Projecto "Escola Amiga" - 1º contacto com uma instituição


Este projecto, que nos foi proposto pela directora de turma, teve como objectivo, observar a rotina de uma instituição à escolha de cada grupo.

Foi no dia 21 de Abril, que fomos para a instituição "Gotinha de Água", situada no Viso, com o nosso grupo foi juntamente mais um grupo, a Nábila e a Núria.

Assim que lá chegámos, fomos muito bem recebidos pelo David, um dos educadores de infância e "proprietário" que se prontificou logo a mostrar-nos a instituição, que era formada na parte de cima pelo Jardim-de-Infância e pela parte de baixo constituída pela creche. No Jardim-de-Infância foi-nos mostrado as 3 salas que faziam parte daquela zona a copa e também a casa-de-banho.

Passámos então para a parte em que fomos divididos em grupos de 2 elementos para cada sala, em que eu e a Vânia ficámos na sala dos passarinhos, onde estavam as crianças entre os 3 e os 4 anos. Naquela sala podemos encontrar cerca de 21 crianças, a educadora de infância que era a Xana e a auxiliar Telma...

Quando entrámos na sala, a Xana explicou aos meninos o que iríamos lá fazer, depois de fazermos uma pequena observação, eu e a Vânia já estávamos em contacto com os meninos, a fazer brincadeiras, etc. De seguida, a educadora pediu aos meninos que arrumassem os seus brinquedos e que se juntassem todos num canto da sala para ouvirem uma história que a Xana já tinha preparado. Posto isto, a Xana chamou uma menina para marcar as presenças. Depois de marcadas as presenças fizeram uma fila e foram para o recreio juntamente com os meninos das outras salas.

Por volta das 11:40 estavam de volta para o almoço e quando acabaram já tinham as caminhas feitas para irem dormir das 13:00 até às 15:00 horas da tarde, em que foi essa a nossa hora de almoço.

Quando regressámos as 15:00, já alguns meninos tinham acordado e estavam lá os pais de uma menina que fazia anos naquele dia, e que devido a isso foi uma tarde diferente passada naquela sala.

Em geral foi um dia muito bem passado, em contacto com muitas crianças que nunca mais esquecerei e que foi o primeiro de muitos outros encontros, ficou a promessa de irmos visitar aquelas crianças e os educadores que nos trataram tão bem! =)

0 comentários: