Semana de 28 a 30 de Março

Mais uma semana de aulas e trabalho, passou no curso TAI. E esta, com uma visita especial, a nossa mamã e o seu rebento, David Miguel, que está cada vez mais bonito. =) Mas quanto às nossas disciplinas, começo por Matemática, onde nos foi proposto um trabalho sobre Euclides, um matemático, que irá servir para a avaliação do módulo, sobre geometria. Em Português, continuamos com a nossa matéria, a comparação entre Os Lusíadas e Mensagem. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no ginásio grande, onde fizeram badminton. A Psicologia, trabalhámos em pares, para construir e simular uma entrevista, isto para nos prepararmos para o mundo do trabalho. Relativamente a TPIE, hoje, imprimi mais uma história para levar para os meus meninos, para dar assim continuidade ao meu projecto. Por último, Saúde Infantil, continuamos com a pesquisa, para o trabalho que calhou ao meu grupo, deficiência mental. Assim passou mais uma semana.

Estágio - 24 e 25 de Março

Mais dois dias de estágio para partilhar! =) No dia 24, quinta-feira, como sempre às 9 horas já me encontrava no estágio, vesti logo a minha bata e fui ter com as crianças à sala de jogos, onde já estava a auxiliar para virem para a sala. Na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas e às 9:30, a educadora tinha uma ficha para as crianças fazerem, onde tinham de fazer corresponder os objectos, às suas "origens". Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas e foram lanchar. De seguida, foram fazer a higiene e foram para o ginásio, ter mais uma aula de ginástica, onde fizeram exercícios com os arcos. Depois da aula, fomos até à quinta dar um passeio e logo depois fomos um pouco até ao parque, onde estavam os meninos da outra sala dos 3 anos, isto, até irem almoçar. Às 11:45, foram fazer a higiene e de seguida foram almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Quando voltei da hora de almoço, às 14 horas, fiquei na sala com a educadora, a preparar alguns trabalhos, nomeadamente, que tinham haver com o placard, que diz respeito à Primavera. Acordaram às 15:30 e foram fazer a higiene e lanchar, para irem para o parque.

Dia 25, sexta-feira, a rotina foi a mesma, às 9:30, as crianças terminaram a ficha do dia anterior e às 10 horas, já estavam a lanchar. Depois da higiene, voltaram à sala para colocarem as presenças e logo depois sentaram-se no tapete, para ouvirem a história da "Ratinha Vaidosa". Depois de ouvirem a história, a turma foi dividida em grupos, uns foram fazer o desenho da história e outros ficaram comigo e com a auxiliar a fazer a prenda para a Páscoa, onde irei divulgar mais tarde, o que será! Ao Meio-Dia, as crianças foram fazer a higiene e foram almoçar. Como sempre, às 13 horas, já estavam a dormir. Da parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30 e foram fazer a higiene para irem lanchar, quando acabaram foram para o parque à espera dos pais.

Semana de 21 a 23 de Março

Mais uma semana de aulas, em que cada vez se aproxima mais a nossa Prova de Aptidão Profissional. Mas começo então por falar de Expressão Plástica, onde finalizámos as nossas pinturas em tecido. Em Português, iniciámos o estudo da Mensagem, de Fernando Pessoa, onde vamos cruzar com Os Lusíadas, de Luís de Camões. Também de referir nesta disciplina, é o teste, onde confesso, que poderia ter tido uma nota bem melhor. Em relação a TPIE, esta semana iniciámos a apresentação da caracterização da instituição, onde estamos a realizar a Formação em Contexto de Trabalho. Quanto a Psicologia, tivemos como convidada a Psicóloga Ana Domingos, que nos veio mostrar e explicar um Power Point, sobre como nos devemos comportar numa entrevista. Já em Saúde Infantil, foi-nos proposto um trabalho sobre tipos de deficiências, onde nos dividimos em grupo, ao que o meu irá trabalhar a deficiência mental. Ainda a destacar esta semana, foi a palestra sobre o Bullying, dada por uma professora da Universidade de Évora. Outra coisa, foi a visita à Quinta Ermelinda de Freitas, onde eu, a Bruna e a Directora de Turma, fomos reunir, para acertar alguns pontos, sobre o jantar, relacionado com o projecto "1 Escola com Sorrisos".

Prenda Dia do Pai!



Estágio - 17 de Março

Olá! =)
Cá estou eu, para partilhar mais um momento de estágio e quanto a esta semana, só pude comparecer na quinta-feira de manhã, pois na parte da tarde e na sexta-feira, estive presente, para dar uma ajuda no Festival de Cinema, SETANIMA. Mas quanto ao estágio, como sempre, às 9 horas já me encontrava no colégio, fui para a sala e logo depois chegaram as crianças com a auxiliar. Assim que entraram na sala, dividiram-se pelas áreas desta, onde eu fiquei com algumas crianças na área dos jogos, quanto às restantes crianças, a Vina e a Patrícia, iam chamando algumas crianças para terminarem actividades que tinham deixado anteriormente. Às 10 horas, começaram a arrumar a sala e foram lanchar. Por volta das 10:30, foram para o ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde o professor João, tinha vários arcos de 4 cores à disposição para as crianças escolherem. À medida que iam escolhendo, iam-se espalhando à frente do professor e seguindo sempre as suas indicações, de modo a fazerem os exercícios correctamente com os arcos. Já de saída, seguimos em direcção à capela, como já vem sendo habitual, para irmos rezar. De regresso à sala, a educadora sentou as crianças no tapete e contou-lhes uma história, enquanto eu e a Patrícia, íamos preparando as tintas para a actividade que iam fazer a seguir. Quando terminou de contar a história, fizeram os desenhos e eu e a auxiliar íamos chamando um a um, para iniciarem o placard da Primavera, onde começaram com a pintura das mãos em dois tons de verde. Às 12:00, as crianças foram fazer a higiene e foram almoçar. Às 13 horas, já estavam deitadas, prontas para fazere a sesta.

Semana de 14 a 16 de Março

Esta semana de aulas, tem sido dedicada, para alguns alunos, ao SETANIMA, o projecto de aptidão profissional do Fábio. Na segunda-feira, não fui à escola, pois estive doente, já na terça-feira, fui à primeira aula, que foi de TPIE, onde trabalhámos para a PAP, depois da aula fomos até ao SETANIMA, onde fiquei o resto do dia a dar uma ajudinha, pois estávamos dispensados das aulas. Hoje, quarta-feira, a aula de TPIE, como sempre foi dedicada à PAP, em Matemática também a aula foi cedida pela professora, para as nossas pesquisas e actividades. A Português, a professora, fez um breve resumo das reflexões contidas nos Lusíadas, logo depois a professora também cedeu a aula, para continuarmos o nosso trabalho, devido ao número insuficiente de alunos. Por último, Saúde Infantil, a professore trouxe uma convidada, para a nossa aula, a enfermeira Ana Rama, que nos veio falar de infecções nosocomiais, um tema bastante interessante, que nos veio alertar para o nosso dia-a-dia passado com as crianças, relativamente aos cuidados que devemos ter.

Estágio - 10 e 11 de Março

Na quinta-feira, dia 10, cheguei ao estágio e fui para a sala, onde já estava a Vina com um menino, vesti a minha bata e fui buscar as restantes crianças à sala de jogos. Já na sala, as crianças, como é habitual, dividiram-se pelas áreas da sala e às 9:30, começou o plano de actividades, onde começaram a fazer a prenda para o Dia do Pai, que por enquanto será surpresa! =) Às 10 horas as crianças, sentaram-se nas mesas e foram lanchar e às 10:30 dirigiram-se para o ginásio, para terem mais uma aula de ginástica, onde passaram por circuito, montado por cones, pelo banco sueco, pelos arcos e finalmente pelo mini-trampolim, onde concluíram no colchão com uma cambalhota. De saída da aula, dirigimo-nos à capela, para irmos rezar a Nossa Senhora. Já na sala, as crianças sentaram-se no tapete, para ouvirem uma história, que um menino chamado Miguel, trouxe, chamava-se então "A Galinha Ruiva", que por sugestão da educadora, aproveitei para contar esta história, que fala de valores relacionados com a amizade, dando assim continuidade ao meu projecto. Depois da história, fizeram o desenho do que tinham retido, enquanto que eu a Patrícia, ficámos numa mesa, a acabar uma parte da prenda do pai, com algumas crianças. Às 12:00, foi a hora de irem fazer a higiene à casa-de-banho, para depois irem almoçar. Às 13 horas, já estavam prontos para irem fazer a sesta. Na parte da tarde, às 14 horas, já as crianças todas estavam a dormir, enquanto isso, iam surgindo ideias da educadora, para os placard's, uma vez que se aproxima a Primavera. Acordaram por volta das 15:30 e foram lanchar, para depois irem para o parque, à espera do pais.
Já na sexta-feira, dia 11, só pude comparecer da parte da manhã, pois à tarde, fui assistir a uma palestra, com um realizador de cinema, no âmbito do projecto de aptidão profissional do Fábio, em que irá realizar o 1º festival de animação infantil de cinema em Setúbal, o SETANIMA. Contudo, às 9 horas, encontrava-me no estágio, fui buscar as crianças e na sala, depressa começou o plano de actividades, ainda em continuidade ao dia anterior, que foi a prenda para o Dia do Pai, em que já vai bastante adiantada. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida fizeram a higiene e voltaram à sala, para continuarem o que estavam a fazer, e desta vez as crianças foram iniciar o postal para juntar à prenda do pai, enquanto que as outras crianças estavam com a educadora a fazer um trabalho, ainda alusivo ao Carnaval. Depois do plano de actividades estar cumprido, as crianças sentaram-se no tapete, onde a educadora mostrou todos os desenhos, que as crianças tinham feito para o Pai. Às 12:00, foi a hora da higiene e do almoço, já depois de terem comido foram novamente fazer a higiene e depois foram fazer a sesta às 13 horas.

Saúde Oral Infantil

1. Quando nascem os primeiros dentes?
Os primeiros dentes nascem entre os seis e os oito meses de idade. Entre os dois anos e meio e os três anos, surgem cerca de vinte dentes temporários (são consideradas normais ligeiras variações de criança para criança).
2. Quando surgem os dentes definitivos?
A mudança dos dentes temporários ou de leite para os definitivos dá-se normalmente em duas fases: dos seis aos oito anos e dos dez aos doze anos.
3. Qual a idade ideal para a primeira consulta ao dentista?
Recomenda-se que as crianças façam a primeira visita ao dentista até fazerem um ano de idade. Esta consulta serve para uma observação do estado da sua saúde oral e para informar os pais sobre atitudes preventivas a tomar, assim como detectar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta, etc.) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada criança.
4. Qual a importância dos primeiros dentes?
Os dentes temporários, ou de leite, têm várias e importantes funções para o desenvolvimento normal das crianças aos níveis da estética, da mastigação, da manutenção do espaço entre os dentes permanentes, da fonética, da influência no crescimento dos maxilares, da respiração e da deglutição. Não devemos esquecer que os últimos dentes a serem substituídos não caem antes dos onze/doze anos e que, até então, devem realizar as suas funções correctamente.
5. Devem ter-se cuidados especiais com os dentes de leite?
Os dentes de leite podem ser afectados por cáries, tal como acontece com os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez iniciada a cárie, esta avance rapidamente e afecte o tecido nervoso do dente mais depressa do que acontece nos dentes definitivos.Evitar a dor produzida pela cárie é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes. Além disso, há que recordar que a perda precoce dos dentes de leite, por cárie ou por qualquer outro motivo, pode levar à perda de espaço e a uma sobreposição da dentição definitiva, levando mais tarde a problemas oclusivos e funcionais.
6. Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil?
Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um bom crescimento, desenvolvimento, funcionamento e manutenção dos dentes da criança.Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida em água, bem como estabelecer hábitos correctos de alimentação.
A prevenção é eficaz quase a 100% quando iniciada precocemente. Assim:
- Limpe os dentes e a boca da criança pelo menos duas vezes por dia (depois do pequeno almoço e antes de dormir), utilizando as técnicas adequada à idade do seu filho indicadas pelo dentista e/ou higienista oral;
- Não permita a utilização passiva do biberão enquanto a criança dorme, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Introduza alimentos semi-sólidos e sólidos na dieta a partir do primeiro ano e substitua o biberão pela colher e copo, uma vez que a mastigação ajuda a um correcto desenvolvimento ósseo e muscular;
- Desencoraje a utilização da chupeta após o primeiro ano de idade para evitar deformações dos dentes e gengivas e vigie a criança para que não se desenvolvam hábitos de sucção digital, mais prejudicial do que o uso da chupeta;
- Nunca utilize adoçantes ou mel na chupeta, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Evite alimentos com elevado conteúdo de açúcares, especialmente entre as refeições;
- Até aos três anos devem ser os pais a realizar a higiene oral dos filhos. A partir dessa idade e à medida que a criança cresce, a responsabilidade irá passando progressivamente para ela, mas sempre sob supervisão dos pais. Só a partir dos seis/oito anos de idade é que as crianças adquirem uma capacidade psicomotora que lhes permite realizar uma higiene oral correcta.
fonte: http://www.ptacs.pt/page.aspx?idCat=1661

6 de Março - Dia Europeu da Terapia da Fala

Um dos objectivos deste dia é o de informar melhor o grande público e profissionais, não só sobre o desenvolvimento da linguagem nessa faixa etária, mas também sobre actividade do Terapeuta da Fala.
O que é a Terapia da Fala?
A Terapia da Fala desenvolve actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
O que faz o Terapeuta da Fala?
É o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas, ao nível da fala e linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

Estágio - 3 e 4 de Março

Na quinta-feira, dia 3, o dia começa, como sempre às 9 horas. Cheguei ao estágio e fui até à sala, onde já se encontrava a educadora e um encarregado de educação a ver as máscaras de Carnaval. Entretanto fui buscar as crianças à sala de jogos, onde já se encontrava a auxiliar. Retirámos os lanches e colocámos no tabuleiro. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas, enquanto a educadora ia chamando alguns meninos de cada vez, para fazerem um trabalho sobre o Carnaval, enquanto que eu e a Patrícia, íamos colocando os elásticos nas máscaras. Às 10 horas, foi a hora do lanche, de seguida fizeram a higiene e depois, às 10:30, já se encontravam prontos para a aula de ginástica. Nesta aula, o professor tinha o percurso já montada, como sempre, então o que as crianças tinham de fazer era passar por cima dos cones, rebolar em cima do colchão grande, passar por cima do banco sueco e por fim saltitar em cima do mini-trampolim. No final da aula, fizeram uma fila e colocaram as máscaras que tinham feito, pois íamos dar um passeio à quinta. No passeio, começamos por visitar os animais, o cão Rex, as galinhas e as ovelhas, de seguida, o passeio continuou com as fotografias tiradas pela educadora, com as máscaras. Regressámos à sala, onde fizemos o jogo das cadeiras com os chapéus de Carnaval, onde quem ganhava recebia um rebuçado. Por volta do meio-dia, foram à casa-de-banho e depois dirigiram-se para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, já se encontravam prontos para fazerem a sesta. À tarde, acordaram por volta das 15:30, foram fazer a higiene, depois foram lanchar e às 16:30, foram para o parque à espera dos pais.
Já na sexta-feira, dia 4, o dia foi completamente diferente, pois em vésperas de Carnaval, as crianças foram todas mascaradas para a escola, às 9 horas, lá se encontravam todos fantasiados, uns de pilotos, outros de capuchinho vermelho, fadas, princesas, etc. Até às 10 horas, todos estávamos mascarados, educadoras e auxiliares, todas de palhaço. Depois do lanche, fomos até ao parque do Bonfim, dar um passeio, onde tirámos fotografias, depois regressámos às 11:30, para irem almoçar. Neste dia, o normal seria irem dormir a sesta, mas não, as crianças foram para o parque, juntamente com as outras salas, pois à tarde, fomos para o pátio dançar, onde estavam as outras educadoras e professores com as crianças. Às 15:30, foi hora de lanchar e de seguida foram para o parque brincar, à espera dos pais.

Decoração e trabalhos de Carnaval!








Semana de 28 de Fevereiro a 2 de Março

Olá a todos! Aqui me encontro para relatar mais uma semana de aulas. Começo então por falar de Expressão Plástica, onde esta foi a última semana para acabarmos as nossas pinturas em tecido. Em TPIE, esta semana fomos divulgar o projecto "1 Escola com Sorrisos" a duas turmas do 8º ano, onde foi o nosso testemunho foi bastante importante, pois juntamente com a Professora Fátima, demos a conhecer o projecto. Quanto a Português, esta semana realizámos o teste sobre Fernando Pessoa Ortónimo e os seus Heterónimos, em que me podia ter corrido um pouco melhor, mas o melhor será esperar pela nota. Já em Educação Física, a aula foi no ginásio grande, onde fizemos badminton. Relativamente a Psicologia, terminámos os nossos currículos e cartas de apresentação, que contam para a avaliação do módulo. Ainda a destacar esta semana, foi a visita da nossa Mamã e o seu rebento David Miguel, que nos veio conhecer. Assim decorreu mais uma curta semana de aulas.