Realismo

Realismo foi o termo usado para referir a tendência que, em meados do século XIX, se manifesta na Arte e na Literatura por oposição ao Romantismo. Os artistas realistas estão mais interessados em veicular as realidades da vida moderna aos seus contemporâneos. Para os, realistas os acontecimentos vulgares, a vida quotidiana e a vida simples eram questões mais interessantes do que os temas literários, os assuntos históricos. Contestando a tradição clássica, o historicismo e ortodoxia académica, estes artistas vão desafiar as regras instituídas, orientando-se pela representação objectiva da realidades percebida e inspirando-se em assuntos que os meios académicos consideravam vulgares ou indignos de atenção artística.
O realismo é a corrente artística que veicula estas ideias e corporaliza estes problemas. É por natureza uma arte antiacadémica e objectiva cuja inspiração se encontra no mundo contemporâneo, na realidade física e social.
A pintura realista manifesta-se em duas vertentes: uma tendência de maior compromisso social e político; outra é a de previligiar uma tendência mais naturalista, interessada na temática da paisagem, através da observação directa da natureza.

0 comentários: