Trabalhos









Estágio - 17 e 18 de Fevereiro

Decorreram mais dois dias de formação no colégio Sant' Ana. Na quinta-feira, dia 17, quando cheguei, ainda as crianças não estavam na sala, então vesti a bata e fui buscá-las à sala de jogos. Já na sala, as crianças foram às áreas que mais gostam e às 9:30, já se encontravam a trabalhar. Neste dia, as actividades estavam relacionadas com a chuva, contudo algumas crianças já tinham iniciado durante a semana, mas os que tinham faltado pintaram então um guarda-chuva, com várias cores à disposição e depois de seco, dizeram a chuva com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças sentaram nas mesas, para lancharem, para às 10:30, estarem prontos para a aula de ginástica. Na aula, o professor já tinha montado o exercício, que tinha quatro arcos e quatro cones, e assim que chegámos começou a chamar as crianças, uma para cada arco, e as restantes ficaram atrás, numa filha, depois tinham de ir a correr até ao cone e voltar para trás, já noutro exercício, as crianças tinham de atirar a bola até bater no cone. Quando a aula acabou, dirigimo-nos à capela, como é habitual para irmos rezar e de regresso à sala as actividades continuaram e desta vez, foi o guarda-chuva fechado que tinham de pintar com lápis de cor. Às 11:55, as crianças foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Já na parte da tarde, quando as crianças estavam a acordar receberam a visita da Presidente da Câmara de Setúbal, que veio visitar o colégio. Depois desta breve visita, as crianças levantaram-se e foram lanchar e de seguida para o parque.
Na sexta-feira, dia 18, a rotina continua igual, as actividades começaram às 9:30, ainda em continuação às de ontem que tinham a haver com a chuva. Às 10 horas, como sempre fizeram o se lanche matinal e logo depois sentaram-se no tapete, para dar início à actividade que irei fazer com as crianças, que será a elaboração do livro de histórias, então para começar a educadora fez um apanhado da história do "Patinho Feio", que trata o valor do respeito, de seguida foram fazer ilustrações da história que ouviram e eu ia chamando um menino de cada vez, para fazerem a ficha das emoções, que irá servir para mais tarde fazer um exercício relacionado com a minha P.A.P., enquanto que a auxiliar ficou com algumas crianças numa mesa, para fazerem o trabalho das nuvens. Às 11:45, foram almoçar e regressaram à sala um pouco antes das 13 horas para fazerem a sesta. Já na parte da tarde, acordaram às 15:40 e foram lanchar, para depois irem para o parque à espera dos pais.

Violência Doméstica

A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Considera-se violência doméstica “qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo directo ou indirecto (por meio de ameaças, enganos, coacção ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado que o agente da violência, seja cônjuge ou companheiro marital ou ex-cônjuge ou ex-companheiro marital”. É um fenómeno bastante complexo e composto por diversos factores, sejam eles, “sociais, culturais, psicológicos, ideológicos, económicos, etc.”

Semana de 14 a 16 de Fevereiro

Mais uma semanita de aulas que passou e na minha opinião, bastante rápido. Começo então por Expressão Plástica, onde continuamos com as nossas pinturas em tecido e no meu caso já terminei as que tinha no meu projecto, mas como é óbvio já pesquisei e vou fazer mais bonecos nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, a PAP, continua a ser a nossa prioridade. Já em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e desta vez estamos a abordar o heterónimo Álvaro de Campos. Relativamente a ECDM, nesta aula, eu e o meu grupo fizemos a história da "Casinha de Chocolate", que servirá para fazermos os fantoches de espuma. A Educação Física, a aula foi no ginásio pequeno, onde apresentámos a terceira ronda de jogos para crianças, em que destaco o jogo do Fábio, que era o seguinte: a turma era formada por pares e um elemento iria vestir o outro de palhaço, no entanto, estavam em lados opostos e enquanto a música tocava o jogo ia-se desenrolando. Mesmo muito giro e original. Na Terça-feira, na parte da tarde, fomos a uma palestra sobre violência doméstica, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, de uma turma de 12º ano, em que abordavam esse tema, tendo como convidada uma senhora da APAV. Quanto a Psicologia, fizemos estivemos a trabalhar nos computadores, nomeadamente no site da netemprego, onde vamos simular a procura de emprego, dentro da área que nos agrada mais, claro, tendo que fazer uma carta de apresentação. Por último, em Saúde Infantil, continuamos com o trabalho sobre sexualidade infantil.

Estágio - 10 e 11 de Fevereiro

Olá! Mais uma postagem, para descrever estes dois dias de estágio. Começo então por quinta-feira, dia 10, que como sempre começou as 9 horas. Assim que cheguei dirigi-me para a sala, vesti a bata e as crianças já vinham a caminho com a auxiliar, despiram os casacos, retiraram os lanches das mochilas e colocaram no tabuleiro. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas da sala e a educadora ia chamando aos poucos para a mesa, para irem trabalhar. Começaram então, por ir para uma mesa, fazer o desenho da visita que tinham feito à Olaria, no dia anterior, enquanto que as outras crianças ficaram com a educadora noutra mesa a fazer outras actividades. Um pouco antes das 10 horas, começaram a lanchar, pois iriam ter aula de ginástica, às 10:30. Nesta aula, o professor já tinha o circuito montado, em que tinham de passar em zig-zag pelos cones, saltitar em cima do colchão, de seguida, passar pelos arcos e por último, saltitar no mini-trampolim e finalizar com uma cambalhota, no colchão. Finalizada a aula, dirigimo-nos até à capela para rezar. Regressámos à sala e as actividades continuaram, desta vez, a educadora Vina, falou das actividades que iriam fazer, relacionadas com gelo e com a neve. Feitas as explicações, eu e a auxiliar ficamos numa mesa, com algumas crianças a pintar um iglô, pois tinham, que com o dedo pintar a casa, já com a tinta misturada, azul e branco. Por volta das 11:55, as crianças foram à casa-de-banho fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala para fazer a sesta. Na parte da tarde, eu, a auxiliar e a educadora estivemos na sala, a preparar a prenda para o Dia do Pai. Às 15:30, acordaram e foram fazer a higiene para mais tarde irem lanchar e de seguida para o parque.
No dia 11, sexta-feira, às 9 horas, fui buscar as crianças à sala de jogos, para virem para a sala, onde depressa escolheram as suas áreas. Eu, fiquei numa mesa com algumas crianças a fazer jogos e puzzles. Uns minutos mais tarde, fui para uma mesa acabar o trabalho do iglô com alguns meninos, que tinham faltado no dia anterior. Às 10 horas, foi a hora do lanche, seguiu-se a higiene e quando voltaram sentaram-se no tapete e ouviram a explicação da educadora acerca de uma espécie de quadro, que a avó de um menino pintou, onde estavam ilustrados os continentes e os oceanos. Após a explicação, foram divididos em mesas, onde iam fazendo trabalhos diferentes, quanto aos que ficaram na minha mesa, a actividade era fazer um desenho para o Tomás, que tinha feito anos e como é habitual, a educadora elabora um livro com desenhos feito pelos amigos. Às 11:45, foram fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar, para às 13 horas estarem prontos para irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltámos da hora de almoço, as crianças já dormiam e por volta das 15:30, acordaram e foram à casa-de-banho fazer a higiene, depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque, para os pais os irem buscar, finalizando assim mais uma semana.

Semana de 7 a 9 de Fevereiro

Mais uma semana que decorreu no curso T.A.I. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que dei início à pintura em tecido, ou seja, nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, continua a preparação da nossa PAP e onde adquiri mais lápis, para levar para a minha instituição. Em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e a analisar poemas. Já em Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde fizemos o normal aquecimento e depois fizemos situação de jogo de futebol e de basquetebol. Relativamente a Psicologia, demos início ao estudo de outro módulo, que está relacionado com as profissões, onde analisámos um site do instituto de emprego. Finalmente Saúde Infantil, estivemos a iniciar o trabalho sobre educação sexual, onde iremos fazer um folheto. Assim se passou mais uma semana.

Estágio - 3 e 4 de Fevereiro

Olá a todos! Venho então fazer mais um relato de dois dias de estágio. No dia 3, quinta-feira, às 9 horas, vieram da sala de jogos para a sala dos girassóis, onde se espalharam pelas áreas da sala, ou então iam fazer jogos para as mesas. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida foram fazer a higiene e logo depois, às 10:30, foram para o ginásio, para mais uma aula, onde desta vez, o professor tinha arcos espalhados pelo chão e cada criança tinha de se colocar dentro deste e à medida que o professor ia fazendo os exercícios, as crianças iam fazendo também, como por exemplo, pôr um pé fora do arco e o outro dentro, mas a saltar. Acabada a aula de ginástica, fomos dar um passeio até à quinta, onde as crianças viram os animais, as árvores de fruto e ainda comeram laranjas, no final do passeio, como é habitual, rezámos a Nossa Senhora e dirigimo-nos à sala, onde as crianças se sentaram no tapete e ouviram a história que a educadora contou, que se chamava, "O Pinguim Que Detestava o Gelo" e no final da história explicou-lhes as actividades que iriam fazer no dia seguinte, que estavam relacionadas com a história. Por volta das 12:00 foram almoçar e às 13 horas, já se encontravam na sala, para fazerem a sesta. Na parte da tarde, acordaram às 15:30, como é habitual e foram lanchar e de seguida para o parque.
Dia 4, sexta-feira, como sempre entraram às 9 horas e foram para a sala, onde começaram logo a trabalhar. Numa mesa, fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a fazer a actividade dos pinguins, onde com a caneta de feltro cor-de-laranja, tinham de pintar o bico e os pés e com o dedo molhavam em tinta preta e pintavam a parte de fora, faltou então fazer a colagem do algodão na parte da frente. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, quando acabaram foram à casa-de-banho e voltaram à sala para continuarem com as actividades e por volta das 11:15, a educadora Vina e eu fomos para uma mesa fazer bonecos de neve em massa, isto porque, na próxima quarta-feira, vão à Olaria e serviu então como um 'treino'. A actividade consistiu então no seguinte, a educadora cortava pedaços de massa, para as crianças fazerem o corpo do boneco e com um palito juntava-se as duas partes, para não correr o risco de se separar, de seguida colocaram os olhos, que eram missangas pretas, depois foi a vez do nariz e dos braços, que foram palhinhas cor-de-laranja e verde, respectivamente, no final fizeram os chapéus que era um elemento das bolotas. Uma actividade bastante interessante. Às 11:45, a Vina fez um reconto da história do pinguim, dado que havia alguns meninos que não tinham estado presentes no dia anterior. Ao meio-dia, as crianças foram fazer a higiene e logo depois dirigiram-se para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, foram para a sala, para mais uma sesta. Acordaram então às 15:30 e foram lanchar e de seguida para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.

Notícia!


Semana de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro

Mais uma semana de aulas para partilhar convosco. Na disciplina de Expressão Plástica, o trabalho que estamos a desenvolver, a pintura em tecidos, está a decorrer bem, no meu caso, já tenho as fraldas que vou pintar, para oferecer, o desenho já está passado, já só falta a pintura. Na segunda-feira, como não houve aula de manhã, acabámos por ter TPIE, nessa hora e então saímos mais cedo. Nesta aula, continuam os projectos relacionados com a PAP. Já em Português, estamos a analisar poemas de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, onde resolvemos uma ficha. Relativamente a ECDM, estamos a trabalhar nos fantoches de espuma, um trabalho sugerido pelo professor. Quanto a Educação Física, já começou a segunda ronda de jogos, para apresentar à turma e desta vez, tinhamos estipulado, idades entre os 5 e os 8 anos. Em Matemática, continuamos com a uma matéria bastante complicada, que é a geometria no espaço, mas que aos poucos se vai percebendo. Finalmente em Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre a deficiência e foram expostos lá fora no placard. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 27 e 28 de Janeiro

Mais dois dias de estágio, que na minha opinião, passaram a correr. A rotina já é conhecida, às 9 horas, faz-se o acolhimento das crianças, dividem-se pelas várias áreas da sala, às 9:30, é hora do plano de actividades proposto pela educadora e às 10 horas, chega o lanche matinal, logo depois continuam as actividades e por volta das 11:45, faz-se a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, vão de novo à casa-de-banho e vão para a sala para fazerem a sesta. Da parte da tarde, acordam por volta das 15:30 e às 16 horas vão lanchar e depois vão para o parque ou para a sala de jogos à espera que os pais os vão buscar.
Pintura de luvas (27 de Janeiro): Esta actividade, já tinha sido iniciada durante a semana, mas mesmo assim ainda tive de auxiliar alguns meninos, pois neste pintura de luvas, as crianças podiam misturar as cores que quisessem, de modo, a que ficassem iguais.
Aula de Ginástica (27 de Janeiro): Nesta aula, o professor sentou as crianças no colchão e contou uma história sobre peixinhos, depois dividiu a turma em dois grupos, em que os que ficavam no colchão eram a rede e os que ficavam de fora eram os peixinhos e enquanto a rede contava até 10, de mãos dadas, os peixinhos tinham de entrar e sair da rede até aos 10 e os que ficassem lá dentro perdiam.
Pintura - desenho de D. Bosco (28 de Janeiro): Esta actividade deve-se ao fundador das casas salesianas, que se chama D. Bosco, onde já tive oportunidade de referir aqui no blog, em que se está a aproximar o seu aniversário. Foi então, apartir das fotocópias, que tinham desenhadas D. Bosco, que as crianças pintaram com o dedo, de bege e preto, a cara, o cabelo e a roupa, respectivamente.
Gorros (28 de Janeiro): Nesta actividade, todas as crianças já tinham feito o gorro durante a semana e neste dia, as crianças colaram o gorro, já recortado, numa folha A3 e com canetas de feltro fizeram a própria cara, em que o resultado final foi bastante positivo, onde saíram caras muito giras.
Ainda a destacar nesta semana, foi a surpresa de um gafanhoto, que estava preso num recipiente, apanhado na quinta, e hoje foi altura de o deitarmos à quinta, de onde ele veio.

Semana de 24 a 26 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que decorreu. Começo por falar de Expressão Plástica, em que estamos a terminar os nossos projectos e a combinar, qual será a melhor maneira de dividir as tintas, por todos, contudo na segunda-feira, saímos mais cedo da aula, pois fomos ao Auditório de Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro intitulada "O Pinóquio" (referida na postagem anterior), logo nessa parte da manhã já não houve mais aulas. Em Português, desta vez, estamos a dar os heterónimos. Já em TPIE, continuamos com o projecto "1 Escola com Sorrisos", e já com novas novidades sobre Essipe. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde jogámos basquetebol. Assim terminou mais uma semana de aulas.

Teatro "O Pinóquio"

Na segunda-feira, dia 24, fomos até ao Auditório da Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro que se intitula, "O Pinóquio", da Companhia de Teatro do Espelho Mágico. Chegámos ao local, por volta das 10 horas, entrámos no auditório e as crianças de alguns infantários de Setúbal iam chegando. A peça começou por volta das 11 horas, onde houveram algumas adaptações. Afinal de contas, já era uma história bem conhecida de todos nós, mas assim que começou, entraram palhaços por alguns sítios, que foi o pano de fundo para a história, isto porque o pinóquio ia trabalhar no circo, onde gira o enredo da história. No final da peça, fomos até aos bastidores e fomos embora, de regresso à escola. Foi uma manhã diferente e que é para repetir, uma vez, que gosto de teatro.

Placard Exterior - Sala dos Girassóis (Inverno)


"Patinar com os Ursos"

O pequeno Tó não sabe patinar no gelo, o que o deixa muito triste. Faz várias tentativas mas o resultado é sempre o mesmo: quedas e mais quedas. Uma noite, Tó sonha que consegue patinar com estilo e elegância. Então vai até ao lago e… eis que os montes de neve que o rodeiam se transformam em ursos e o puxam para o lago gelado. Será que depois desta noite mágica na companhia de tão especiais amigos, o Tó aprende a patinar?
Este livro, que fala do poder da imaginação, tem imagens em relevo – o que o transforma numa agradável experiência táctil.

Estágio - 20 e 21 de Janeiro

Mais dois dias de formação, que decorreram no colégio Sant' Ana. Na quinta-feira, dia 20, como sempre cheguei às 9 horas, e fui logo para a sala, onde já se encontravam algumas crianças. Entretanto, a educadora ia fazendo o plano das actividades para o dia e numa mesa estava eu e a auxiliar a trabalhar com as crianças e desta vez, fomos fazer bonecos de neve com pedaços de papel já recortados, com as medidas certas, enquanto que as outras crianças foram brincar e fazer jogos. Mas neste dia foi diferente, pois às 9:30, uma irmã vinha falar com as crianças das salas da infantil, sobre D. Bosco, o fundador das casas salesianas. Ora às 9:30, todas as crianças já se encontravam reunidas na sala de jogos, entretanto chegou a irmã, onde lhes mostrou a história de vida de D. Bosco através de um Power Point e no final cantaram músicas e ainda receberam doces. De regresso à sala, foram lanchar, de seguida à casa-de-banho e depois foram para o ginásio para terem aula de ginástica, onde o professor João já tinha montado um circuito, onde tinham de passar por obstáculos e fazer alguns exercícios. De seguida fomos dar um passeio até à quinta, onde fomos ver as ovelhas e algumas árvores. Voltámos para a sala e eu e a auxiliar fomos para uma mesa, acabar os bonecos de neve, enquanto que a educadora foi para o tapete com as restantes crianças, onde lhes mostrou um livro de animais e onde lhes explicou e falou sobre os animais selvagens e animais domésticos. Às 11:45, as crianças foram fazer a higiene e depois foram para o refeitório almoçar, para às 13 horas, estarem já prontos para fazerem a sesta. Já na parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30 e foram lanchar para depois irem para o parque.
Sexta-feira, dia 21, quando cheguei à sala, ainda só estavam duas crianças e logo depois fui à sala de jogos buscar as restantes, onde já vinham a caminho com a auxiliar. Chegados à sala, espalharam-se pelas áreas e alguns foram para uma mesa com a educadora para fazerem bonecos de neve com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças foram lanchar e de seguida foram para o tapete, onde lhes contei uma história que se chamava "Patinar com os Ursos", onde houve bastante interacção. Depois da história, a educadora falou sobre os ursos, que tinha a haver com a actividade que iam fazer a seguir, ou seja, numa mesa fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a ajudar as crianças a fazer os ursos, onde tinham de pintar com o dedo, colocando assim areia e tinta branca, que já estava misturada. Às 11:45, as crianças foram almoçar e por volta das 13 horas, foram fazer a sesta. Na parte da tarde, quando voltei, fui tratar do folheto, de modo, a dar conhecimento aos pais, da venda dos lápis, para a construção da Escola em Essipe, do projecto "1 Escola com Sorrisos". Às 15:30, as crianças acordaram, foram fazer a sua higiene e depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque.

Semana de 17 a 19 de Janeiro

Mais uma semana de aulas e com mais trabalho a dobrar. Na disciplina de Expressão Plástica, estamos a fazer os projectos para fazer as pinturas em tecido, que irão começar já na próxima semana. Em Matemática, iniciámos a geometria no espaço, que é bastante complicada. Quanto a TPIE, como sempre estamos a adiantar a nossa PAP, fichas de planificação de actividades, entre muitas outras coisas. Já em Português, a matéria é sobre os ortónimos e heterónimos de Fernando Pessoa. Relativamente a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, onde duas alunas apresentaram o seu jogo, onde podemos fazer o conhecido "lencinho à mão" e também uma corrido de sacos, mais usual em jogos tradicionais. Nas aulas de psicologia, estamos a aproveitar para adiantar a nossa PAP. Finalmente, em Saúde Infantil, estamos a organizar o trabalho de grupo, sobre deficiência, em que entregaremos para a semana.

Trabalhos - Inverno!























Projecto de geminação com escola de Essipe










Estágio - 13 e 14 de Janeiro

Mais dois dias de estágio passaram no colégio. Na quinta-feira, às 9 horas, como já é normal, as crianças dirigiram-se para a sala, onde já me encontrava com a educadora. Enquanto não chegavam, estava a observar o placard dos trabalhos feitos durante a semana, onde já estão os camelos e os reis magos, ainda alusivos ao dia de Reis. As crianças, fora então espalhando-se pelas diversas áreas da sala e por volta das 9:30, começaram as actividades e neste dia algumas crianças terminaram a pintura de uma árvore que tinham iniciado nesta semana, que consistia em pintar com o dedo a árvore, que só tinha ramos, de castanho, e depois de seca tinham de colar esferovite para dar a ideia de neve. Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas e foram fazer o seu lanche matinal, depois dirigiram-se para a casa-de-banho, para fazerem a sua higiene e depois foram até ao ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde o professor João já tinha o circuito montado, onde tinham de saltitar em cima de um colchão, fazer cambalhotas, etc. Voltámos da aula, às 11 horas, onde fiz logo a minha actividade, sobre o projecto de intercâmbio, que consistia na simulação de uma carta, onde mostrei várias imagens de meninos de Moçambique e como eram as condições em que viviam e que tinham aulas. Acabada a actividade, as crianças foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, foram fazer a sesta e quando voltei, às 14 horas, eu, a educadora e a auxiliar fomos adiantar material, para os próximos trabalhos. Às 15:30, acordaram e às 16 horas, foram lanchar e depois para a sala de jogos.
Já na sexta-feira, na parte da manhã não pude comparecer, mas no entanto tive conhecimento das actividades que fizeram, onde terminaram um boneco de neve que levava papéis de jornais e revistas dentro de um saco de plástico. Na parte da tarde, que foi quando fui ao estágio, às 14 horas, adiantei alguns materiais para os trabalhos que as crianças irão fazer, assim como a educadora e a auxiliar. Às 15:40, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e depois foram lanchar. Assim se passaram mais 2 dias de estágio.

Semana de 10 a 12 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que passou no curso T.A.I. em os trabalhos começam a surgir. Começo então por falar de Expressão Plástica, em que estamos a pesquisar imagens para fazermos pinturas em tecido. Em Matemática, a professora deu-nos uma ficha para fazermos sobre geometria, que nos tem dado algumas dores de cabeça. Quanto a TPIE, a professora Fátima, começou a trabalhar comigo, com a Bruna e com a Vânia, relativamente ao projecto de intercâmbio, que é uma actividade comum às três. A Português, iniciámos um novo módulo, de Fernando Pessoa. Já em ECDM, o professor sugeriu um novo trabalho, que consiste em fazer fantoches, ou seja, a turma foi dividida em grupo e temos que escolher uma história para elaborar os personagens em fantoche, ao que o nosso material vai ser de espuma. Em Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde fizemos situação de jogo, a futebol. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 6 e 7 de Janeiro

O regresso ao estágio já iniciou. Como sempre na quinta-feira, cheguei às 9 horas e as crianças já se encontravam na sala para darem início ao plano de actividades. Neste dia, dia de Reis, as crianças espalharam-se pelas áreas e enquanto eu fiquei com algumas crianças na área dos jogos, a educadora foi para uma mesa, para colocar as coroas. Às 10 horas, foi a hora do lanche, logo depois dirigiram-se para o ginásio, onde iriam ter a primeira aula de ginástica do ano. Na aula, o professor tinha já colocado no chão 4 colchões e dividiu as crianças por estes, ou seja, o que tinham de fazer era andar à volta do respectivo colchão e ao som das palmas do professor tinham de sentar. Depois da aula, fomos até à capela, rezámos e tirámos fotografias perto do presépio com o Menino Jesus e com as coroas colocadas na cabeças. Já de regresso à sala, a educadora mandou-os sentar no tapete e explicou-lhes algumas actividades que iriam fazer, sobre este dia, mas como já não havia muito tempo a educadora acabou por fazer um jogo, que consistia num menino que estava de costas e teria que adivinhar o menino que dizia o seu nome. Às 11:45 foram almoçar e às 13 horas regressaram à sala para irem fazer a sesta. Já na parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30, mas com uma surpresa, o professor de música apareceu com uma turma do 1º ciclo, onde foram cantar as "Janeiras" às salas da infantil, logo depois foram para o refeitório para irem lanchar.
No dia sexta-feira, dia 7, às 9 horas fui buscar as crianças à sala de jogos e logo vieram para a sala brincar. As actividades começaram logo, ainda relacionadas com o dia de Reis. Alguns foram para uma mesa com a auxiliar fazer os camelos e alguns ficaram na minha mesa a pintar os Reis Magos, enquanto que os outros brincavam nas restantes áreas. Às 10 horas foram lanchar e depois continuaram com as actividades e às 11:50, foram fazer a sua higiene e de seguida almoçar. Às 13 horas, foram para a sala para fazerem a sesta. Na parte da tarde, as crianças acordaram por volta das 15:30 e foram lanchar para depois irem para o parque à espera que os pais os fossem buscar.

Semana de 3 a 5 de Janeiro

A primeira semana de aulas do ano 2011 (2º período), já passou e aqui vai mais um momento para partilhar. Começo então por falar de Expressão Plástica, onde nas primeiras aulas tivemos uma conversa sobre o que iríamos fazer neste módulo, já na quarta-feira, pesquisámos sobre pintura em tecido para dar início ao estudo do novo módulo. Em TPIE, estamos a preparar as primeiras actividades para dar início à nossa P.A.P. Quanto a Português, numa das aulas fizemos uma ficha sobre a obra em análise de José Saramago e no final fizemos a auto-avaliação do módulo. Em Educação Física, a aula decorreu no ginásio grande e casa um de nós apresentou os jogos que tinha preparado, que em geral foi bastante positivo. Já em Saúde Infantil, estivemos a iniciar um trabalho sobre deficiência, que irá ser apresentado em cartaz. Assim decorreu a primeira semana de aulas do ano e do 2º período.

Natal!


Aqui está mais uma excelente ideia da educadora Vina, para o presente de Natal deste ano.


E aqui estão as crianças a colocar as cartas ao Pai Natal, no correio!

Estágio - 16 e 17 de Dezembro

Os dois últimos dias de estágio deste 1º período já passaram. Mas começo então por falar do dia 16, quinta-feira, como sempre cheguei ao estágio às 9 horas e as crianças vinham com a auxiliar para a sala. Assim que chegaram espalharam-se pelas diversas áreas da sala. Por volta, das 9:30 a educadora fazia o plano das actividades, para depois eu e a auxiliar irmos trabalhar com as crianças, em que elaborámos trabalhos relacionados com o Natal e a prenda que irão oferecer aos pais. Às 10 horas, sentaram-se nas mesas para irem lanchar. Logo depois, às 10:30, em vez de terem ginástica, iriam ter ensaio para a festa de Natal, que será no dia 20, mas o ensaio teve que ser adiado, pois o professor de música não pôde comparecer, então lá voltámos para a sala, mas não sem antes, passarmos por uma sala, onde estavam expostos presépios feitos por alunos mais velhos e pelos seus pais. Assim que chegámos à sala, as crianças sentaram-se no tapete enquanto que a auxiliar decorava a sala com mais enfeites de Natal. Às 11:45, foram almoçar e às 13 horas, foram fazer a sesta. Na parte da tarde, quando voltei para a sala, comecei a tratar dos sacos, que irão servir para colocar as prendas que as crianças tinham feito. Quando acordaram foram lanchar e depois foram para a sala de jogos.
Dia 17, sexta-feira, fui buscar as crianças à sala de jogos e fomos para a sala, onde, como é habitual se dividiram nas áreas. Depressa começaram as actividades, fui com a auxiliar para uma mesa concluir os presentes de Natal e às 10:30, houve ensaio no ginásio. Quando acabou regressámos à sala e continuámos com os presentes, enquanto que a educadora ia fazendo outro trabalho com as crianças, também sobre o Natal. Às 12:00, foram almoçar e às 13:00, foram fazer a sesta. À tarde, concluí a decoração dos sacos dos presentes e às 15:30, acordaram, foram lanchar e depois para a sala de jogos à espera que os pais os fossem buscar. Assim terminaram estes dias de estágio.

Semana de 13 a 15 de Dezembro

A última semana de aulas deste ano e do 1º período terminaram, contudo ainda temos os dias de estágio. Esta foi uma semana mais soft. Na disciplina de Matemática, na segunda-feira, realizámos exercícios de geometria. Em TPIE, a P.A.P. continua a ser a nossa prioridade, tanto que nesta semana fotocopiei os folhetos que irão servir para mandar aos pais, lá no infantário, ainda nesta semana, continuei com a minha caracterização do meu local de estágio. Já em Português, a apresentação dos capítulos continua, se bem que já nos encontramos no final da análise da obra, o que é muito bom. Em Educação Física, não tivemos aula, pois houve um pequeno engano com os espaços/ginásios e por isso não tivemos aula, mas a professora recolheu os jogos que nos tinha pedido, numa aula anterior, que seriam jogos que implicassem o exercício físico. Quando a Psicologia, como foi a última aula, a professora surpreendeu-nos e trouxe salame para todos, de seguida apresentámos o cartaz que nos tinha sido pedido, relativo ao trabalho anterior sobre a diferença. Finalmente Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos e acabámos por sair mais cedo. Assim terminou a última semana de aulas.

Estágio - 10 de Dezembro

Mais um dia de estágio para partilhar e desta vez só um, porque na quinta-feira fomos em visita de estudo a Lisboa. Logo pela manhã, por volta das 9 horas já me encontrava no estágio, fui ter com a educadora à sala e depois fui buscar as crianças à sala de acolhimento. Assim que chegámos à sala, as crianças dividiram-se pela área constituintes de sala, enquanto que a educadora ia organizando as actividades para aquele dia. Às 10 horas, foi hora de ir fazer o lanche matinal e quando acabaram foram fazer a higiene e de seguida dirigimo-nos para uma sala, onde a Irmã Isilda foi dar os bons-dias às 2 salas dos 3 anos, em que mostrou um PowerPoint sobre o Natal e o nascimento de Jesus, uma vez que a instituição tem importantes valores religiosos. Acabada a história, voltámos à sala para dar início às actividades planificadas pela educadora. Foram divididos, uns foram com a auxiliar pintar o Pai Natal, uns foram comigo e com a educadora pintar as estrelas de Natal, que irão servir para pendurar na árvore, enquanto que os restantes foram brincar. Por volta das 12 horas, foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Quando voltei às 14 horas, a auxiliar foi almoçar e eu fiquei com a educadora a acabar de pintar a parte de trás das estrelas. Às 15:40 acordaram e foram lanchar, logo depois dirigiram-se para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.

Semana de 6 a 9 de Dezembro

Mais uma semana de aulas se passou e já em contagem decrescente para as férias. Começo por falar de Matemática, onde continuamos a realizar exercícios de geometria, em que já me consigo orientar melhor, com tantas fórmulas para saber. Em TPIE, como é normal, continuamos a trabalhar na P.A.P., onde já digitalizámos os nossos logotipos. Quanto a Português, também estamos a continuar com as apresentações da obra de José Saramago. Relativamente a ECDM, o professor dividiu-nos em dois grupos, onde tínhamos de representar uma história infantil, em que ao dizermos as falas, temos que fazer o contrário, com gestos, ou seja, representar, mas por enquanto estamos só em ensaios. Já em Psicologia, continuamos com o trabalho sobre a diferença, ou seja, na sequência do trabalho anterior, temos que realizar um cartaz com as ideias chave, bem sugestivo. Ainda nesta semana, tivemos uma visita de estudo, o que nos impediu de ir ao estágio. Fomos ao Euroskills, com a professora de Português, juntamente com mais duas turmas. O Euroskills está a ser realizado em Lisboa, mais propriamente na FIL. É então um evento, onde podemos ver 50 profissões a serem demonstradas ao vivo, com vários países a concorrer.

Enfeites de Natal!





Estágio - 2 e 3 de Dezembro

Mais dois dias de estágio, para partilhar convosco. Começo por vos falar do dia 2, quinta-feira, onde como sempre, cheguei às 9 horas, fui até à sala, onde já se encontravam alguns meninos. Vesti a bata e fui buscar os restantes à sala de jogos. Quando chegaram à sala, espalharam-se pelas várias áreas e por volta das 9:30 começaram as actividades, onde estive numa mesa e ia chamando cada menino para pintarem um Pai Natal, que por enquanto ainda não está terminado. Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas para irem lanchar e depois dirigiram-se para o ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde desta vez, existia um percurso com um novo elemento, o trampolim. Primeiro que tudo teriam que passar pelos arcos, de seguida pelos cones, pelo banco sueco e depois saltar várias vezes no trampolim. Assim que acabou a aula, dirigimo-nos para a capela, onde estivemos a rezar e a falar sobre esta época que se aproxima, que é o Natal. Regressámos à sala e continuámos as actividades que tínhamos deixado a meio, já relativas ao Natal. Por volta das 11:50, fomos à casa-de-banho fazer a higiene e logo depois fomos para o refeitório almoçar. Às 13 horas, as crianças já se encontravam na sala para irem fazer a sesta. Da parte da tarde, fui para a sala com a educadora e forrámos uma caixa, que vai ficar na sala para colocar alimentos para oferecer no Natal a uma família carenciada. Às 15:30, as crianças acordaram e foram fazer a higiene, para irem lanchar e logo depois foram para a sala de jogos.
Na sexta-feira, dia 3, as crianças já se encontravam na sala e desta vez, quando cheguei, a educadora estava a tirar os enfeites de Natal da dispensa, isto porque iríamos construir o presépio. À medida que ia ficando pronto, as crianças iam saindo das áreas para espreitarem como estava a ficar. Quando já estava concluído a educadora ligou as luzes e já estava então pronto o nosso presépio, com todas as figuras que lhes pertencem. Às 10 horas, como sempre, foi a hora do lanche, depois foram à casa-de-banho e voltaram para a sala, onde se sentaram no tapete a conversarem com a Vina, onde lhes falou do presépio que já estava construído e também lhes mostrou um calendário, de dia 1 de Dezembro até ao dia de Natal, dia 25, em que casa quadradinho continha um chocolate, em que cada dia, cada menino comia no seu seu dia. De seguida, falou-lhes da continuação das actividades, em que ficaram distribuídos pelas mesas, uns a pintar o Pai Natal, outros a pintar a vaca e eu ia chamando cada menino para fazerem a minha actividade, da prova de aptidão profissional, ou seja, a carta que irá para Moçambique. Às 11:50, fizeram a higiene e foram para o refeitório almoçar e às 13 horas, já estavam prontos para fazerem a sesta. Às 14 horas, voltei da minha hora de almoço e fui até à sala, onde estava a Patrícia a arquivar os desenhos das crianças nos respectivos dossiers. Entretanto ela foi almoçar e eu fiquei a fazer esse trabalho. Quando a educadora chegou, enquanto os meninos dormiam, nós íamos enfeitando o placard que está na sala, mas que ainda não está concluído. Às 15:30, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e dirigiram-se para o refeitório para lancharem, logo depois foram para a sala de jogos. Assim terminaram mais dois dias de estágio, os primeiros de Dezembro.

Semana de 29 e 30 de Novembro

O mês de Novembro já passou e mais uma semana de aulas também, em que esta foi mais pequena devido ao feriado de dia 1 de Dezembro, o dia da Restauração da Independência. Mas começo então por falar de Expressão Plástica, onde finalizei o meu slogan, assim como o resto da turma que está a terminar. Em Matemática, continuamos a dar geometria e a realizar problemas relacionados com a matéria. Quanto a TPIE, iniciámos os folhetos com a nossa P.A.P. para levar para o infantário, para dar a conhecer aos pais o que iremos realizar ao longo do ano, também nesta disciplina alguns de nós digitalizámos os slogan´s. Em relação a Português, mais duas alunas apresentaram os seus capítulos relativos à obra de José Saramago. Relativamente a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, em que devido à falta de alunos, dos que foram cada um pegou num colchão e fizemos cambalhotas e rodas, onde tenho algumas dificuldades, já no final da aula, fomos para a biblioteca pesquisar jogos para preparar-mos uma gincana com a turma, onde cada um de nós prepara um jogo e apresenta à turma. Finalmente Psicologia, iniciámos um novo trabalho, onde iremos fazer um cartaz, com a informação que recolhemos relativa aos diferentes grupos sociais. Assim passou mais uma semana.

Novo blog!

Aqui está o novo blog, criado exclusivamente para a P.A.P. (Projecto de Aptidão Profissional).
http://amizadeemmovimento.blogspot.com/

Estágio - 25 e 26 de Novembro

Mais dois dias de estágio para partilhar convosco. Na quinta-feira, quando cheguei as crianças já iam a caminho da sala com a auxiliar. Mais tarde, já na sala, as crianças espalhavam-se pelas áreas da sala, enquanto que eu estava numa mesa com alguns meninos para pintarem a bolota que alguns já tinham feito ao longo da semana. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida foram à casa-de-banho e às 10:30, foram para o ginásio para mais uma aula de ginástica, onde já estava um circuito montado, com colchões, arcos, etc. Quando saíram, dirigimo-nos para a sala, para fazermos o bolo para o dia das avós, uma vez que era o dia de Mãe Margarida, a mãe de D. Bosco (fundador das casas salesianas). Feito o bolo de iogurte, foram almoçar e às 13 horas foram fazer a sesta. Neste dia acordaram mais cedo, por volta das 14:30, pois a festa das avós realizou-se às 15 horas no salão, onde já estavam todos os avós, quando chegámos. Nesta festa, tivemos oportunidade de ver um power point sobre a vida da Mãe Margarida. De seguida, as educadoras prepararam uma coreografia de uma música, onde netos e avós dançaram. De seguida, foram encaminhados para o refeitório, para as crianças lancharem e para também os avós comerem um pouco de bolo e beberem um chá. Acabado o lanche, as crianças e os avós dirigiram-se às respectivas salas para receberem os presentes.
Na sexta-feira, assim que cheguei fui em direcção à sala, onde já la estavam os meninos. Alguns faziam desenhos, enquanto outros brincavam nas restantes áreas. Por volta das 9:15, fui para uma mesa fazer a actividade da minha PAP, que está relacionada com um projecto de intercâmbio. Às 10 horas, foi a hora do lanche e quando acabaram foram à casa-de-banho fazer a higiene, para voltarem à sala, onde se foram sentar no tapete, para ouvir uma história. A história era "Os três ursos e a Caracóis de Ouro", que acabei por ser eu a contar, quando acabaram de ouvir, a Vina fez perguntas sobre a história e de seguida foram para as mesas continuar com as actividades e trabalhos que estavam a fazer. Às 11:45, foram fazer a higiene e almoçar, para às 13 horas, irem fazer a sesta. Quando voltei, às 14 horas, fui organizar uns desenhos dentro dos dossiers, juntamente com a auxiliar, enquanto que a educadora foi para uma reunião. Entretanto, durante a sesta, uma criança vomitou e as crianças acabaram por acordar mais cedo. Logo depois foram lanchar e de seguida foram para a sala de jogos.

To Save a Life

O filme conta a história de Jake Taylor, um jovem que tem tudo: uma bola de basquete, a namorada ideal, e os amigos certos. Mas, confrontado com as exigências da multidão, Jake tem escrito fora da sua infância o melhor amigo, Roger. Isolado e maltratado, Roger finalmente assume a sua raiva, ao extremo, quando ele aparece um dia no campus com uma arma. Jake tenta um último esforço para parar Roger. E os acontecimentos que se seguem mundo a vida de Jake. Ele começa a questionar tudo. Mas acima de tudo, ele não consegue parar de perguntar: Será que eu poderia ter salvado Roger? Em sua busca por respostas, Jake vê-se olhando para o lado de Roger. Ele estende a mão para geeks, losers, e solitários.

fonte: http://www.cinemacristao.com/2010/04/drama-filme-para-salvar-uma-vida-to.html

Semana de 22 a 24 de Novembro

Mais uma semana de aulas, esta bem mais curta, por causa da greve geral. Mas começo por falar de Expressão Plástica, em que continuamos a trabalhar nos logotipos. Em Matemática, corrigimos as fichas de trabalho que realizámos na aula anterior, sobre geometria. Quanto a TPIE, continuamos com as apresentações dos pré-projectos, onde o meu colega Fábio, mais uma vez superou as expectativas com uma excelente apresentação do seu trabalho, aqui ficam os meus parabéns, já na aula seguinte, elaborámos a ficha de actividades que iremos realizar ao longo do ano, isto, para ficar calendarizado. Relativamente a Português, foi a minha vez de apresentar o capítulo XIII da obra de José Saramago, em que me correu muito bem, ainda nesta aula, ainda tivemos tempo para ouvir mais apresentações, referentes aos capítulos seguintes. Em ECDM, fizemos dois grupos e tivemos que representar uma história onde estivesse evidente um ditado popular ou uma história, mais tarde tínhamos que fazer isso com música, isto tudo sem falarmos, claro. No que diz respeito a Educação Física, não tivemos aula, pois era no exterior e estava a chover, daí não termos tido aula. Finalmente Psicologia, terminámos de ver o filme To Save a Life, que fala sobre diferença, mas o que destaco nesta semana, foi a ida ao infantário "Baloiço", pois foi no contexto de uma actividade dinamizada, por alunos do 12º ano, em que foram contar a história da "Fada da Cor", foi uma actividade interessante e onde tivemos oportunidade de interagir com as crianças e também conhecer um pouco do funcionamento de outros infantários.

Estágio - 18 e 19 de Novembro

Olá outra vez! Mais dois dias de estágio para partilhar convosco, que esta semana voltaram ao normal, uma vez que a semana passado visitámos a herdade das Parchanas. Começo então por falar do dia 18, que já vem sendo igual aos outros, onde às 9 horas se dá o acolhimento, em que as crianças vão brincar para as diversas áreas da sala, enquanto isso eu, a educadora e a auxiliar vamos retirando os lanches das mochilas, enfim, a rotina normal. Por volta das 9:30, começaram as actividades. Mais tarde, às 10 horas, foi tempo de fazerem o seu lanche matinal e às 10:30, dirigiram-se para o ginásio para mais um aula de ginástica, onde fizeram o jogo dos ursinhos, que foi feito nas primeiras aulas. Depois da aula, fomos até à quinta dar um passeio, onde apanhámos umas tangerinas e comemos. Regressámos à sala e foram marcar as presenças, também na sala a educadora conversou com eles sobre o dia dos avós, que será dia 25 de Novembro. Por volta das 12:40, foram fazer a sua higiene para irem almoçar e depois de almoço dirigiram-se para a sala para irem fazer a sesta. Da parte da tarde, fui para a sala e fui recortando uns papéis, que iriam servir para as crianças fazerem trabalhos, quando acordaram eram 15:30, foram fazer a sua higiene e de seguida foram para o refeitório lanchar. No dia 19, começou da mesma forma, ou seja, com a mesma rotina e por volta das 9:30, começaram as actividades com a pintura de um esquilo, eu estava numa mesa, na pintura e a auxiliar estava noutra mesa com a colagem de lã. Às 10 horas, como sempre, é a hora do lanche depois sentaram-se no tapete, onde a Vina teve um conversa com eles, sobre o pequeno-almoço, onde explicava a sua importância, de seguida, com um livro a educadora, falou-lhes sobre as cores, onde lhes fazia perguntas. Ainda no tapete, cantaram a música da chuva, uma vez que, o tempo estava um pouco farrusco. Voltaram para as mesas e desta vez começamos a preparar o cartão que irão dar no dia dos avós. Às 12:50, foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, foram fazer a habitual sesta. Às 14 horas, quando voltei, fiquei na sala a recortar os cartões, enquanto que a educadora foi para uma reunião. Às 15:30, acordaram e foram lanchar. Como estava a chover, não poderam ir para o parque, então fomos para a sala de jogos.

Semana de 15 a 17 de Novembro

Mais uma semana de aulas. E começo então por relatar como decorreu. Na disciplina de Expressão Plástica, fizemos a avaliação do módulo anterior, que dizia respeito à reciclagem e para ser sincera, não foi um trabalho que me chamou muito à atenção e mesmo assim podia ter dado muito melhor, ainda nesta disciplina, continuamos com a elaboração dos logotipos e slogan's e no final de uma das aulas, vimos uma exposição, da turma de artes que retratavam várias histórias infantis, mas de um modo abstracto. Uma ideia bastante original. Em Matemática, continuamos com a matéria nova sobre geometria, que tem sido bastante complicado, pois já à muito tempo que não damos esta matéria, além de ser um pouco difícil. Relativamente a TPIE, esta semana começaram as apresentações do pré-projecto da PAP e estamos também a receber indicações para o trabalho restante a desenvolver. No que diz respeito a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos do Memorial do Convento e também estamos a rever alguma gramática, como forma de preparação para o exame. Quanto a ECDM, a aula começou com o jogo da mímica, novamente com filmes, e na segunda parte da aula o professor propôs um desafio de tentarmos passar por cima de um obstáculo, ou seja, nos éramos os últimos no planeta e tínhamos de passar para o outro lado sem tocar no obstáculo, pois assim morríamos, foi um jogo divertido, mas com muitas quedas, mas foi um desafio, onde tivemos de pensar e relacionarmo-nos enquanto turma. A Psicologia, começamos a ver um filme, sobre a matéria que estamos a dar e tinha como tema a diferença, onde mais tarde teremos de fazer um comentário do filme que vimos. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 11 e 12 de Novembro

Dia 11 de Novembro, foi bastante especial, pois fomos passar o dia de S. Martinho à Herdade das Parchanas em Alcácer do Sal, mas começo por relatar o dia desde o início. Cheguei ao colégio antes das 9 horas, uma vez que, a partida era a essa hora, fui à sala, onde estava a Vina a preparar a mala com os lanches. As crianças iam chegando e à medida que vinham, iam recebendo os seus chapéus. Às 9 horas, saímos em direcção ao autocarro, que já se encontrava lá fora. As crianças subiram para o autocarro e lá fomos nós com rumo a Alcácer. Assim que lá chegámos fomos recebidos pelos monitores e pelo coordenador da herdade. Fomos encaminhados para um salão/refeitório, onde rapidamente todas as auxiliares e educadora deram o lanche matinal a todas as crianças. Assim que acabaram ouvimos a explicação do coordenador, acerca do que iríamos fazer naquela parte da manhã. Dirigimo-nos então para um olival ali perto, onde fomos à apanha da azeitona, as salas foram separadas e houve um monitor para cada grupo. Foi muito bom perceber o trabalho que se faz na apanha da azeitona e os vários processos da apanha. Assim que acabou regressámos à quinta, onde fomos fazer a nossa higiene para irmos almoçar, as crianças almoçaram primeiro e depois as educadoras e auxiliares, enquanto isso andavam com os monitores a fazer jogos. Na parte da tarde, fomos conhecer a herdade, mas com diversas actividades, primeiramente, fomos encaminhados para a entrada da quinta, onde o coordenador os levou a dar um passeio a cavalo, numa carroça. Depois seguimos mais abaixo onde puderam fazer o jogo da corda, de seguida foram andar num pónei e por último, foram plantar couves, com uma monitora da quinta. Seguiram para o salão, onde lancharam e no final ainda comeram castanhas acabadas de assar. Assim este dia terminou, cansativo mas muito bem passado.
No que diz respeito ao dia 12, as crianças começaram por realizar as actividades propostas para este dia, que estavam relacionadas com o dia anterior e com o dia de S. Martinho. Fizeram ilustrações do dia do passeio, onde desenharam o momento em que apanhavam azeitonas, quando andaram de pónei, etc. Enquanto alguns desenhavam, outros iam fazendo um trabalho, que tinha haver com castanhas. Tinham então que colorir uma castanha que estava desenhada numa folha de papel. Às 10:20, fizeram o seu lanche matinal e de seguida sentaram-se no tapete a ouvir músicas sobre o S. Martinho. Ainda no tapete a educadora contou a história da lenda de S. Martinho, em que de seguida eu abordei novamente a lenda, mas desta vez com imagens. Logo depois foram continuar as actividades que tinham deixado a meio. Às 11:40, foram à casa-de-banho fazer a higiene e dirigiram-se para o refeitório para almoçarem e às 13 horas irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltei da minha hora de almoço, eu e a auxiliar fomos arquivar os desenhos nos respectivos dossiers. Quando acordaram foram à casa-de-banho e depois foram lanchar.

Maria Castanha

O céu estava cinzento e quase nunca aparecia o sol, mas enquanto não chovia os meninos iam brincar para o jardim.
Um jardim muito grande e bonito, com uma grade pintada de verde toda em volta, de modo que não havia perigo de os automóveis entrarem e atropelaremos meninos que corriam e brincavam à vontade, de muitas maneiras: uns andavam nos baloiços e nos escorregas, outros deitavam pão aos patos do lago, outros metiam os pés por entre as folhas secas e faziam-nas estalar – crac,crac – debaixo das botas, outros corriam de braços abertos atrás dos pombos, que se levantavam e fugiam, também de asas abertas.
Era bom ir ao jardim. E mesmo sem haver sol, os meninos sentiam os pés quentinhos e ficavam com as bochechas encarnadas de tanto correr e saltar.
Uma vez apareceu no jardim uma menina diferente: não tinha bochechas encarnadas, mas uma carinha redonda, castanha, com dois grandes olhos escuros e brilhantes.
- Como te chamas? – perguntaram-lhe.
- Maria. Às vezes chamam-me Maria Castanha .
- Que engraçado, Maria Castanha! Queres brincar?
- Quero.
Foram brincar ao jogo do apanhar.
A Maria Castanha corria mais do que todos.
- Quem me apanha? Ninguém me apanha!
- Ninguém apanha a Maria Castanha!
Ela corria tanto. Corria tanto que nem viu o carrinho do vendedor de castanhas que estava à porta do jardim, e foi de encontro a ele.
Pimba!
O saco das castanhas caiu e espalhou-as todas à reboleta pelo chão.
A Maria Castanha caiu também e ficou sentada no meio das castanhas.
- Ah. Minha atrevida! – gritou o vendedor de castanhas todo zangado.
- Foi sem querer – explicaram os outros meninos.
- Eu ajudo a apanhar tudo – disse Maria Castanha, de joelhos a apanhar as castanhas caídas.
E os outros ajudaram também.
Pronto. Ficaram as castanhas apanhadas num instante.
- onde estão os teus pais? – perguntou o vendedor de castanhas à Maria Castanha.
- Foram à procura de emprego.
- E tu?
- Vinha à procura de amigos.
- Já encontraste: nós somos teus amigos – disseram os meninos.
- Eu também sou – disse o vendedor de castanhas.
E pôs as mãos nos cabelos da Maria Castanha, que eram frisados e fofinhos como a lã dos carneirinhos novos.
Depois, disse:
- Quando os amigos se encontram é costume fazer uma festa. Vamos fazer uma festa de castanhas. Gostam de castanhas?
- Gostamos! Gostamos! – gritaram os meninos.
- Não sei. Nunca comi castanhas, na minha terra não há – disse Maria Castanha.
- Pois vais saber como é bom.
E o vendedor deitou castanhas e sal dentro do assador e pô-lo em cima do lume.
Dali a pouco as castanhas estalavam… Tau! Tau!
- Ai, são tiros? – assustou-se a Maria Castanha, porque vinha de uma terra onde havia guerra.
- Não tenhas medo. São castanhas a estalar com o calor.
Do assador subiu um fumozinho azul-claro a cheirar bem.
E azuis eram agora as castanhas assadas e muito quentes que o vendedor deu à Maria Castanha e aos seus amigos.
- É bom é – ria-se Maria Castanha a trincar as castanhas assadas.
- Se me queres ajudar podes comer castanhas todos os dias. Sabes fazer cartuchos de papel?
A Maria Castanha não sabia mas aprendeu.
É ela quem enrola o papel de jornal para fazer os cartuchinhos onde o vendedor mete as castanhas que vende aos fregueses à porta do jardim.
Autor: Maria Isabel Mendonça Soares,” Contos no Jardim”.

Semana de 8 a 10 de Novembro

Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI. Começo então por falar de TPIE, onde, já todos terminámos o pré-projecto e iniciámos o power point, ou seja, a defesa do nosso pré-projecto. Em Expressão Plástica, estamos a trabalhar nos logotipos e slogan's, onde já existem produtos bem originais. Quanto a Matemática, recebemos o trabalho sobre estatística, onde obtive um bom resultado, também nesta disciplina iniciámos o 2º módulo, o de geometria. relativamente a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos da obra de José Saramago. Já em ECDM, fizemos duas equipas e fizemos o jogo da mímica, mas desta vez com nomes de filmes, cada membro da equipa tinha de ir à frente e gesticular o nome do filme. Em Educação Física, a aula decorreu no exterior e começou com a habitual corrida de 12 minutos e logo depois fizemos duas equipas e jogámos andebol, enquanto a professora estava com uma aluna a avaliá-la oralmente. Finalmente em Saúde Infantil, estamos a concluir o trabalho sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos.

O Leão e o Rato

O leão estava a dormir no seu covil em certa tarde de Verão, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leão rosnou, furioso, e já ia esmagar o rato com a pata enorme quando: - Oh, poupai-me, senhor - guinchou o rato. - Na verdade, eu não mereço ser morto. Não vos fiz mal... e também não presto para comer. O leão tornou a rugir, ensonado. - Além disso - continuou o rato - se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vós. O leão rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se. Passado algum tempo, o leão andava a caçar na floresta quando caiu numa armadilha. Uma rede cai-lhe em cima e fechou-o. Sem qualquer esperança de fuga, começou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta. O rato, que também saíra para caçar naquela noite, depressa reconheceu a voz do leão e correu para o sítio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse: - Não vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos daí num instante. - E logo começou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo o leão estava solto. O rato, como tinha prometido, salvou-lhe a vida.

Estágio - 4 e 5 de Novembro

Dia 4, na quinta-feira, cheguei à instituição, uns minutos antes das 9 horas, como é habitual. Fui à sala, onde já estavam algumas crianças e logo depois fui à sala de acolhimento buscar as restantes. Quando voltamos para a sala, estas espalharam-se pelas diversas áreas da sala, enquanto isso eu fiquei numa mesa a acabar trabalhos com os meninos, entretanto às 10 horas, foram arrumar a sala para irem comer. Às 10:30, dirigimo-nos para o ginásio, onde estava o professor João, já preparado para dar mais uma aula. Desta vez, o professor fez um jogo, pois tinham que estar sentados numa roda e ir passando a bola ao colega do lado, este exercício foi feito 4 vezes, consoante as cores das bolas. De regresso à sala, sentaram-se no tapete, onde estiveram a ouvir a educadora falar sobre a amizade, começou então por ensinar um música, sobre o tema que estou a trabalhar, a amizade, e depois foi a minha vez de contar a história do "leão e do rato", onde passa a mensagem da amizade. De seguida, foram colorir o desenho da história que estiveram a ouvir, tinham de pintar o leão e o rato de laranja e cinzento, respectivamente. Às 11:45, fizeram a sua higiene e foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala fazer a sesta. Às 14 horas, fui para a sala onde estavam a fazer a sesta, onde estive até às 15:30, que foi a hora de acordarem e irem lanchar.
Na sexta-feira, dia 5, as crianças chegaram à sala e como sempre espalharam-se pelas áreas da sala e eu e a Patrícia (auxiliar), íamos chamando um a um para fazerem um trabalho com gelatina, numa folha de papel estava desenhada uma laranja e o que tinham de fazer, era primeiro que tudo pintar o pé da laranja de verde e de seguida colocar cola na laranja, depois pegavam no pó da gelatina e espalhavam por cima, uma actividade bastante interessante e mais uma coisa que aprendi. De seguida, às 10 horas, foram lanchar e depois sentaram-se no tapete e a Vina falou-lhes da actividade que alguns tinham começado e com as laranjas que tinha fez um pouco de sumo, em que todos provaram, já com o limão, espremeu um pouquinho, mas desta vez, molharam o dedo, dado que o sumo do limão é muito ácido. Depois alguns foram até ao parque, enquanto que outros ficaram na sala a acabar o trabalho da laranja. Às 11:45, foram fazer a sua higiene para irem almoçar. Ainda antes das 13 horas, foram fazer a sesta. Quando voltei da minha hora de almoço, às 14 horas fui para a sala, eu e a Patrícia ficamos na sala e a Vina foi para uma reunião. Às 15:30, foi hora de acordar para irem lanchar e dar por terminado mais um dia.

Semana de 2 a 3 de Novembro

Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI, esta bem mais curtinha, com o feriado do dia 1 de Novembro. Mas começo então por falar de TPIE, em que as fichas de pré-projecto estão a ser concluídas. A minha ficha já está terminada e neste momento está à espera que o projecto seja aprovado. Em Expressão Plástica, tivemos aula sobre os logotipos e como deveríamos elaborar um para o nosso projecto, que vai ser o nosso cartão de visita. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, onde fizemos salto ao eixo, mini-trampolim, trave e ainda ginástica de solo. Já em Área de Integração, como sempre trabalhamos nos nossos projectos, com a ajuda da professora Margarida. Na disciplina de Psicologia, começaram as apresentações dos trabalhos sobre a diferença, em que eu e o meu grupo trabalhou, especificamente, a toxicodependência, no que diz respeito ao trabalho em si, concordo com a professora, poderíamos ter acrescentado mais pesquisa sobre o tema ao trabalho, que vai integrar um dossier temático. Em Matemática, concluímos os trabalhos sobre estatísca que temos estado a fazer, para avaliação do módulo. Relativamente a Português, continuamos com a leitura da obra de José Saramago e ainda preenchemos a uma ficha de guião da visita de estudo, que realizamos a semana passada a Mafra. Finalmente, Saúde Infantil estamos a terminar o trabalho pedido pela professora, sobre o desenvolvimento da criança entre os 6 e os 12 anos.

Estágio - 28 e 29 de Outubro

Os dois últimos dias de estágio deste mês já se passaram e mais uma vez partilho convosco. Começando por quinta-feira, cheguei às 9 horas e dirigi-me até à sala, vesti a bata e fui buscar os meninos à sala de acolhimento, quando voltámos à sala e cada criança foi brincar para a área que quis, enquanto isso, numa mesa estavam meninos a fazer um trabalho ainda alusivo ao dia da alimentação. Às 10 horas, foi a hora de arrumar a sala para irem lanchar. Logo depois foram à casa-de-banho fazer a sua higiene e de seguida fomos em direcção ao ginásio, onde já se encontrava o professor João à espera de começar mais uma aula. Foi mais uma aula em que fizeram um percurso com arcos, saltos e cambalhotas. Assim que a aula acabou regressámos à sala, para continuar os trabalhos que ainda faltavam fazer como foi o exemplo do trabalho do nabo. Enquanto alguns acabavam a actividade, outros estavam sentados no tapete a ouvir uma história que a educadora lhes estava a contar. Por volta das 11:45, foram fazer a higiene e foram para o refeitório almoçar, quando acabaram foram para a sala para fazerem a sesta, já eram 13 horas. Da parte da tarde, às 14 horas, fui para a sala e ainda estavam os meninos acordados, a auxiliar foi embora e fiquei eu a organizar os trabalhos dentro dos dossiers. Por volta das 15:45, acordaram e foram lanchar, mas neste dia houve uma menina que fazia anos, a Joana.
Na sexta-feira, como sempre cheguei às 9 horas e fui para a sala e fui logo para uma mesa, onde já estavam algumas crianças a acabar trabalhos do dia anterior. Às 10 horas arrumaram e sentaram-se para ir lanchar, enquanto isso ouviam a música do "fantasminha brincalhão", uma vez que o dia das bruxas estava a chegar. Quando acabaram de lanchar sentaram-se no tapete e a Vina sugeriu que fosse eu a contar uma história das bruxas, mas depois da história a educadora, fez-lhes uma surpresa e disse que uma bruxinha tinha passado lá durante a noite e tinha deixado uns fatos para se mascararem. O entusiasmo foi tal, que logo se vestiram, de abóboras, bruxas e vampiros. Por volta das 11:45, foram almoçar para às 13 horas irem dormir. Às 15:45, acordaram, foram lanchar e dirigiram-se para o parque à espera que os pais os fossem buscar.