Andar à Toa na Estrada, não é uma Boa! de Paula Farinhas


O livro infantil, de Paula Farinhas, visa alertar os mais novos para uma condução segura de modo a reduzir a sinistralidade nas estradas do país.
Recorrendo a uma “fábula”, são retratados na obra com 24 páginas, os comportamentos negativos dos automobilistas e peões, que ignoram as regras de “andar” na estrada, provocando desgaste físico e psicológico aos utentes da via pública. Presente nesta história, está a figura do Polícia Sinaleiro, um “símbolo” que desapareceu do nosso quotidiano, e que aqui é apresentado como um elemento orientador e harmonizador do trânsito e das boas práticas.Ao longo da história, são apresentadas possíveis saídas, para que andar na estrada e na rua, seja um motivo de prazer e não uma questão de vida ou de morte. Esta história destina-se a uma população no escalão etário entre os 5 e os 10 anos de idade.
Paula Farinhas, residente em Setúbal, mãe, é socióloga, jornalista, produtora de televisão, actriz em diversas produções televisivas. “Esta história, agora em livro, nasce da minha preocupação com os ‘números negros’ da sinistralidade nas estradas portuguesas” refere a autora adiantando que “é preciso urgentemente que se mude de atitude quando se circula na estrada!”. Para Paula Farinhas “a mensagem trabalhada junto das gerações mais novas, poderá fazer toda a diferença” porque “as crianças aprendem condutas positivas e ensinam os adultos a comportarem-se de forma correcta”. Por isso, “de uma forma lúdica e pedagógica, estamos a tocar consciências, trabalhando a temática da prevenção e segurança rodoviária e a despertar o interesse pela leitura junto da população infanto-juvenil”.

0 comentários: