voltei da minha hora de almoço, às 14 horas fui para a sala, eu e a Patrícia ficamos na sala e a Vina foi para uma reunião. Às 15:30, foi hora de acordar para irem lanchar e dar por terminado mais um dia.
Semana de 2 a 3 de Novembro
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 3 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI, esta bem mais curtinha, com o feriado do dia 1 de Novembro. Mas começo então por falar de TPIE, em que as fichas de pré-projecto estão a ser concluídas. A minha ficha já está terminada e neste momento está à espera que o projecto seja aprovado. Em Expressão Plástica, tivemos aula sobre os logotipos e como deveríamos elaborar um para o nosso projecto, que vai ser o nosso cartão de visita. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, onde fizemos salto ao eixo, mini-trampolim, trave e ainda ginástica de solo. Já em Área de Integração, como sempre trabalhamos nos nossos projectos, com a ajuda da professora Margarida. Na disciplina de Psicologia, começaram as apresentações dos trabalhos sobre a diferença, em que eu e o meu grupo trabalhou, especificamente, a toxicodependência, no que diz respeito ao trabalho em si, concordo com a professora, poderíamos ter acrescentado mais pesquisa sobre o tema ao trabalho, que vai integrar um dossier temático. Em Matemática, concluímos os trabalhos sobre estatísca que temos estado a fazer, para avaliação do módulo. Relativamente a Português, continuamos com a leitura da obra de José Saramago e ainda preenchemos a uma ficha de guião da visita de estudo, que realizamos a semana passada a Mafra. Finalmente, Saúde Infantil estamos a terminar o trabalho pedido pela professora, sobre o desenvolvimento da criança entre os 6 e os 12 anos.
Estágio - 28 e 29 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
on segunda-feira, 1 de novembro de 2010
/
Comments: (0)
Na sexta-feira, como sempre cheguei às 9 horas e fui para a sala e fui logo para uma mesa, onde já estavam algumas crianças a acabar trabalhos do dia anterior. Às 10 horas arrumaram e sentaram-se para ir lanchar, enquanto isso ouviam a música do "fantasminha brincalhão", uma vez que o dia das bruxas estava a chegar. Quando acabaram de lanchar sentaram-se no tapete e a Vina sugeriu que fosse eu a contar uma história das bruxas, mas depois da história a educadora, fez-lhes uma surpresa e disse que uma bruxinha tinha passado lá durante a noite e tinha deixado uns fatos para se mascararem. O entusiasmo foi tal, que logo se vestiram, de abóboras, bruxas e vampiros. Por volta das 11:45, foram almoçar para às 13 horas irem dormir. Às 15:45, acordaram, foram lanchar e dirigiram-se para o parque à espera que os pais os fossem buscar.
Visita de estudo a Mafra
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 27 de outubro de 2010
/
Comments: (0)
O ponto de encontro era o portão da escola, pelas 8:30, o autocarro já se encontrava ao portão. Os alunos das outras turmas juntaram-se a nós e lá fomos nós seguir rumo a Mafra. Chegados a Mafra, recebemos as instruções dos professores e ficamos um pouco à espera de entrar para podermos ver a peça da obra que estamos a ler. Esperamos um pouco, já dentro do Palácio e fomos conduzidos a um corredor, onde teve início a peça, depois da introdução fomos conduzidos pelos actores à sala propriamente dita, onde se vai desenrolar a restante peça, que foi muito bem encenada, com actores excelentes. Acabada a primeiro parte, seguimos para um jardim ao lado do convento, onde almoçamos todos, onde ainda nos deu tempo, para fazermos umas compras e passearmos por Mafra. Da parte da tarde, por volta das 14:30, dirigimo-nos ao Convento, para termos a visita guiada, para percebermos como era realmente a vida do rei e da rainha, uma vez que, é tão falado na obra que estamos a tratar e também para vermos os aposentos da família. Para isso tivemos um guia muito disponível que nos explicava tudo, dando muitos exemplos práticos, em relação à vida que o rei levava. Acabada a visita, fomos para o autocarro, para regressarmos a Setúbal, onde chegámos por volta das 19 horas. Foi um dia bem passado e onde espero regressar brevemente.
Aqui fica uma foto com alguns dos actores que protagonizaram a peça.
Semana de 25 a 27 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Mais uma semana que passou e esta bem rápida, pois tivemos a visita de estudo a Mafra, inserido no contexto da obra que estamos a dar em português, Memorial do Convento. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que já terminei os bonecos em material reciclado, mas confesso que poderia ter-me esforçado mais, no entanto estamos a iniciar os slogan's/logotipos, para a nossa PAP. Em Matemática, estamos a continuar com o trabalho sobre estatística, em que o meu já está quase concluído. Quanto a TPIE, continuamos a trabalhar na nossa PAP. Já em Português, continuamos com o estudo da obra de José Saramago. Em ECDM, fizemos jogos, em que um deles era o jogo da mímica, mais tarde fizemos leitura de pequenos excertos de um livro e que tínhamos de fazer em vários registos, como jornalístico, futebol, discurso político, entre muitos outros. E por último, quarta-feira, o dia da visita a Mafra que foi bastante interessante, principalmente a parte do teatro, onde ficamos a perceber muito melhor a obra, por isso foi uma mais valia. Assim decorreu mais uma semana no curso TAI.
Estágio - 21 e 22 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Semana de 18 a 20 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)

Estágio - 14 e 15 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
on sábado, 16 de outubro de 2010
/
Comments: (0)
No dia 15, sexta-feira, fui logo para a sala e depois fui até à sala de acolhimento buscar os meninos da sala da Vina, enquanto as crianças iam brincando e fazendo desenhos, eu ia tirando os lanches das malas para o lanche matinal. Quando voltei à sala, estava já uma mesa preparada para fazer um trabalho sobre o Outono com as crianças, o que iríamos fazer era umas folhas, ou seja, estas eram de cartolina e o que as crianças tinham de fazer, era molhar o dedo em tinta (amarela, verde, laranja, etc) e misturar as cores na folha, que ficava com efeito de cores de Outono. Este trabalho, mais tarde, será para expor no placard da sala. A seguir a este trabalho, as crianças foram lanchar, às 10 horas, de seguida foram à casa-de-banho e voltaram à sala, onde se sentaram no tapete para falarem do dia da alimentação, que se realiza dia 16 de Outubro. A educadora Vina, começou por mostrar um cartaz com a roda dos alimentos e explicar o que era e os vários alimentos que a constituem, logo de seguida a Vina fez uma roda dos alimentos em cima de uma mesa redonda, que foi dividida com um marcador e construída com alimentos de plástico, que estão disponíveis na sala para as crianças brincarem. Às 11:45, foram almoçar e às 13 horas foram para o dormitório fazerem a sesta. Às 14 horas, quando voltei da hora de almoço, dirigi-me para a sala, onde fiquei com os meninos, enquanto isso a educadora foi para uma reunião e enquanto dormiam, eu ia adiantando alguns trabalhos e organizando. Assim decorreram estes dois dias de estágio.
Semana de 11 a 13 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 13 de outubro de 2010
/
Comments: (0)

Estágio - 7 e 8 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
on sexta-feira, 8 de outubro de 2010
/
Comments: (0)
Hoje, dia 8, sexta-feira, cheguei e fui até à sala, mas a educadora ainda não tinha chegado, voltei lá para fora e fui buscar os meninos que já vinham a sair com a auxiliar. Foram para a sala e foram fazer jogos, enquanto outros desenhavam no quadro, outros brincavam, etc. Às 10 horas, como é habitual, chegou a hora do lanche, depois foram brincar e de seguida eu a auxiliar Gabi (tratada carinhosamente por todos) e eu fomos para uma mesa para começarmos a fazer o cesto da fruta com material, para ser exposto no placard da sala, alusivo ao Outono. Íamos chamando cada menino para participar na actividade, ou seja, tinham que colar pequenos pedaços de papel já feitos em bolinhos para fazer a maçã e as uvas. Depois seguiu-se a hora de almoço e logo depois a sesta, às 13 horas. Às 14 horas, quando voltei, como hoje haviam crianças a dormir na sala, fui para a sala dos 5 anos, onde se encontrava a auxiliar Gabi a conversar com as crianças e a dar uma ficha para fazerem. Lá estive com eles e a recortar umas folhas em cartolina para pôr no placard sobre o Outono. Às 16 horas fui ao dormitório, onde as crianças já estavam a acordar e a despacharem-se para irem lanchar, quando acabaram de comer, como estava a chover, as crianças foram para a sala até os pais irem buscá-los. Assim decorreram mais dois dias de estágio.
Desenvolvimento da criança em idade escolar
Postado por
Ana Isabel
on quarta-feira, 6 de outubro de 2010
/
Comments: (0)
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
As crianças em idade escolar tipicamente apresentam habilidades motoras gerais solidamente fortes e suaves. No entanto, pode ocorrer uma ampla variação entre as crianças com respeito à coordenação (especialmente olhos-mãos), resistência, equilíbrio e tolerância física. As habilidades motoras finas também podem variar de forma significativa, influenciando a capacidade da criança para escrever com nitidez, vestir-se apropriadamente, e realizar certos trabalhos domésticos, tais como fazer a cama ou lavar a louça.
As diferenças visíveis na estatura, peso e estrutura física das crianças podem ser muito marcantes. É importante lembrar que os antecedentes genéticos, assim como alimentação e exercícios, podem influenciar o crescimento. Também pode haver uma grande variação de acordo com a idade em que as crianças começarem a desenvolver as características sexuais secundárias (nas meninas--o desenvolvimento das mamas e o crescimento de pêlos púbicos e axilares; nos meninos--o crescimento peniano e testicular; distribuição e crescimento de pêlos púbicos, axilares e torácicos).
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
As crianças no início da idade escolar devem ser capazes de usar, de forma consistente, frases simples, porém estruturalmente completas, contendo em média de 5 a 7 palavras. À medida que a criança evolui no decorrer dos anos elementares, a sintaxe e a pronúncia se aproximam do padrão normal. O uso aumentado de sentenças mais complexas se desenvolve à medida que a criança cresce. Déficit auditivo ou de inteligência, os quais podem impactar o desenvolvimento da linguagem de forma negativa, são tipicamente observados como resultado de linguagem atrasada em idades anteriores. Dois outros fatores, a necessidade de comunicar-se e o grau de estímulo, podem afetar a aquisição de linguagem na idade escolar.
A linguagem expressiva é importante para evitar que a criança se sinta bloqueada, tanto emocional como socialmente. As crianças que não conseguem se expressar adequadamente podem ficar propensas a exibir um comportamento agressivo ou ter crises de raiva.
As habilidades de linguagem receptivas, necessárias para a compreensão de instruções longas ou complexas, tipicamente se assemelham às habilidades expressivas. Uma criança de 6 anos de idade normalmente é capaz de obedecer uma série de 3 ordens seguidas. Ao redor dos 10 anos, a maioria das crianças consegue obedecer 5 ordens seguidas. As crianças com um déficit de linguagem receptiva podem tentar encobri-lo por meio de respostas malcriadas ou fazendo palhaçadas, e raramente irão se expor ao ridículo em potencial pedindo esclarecimento sobre as instruções recebidas.
Semana de 4 a 6 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)

Estágio - 30 de Setembro e 1 de Outubro
Postado por
Ana Isabel
/
Comments: (0)
Na sexta-feira, dia 1 de Outubro, assim que cheguei fui directamente para a sala, onde já se encontravam alguns meninos, a fazer desenhos ou a brincar noutras áreas da sala. De seguida, fui para uma mesa onde já estava o material necessário para fazer as folhas caídas, da árvore que tínhamos feito no dia anterior, em que tinha de pintar a mão deles e pôr no papel para depois ser recortado. Às 10 horas foi hora do lanche em que estiveram a ouvir músicas do CD do panda e de seguida fomos à quinta ver as galinhas, as ovelhas, a educadora ainda apanhou uma romã e também um folha de uma árvore. Voltámos e foram fazer a higiene e almoçar, às 13 horas foram fazer a sesta. Na parte da tarde, fui arrumar os chapéus de cada um nos respectivos armários e pôr os lanches nas mesas. Quando acabei fui para o dormitório à espera que os meninos acordassem para depois irem lanchar. Assim se passaram mais dois dias de estágio.