Semana de 27 a 29 de Setembro

Mais uma semana de aulas se passou no curso TAI. Começo por falar de Expressão Plástica, onde continuamos com as nossas esculturas de material reciclado, em que já iniciei os meus 7 anões, que foi a pesquisa que fiz e achei engraçado. Em Matemática, continuamos com os exercícios de estatística, onde demos os conceitos de moda, média e mediana. Já em TPIE, continuamos com a organização da PAP, onde já mudei de tema, dado que a reciclagem é um tema muito falado, optei por mudar e abordar o tema da amizade. Em relação a Português, estamos a rever a gramática e a fazer apontamentos. Na disciplina de Educação Física, a aula foi no exterior, em que a aula começou com o normal aquecimento e depois ainda fizemos exercícios de basquetebol, ainda tivemos tempo para fazer um jogo de 3 para 3, visto que só 6 pessoas fizeram aula. Em área de Integração, a disciplina este ano está inteiramente ligada à PAP, logo estivemos a preparar a ficha de pré-projecto, coisa que já temos vindo a adiantar noutras aulas. No que diz respeito a Psicologia, eu e o meu grupo, continuamos com o trabalho sobre toxicodependentes e ex-toxicodependentes. Finalmente Saúde Infantil, a disciplina em que ainda não tínhamos professor e hoje conhecemo-la. É a professora Marta e é bastante simpática e acessível, espero que corra tudo bem com a nossa professora e que façamos coisas interessantes.

Estágio - 23 e 24 de Setembro

Cá estou eu para falar dos dois dias de estágio desta semana. Para começar, na quinta-feira, dia 23, cheguei ao colégio e fui para a sala, onde já se encontravam alguns meninos, mas os outros ainda se encontravam na sala de jogos, pousei as minha coisas, vesti a bata e fui buscá-los. Assim que chegaram à sala, uns foram para a área da expressão dramática, outros foram fazer plasticina, uns foram fazer desenhos, entre muitas outras coisas. Às 9:30, foram lanchar, porque às 10 horas tinham ginástica com o professor João, onde também tive oportunidade de assistir à aula, em que o professor teve uma breve conversa com os meninos, dizendo o que iriam fazer e explicando as regras. Foram então para o colchão, que já se encontrava preparado e estiveram sentados a ouvir a história que o professor estava a contar, que tinha a haver com um ursinho que estava a dormir na sua casa, no final o professor mandou que um menino ficasse no colchão para fazer de ursinho e os outros meninos batiam à porta para acordá-lo e depois tinha de apanhar um menino. No final da aula, fizeram o aquecimento final. De seguida fomos até ao parque e depois voltámos ao interior do colégio para irem almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram descansar para o dormitório, enquanto isso eu fui para a minha hora de almoço, quando voltei às 14 horas e fui para a sala fazer um trabalho relacionado com o mapa das presenças dos meninos. Depois disso fui até ao dormitório, para acordar os meninos e no final foram lanchar.
Hoje, sexta-feira, dia 24, como é habitual cheguei às 9 horas e os meninos já se encontravam na sala, a brincar nas diversas áreas, enquanto que eu ia chamando cada menino para fazer um trabalho, que consistia num carimbo em forma de maçã, em que depois tinham de molhar em tinta vermelha e espalhar pela folha, de modo a trabalharem a cor vermelha. Às 10 horas lancharam na sala e logo depois sentaram-se no tapete e a Vina esteve a conversar com eles sobre o trabalho que estiveram a fazer sobre a cor vermelha e tinha como instrumento um livro com tinha vários objectos para identificar e todos eles vermelhos. Com o trabalho que estiveram a fazer, a maçã serviu para contar a história da branca de neve, uma vez que o placard dos aniversários é sobre esta história infantil, contudo ainda tiveram tempo para aprender uma música, "Cai, cai balão". De seguida foram para o parque e eu fiquei com as meninas que faltavam fazer o trabalho. Quando voltaram do parque, foram à casa de banho fazer a sua higiene e foram almoçar, para irem dormir. Na parte da tarde, fui até à sala com a educadora e falei sobre a PAP e que actividades propus para o tema da reciclagem. Logo depois fui até ao dormitório para acordarmos as crianças, para depois irem lanchar. Assim decorreram mais 2 dias de estágio.

A reciclagem e as crianças!

No dia 17 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.
No princípio, o ensino vem do exemplo que os pais dão. Se, desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
Como explicar a reciclagem às crianças?
Primeiro ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável e onde devemos depositá-lo.
Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:
ECOPONTO AZUL: destinado para papel e papelão.
ECOPONTO VERDE: destinado para vidros, cristal.
ECOPONTO AMARELO: para as embalagens de metal e aço.
ECOPONTO VERMELHO / PILHÃO: para as pilhas.
Finalmente temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja, a matéria orgânica e também outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os restos de óleo.
Por que temos que reciclar?
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

Semana de 20 a 22 de Setembro

Nesta segunda semana de aulas, já começamos a habituar-nos ao horário, pois agora só temos 3 dias de aulas e os restantes são de estágio. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que duas das aulas passámos na biblioteca a pesquisar para o trabalho que iremos realizar que está inserido na reciclagem e no que pesquisei, em princípio, irei fazer um flor com garrafas de plástico. Em Matemática, começamos a dar estatística, as tabelas de frequência, os gráficos de barras e circulares, em que também iniciámos a resolução de exercícios. Quanto a TPIE, estamos a trabalhar na PAP (Prova de Aptidão Profissional) e a professora Fátima tem falado com cada um de nós para saber como estão as pesquisas. Em relação a Português, na segunda-feira, fizemos um texto argumentativo em conjunto, dado que, os nossos textos de diagnóstico não estavam assim muito bons, já na quarta-feira, estivemos a fazer exercícios de funcionamento da língua em conjunto, para rever a gramática e também para ir ajudando os alunos que vão a exame, que é o meu caso. Já em Educação Física, a aula foi no ginásio grande, onde estivemos a fazer os testes de fitenss gram, para ver como estamos desde o ano passado. No que diz respeito a Área de Integração, a aula decorreu a falarmos da PAP e como iremos trabalhar no sentido da apresentação. Por fim, Psicologia, continuamos com o trabalho que estávamos a fazer sobre a toxicodependência, que diz respeito ao meu grupo, que servirá para fazer um dossier temático em conjunto com os outros trabalhos dos outros grupos. Assim decorreu esta semana de aulas.

1ª semana de estágio - 16 e 17 de Setembro

Os primeiros dias de estágio chegaram e também novos meninos. Começo então por falar no dia 16, quinta-feira, em que cheguei uns minutos antes das 9 horas, porque ainda não conhecia a nova directora do colégio e também a Irmã ainda não tinha conhecimento de que eu iria continuar com o meu estágio no colégio. Feitas as apresentações, fui conduzida pela Irmã, que é coordenadora da infantil, até à sala da Vina, onde ainda não conhecia os novos meninos, uma vez que a educadora acabou os 5 anos e voltou com mais um grupo de meninos de 3 anos. Quando cheguei à sala, as crianças estavam em diversas áreas, uns a fazer plasticina, outros na Expressão Dramática, depois foi a hora do lanche e aí fizeram-se as apresentações, para os meninos me conhecerem e eu a eles, se bem que é mais difícil memorizar os nomes deles, mas alguns já estão bem memorizados, de seguida fomos dar uma passeio à quinta, para conhecerem e virem as várias árvores de fruto e os legumes que lá estavam plantados, logo depois foram um pouco para o parque e depois foram almoçar, para irem fazer a sesta. Para primeiro dia, foi muito bom. No dia 17, sexta-feira, a rotina não mudou muito, excepto na parte da manhã, que em vez de irem à quinta ficaram na sala sentados no tapete para a educadora começar a abordar o tema da identificação, dado que os meninos são novos e precisam de se conhecer uns aos outros e saberem identificar-se. De seguida foram até ao parque brincar um pouco até chegar a hora do almoço, depois foram à casa-de-banho fazer a sua higiene e dirigiram-se para o refeitório, onde houveram as habituais "birras" para comer. Uns minutos antes das 13 horas, foram para o dormitório, eu fui para a minha hora de almoço e voltei às 14 horas, quando cheguei fui pôr os lanches dos meninos na mesa, quando chegou a hora de acordar, eu, a educadora e as restantes auxiliares fomos acordar os meninos, mudar a fralda a quem tinha de ser mudada, pentear e no final lanchar, depois de tudo, ainda fui levar os meninos ao parque, saí do meu local de estágio eram 16:40. Esta primeira semana de estágio, teve um balanço bastante positivo, pois também já estava habituada desde o ano passado e as crianças também ajudam um pouco, apesar de haver sempre um ou outro menino mais irrequieto ou com um problema ou outro, mas acima de tudo foi muito bom voltar ao colégio. Até para a semana!

Desenho Infantil

O desenho evolui paralelamente ao desenvolvimento da criança. O desenho não se ensina, sai de dentro da criança. Pode-se estimular um bebê de um ano e meio, por exemplo, deixando-o ter contato com algum lápis. Convém utilizar os de cera que tem a ponta arredondada e são mais gordinhos. Nessa idade, muitas crianças já poderão segurar um lápis e fazer seus primeiros rabiscos.
O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior. Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como alguns psicólogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos estabelecidos para esse fim.
O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma idéia abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas idéias e pensamentos entre si.
É importante respeitar a espontaneidade e a naturalidade das crianças. Nessas primeiras etapas dos desenhos é aconselhável que não lhes corrija nem lhes imponham regras nem técnicas de desenho. Podem apresentar-lhes vários tipos de materiais. Além do lápis, a criança pode desenhar e pintar com lápis de cera, com marca-texto, e inclusive com pintura de dedo.
Matisse disse que criar é expressar o que tem dentro de si. E é assim mesmo. Nada é mais real que quando se afirma que uma imagem diz mais que mil palavras. É a pura verdade. Os desenhos das crianças não só nos contam suas preferências e opções pelas formas, as cores e as características dos seus traços, mas também falam de suas experiências e preocupações. Em razão disso, a interpretação do desenho infantil é utilizada por muitos psicólogos como terapia nos tratamentos de algum problema.

Regresso à aulas

Quando uma criança "vai para a escola" pela primeira vez, os pais devem ter em atenção algumas questões que podem tornar mais agradável e "normal" esse momento. Claro que há crianças que se adaptam com grande facilidade e encaram a ida para a escola com enorme entusiasmo. Contudo, há também os outros casos, de integração e mudança mais complicadas que, com algum acompanhamento e bom senso dos pais, podem ser atenuados. Assim é preciso que os pais tenham as seguintes atenções:
- Garantir que as autonomias mais importantes estão adquiridas: vestir-se, calçar-se, arrumar as suas coisas, tomar conta do que é seu, comer sozinho, deslocar-se, saber regras básicas de segurança, etc.
- Explicar que ir para a escola é normal e significa que se cresceu e que já se é "grande".Falar dos casos de todos os outros meninos, que também vão aprender, brincar e fazer amigos novos.
- Ir para a escola não é um castigo, é uma "promoção", um momento importante que se atingiu.

Se é a primeira vez, leve a criança a conhecer a escola antes do início das aulas. Se bem que muitas vezes haja "dias de apresentação", ver a escola calmamente com os pais pode transmitir segurança.
Faça as compras de tudo o que é necessário com a criança. Deixe-a escolher e estimule o bom senso. A mochila, por exemplo deve ser do tamanho das costa da criança e, se tiver rodinhas, ainda melhor. O material de trabalho deve ser o adequado (e o solicitado), sem desprezar a qualidade, mas sem "luxos" inúteis que depois constrangerão a criança face aos colegas.

- Não falhe os horários, nem de entrada, nem de saída. A pontualidade deve ser estimulada, e vale também para o momento em que se vai buscar a criança.
- Não facilite com as faltas: a assiduidade também dá importância à nova etapa que se iniciou.
- Pergunte como correu o dia e o que fez a criança e os amigos, mas fale também do seu dia.Troque informações e experiências, conte os seus "casos do dia". Converse.

- Aceite a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias. Chorar é normal, mas não ceda e mantenha as rotinas como previsto.

- Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa.Não os faça em vez da criança, mas apoie-a. Faça desse momento um espaço de interacção e partilha.

Se por acaso a criança não estiver a iniciar o ano escolar, mas tenha tido no ano anterior uma má adaptação, analise cuidadosamente as razões dessa inadaptação: relação com o/a professor/a, com os colegas, questões particulares, ocorrências, ambiente geral. Fale com a criança, com amigos e docentes. Ouça todas as partes e tome as suas decisões a tempo. Os prós e contras de mudar de escola devem ser considerados muito antes do início do novo ano escolar e após ouvir todas as partes. No entanto, para uma adaptação difícil e sofrida, mudar de escola pode ser uma boa solução: colegas novos, ambiente novo, professores novos e nenhum "passado".

O último ano!


É verdade, este é o último ano do curso, o mais trabalhoso, o decisivo, pois para concluirmos o curso teremos que realizar a P.A.P. (Prova de Aptidão Profissional), em que já começamos a trabalhar. Mas começando pelo primeiro dia de aulas, a primeira disciplina foi de Expressão Plástica, em que estivemos a falar dos conteúdos que iremos dar em cada módulo. A segunda aula, foi de Matemática, uma disciplina, que algumas pessoas da turma já não tem há alguns anos, devido ao seu percurso escolar. Nesta disciplina, conhecemos uma nova professora, que me pareceu bastante acessível e nos disse logo o que iríamos trabalhar ao longo deste ano, que será a estatística, os jogos matemáticos, etc. A seguir foi a disciplina de T.P.I.E. com a directora de turma, que nos deu as boas vindas e desejou um bom ano a todos e como não poderia deixar de ser, falámos na, tão temida, P.A.P., ou seja, perguntou se já tínhamos ideias e apresentou-nos o pré-projecto, uma ficha que iremos ter de preencher, de modo, a planificarmos o nosso projecto, o que iremos abordar, que actividades propomos, para ser aprovado. Na parte da tarde de segunda-feira, tivemos Português, em que a professora nos deu a conhecer os módulos que iríamos trabalhar, ainda nesta aula, fizemos um diagnóstico escrito. A última disciplina que era ECDM, não tivemos, pois ainda não temos professor(a). Já na terça-feira, tivemos Educação Física e tomámos conhecimento das regras nos ginásios, o que já não é novidade e também soubemos o que iríamos trabalhar na disciplina e este ano está mais relacionado com o nosso curso, ou seja, vamos aprender novos jogos, para mais tarde podermos aplicar com as crianças. Na terça à tarde, tivemos Área de Integração, onde esta disciplina servirá para nos ajudar na PAP e logo depois tivemos Psicologia, onde tivemos uma breve conversa sobre as ideias do nosso projecto final e nos segundos 45 minutos, continuámos com o trabalho de grupo sobre a toxicodependência, que deixámos no final do ano passado. Foi assim, esta primeira semana de aulas, bem curta, porque hoje é feríado e quinta e sexta-feira, temos estágio.