"O porco que não queria ser porco"


Era uma vez um porco chamado Porcolas que morava numa quinta. Com ele moravam o resto dos animais da quinta. Cãozolas, o cão, Vacolas a vaca e Patolas, a Pata.
Porcolas não gostava de ser Porco e estava farto que os outros animais o chamassem Porco.
Ia Porcolas a passar na quinta quando o Cãozolas interrompe o seu passeio e diz:
- Ó Porcolas és mesmo porco pá, vai-te lavar...ÃO…ÃO
Porcolas continuou o seu caminho e não ficou triste não ligando ao que disse o Cão Cãozolas. Pela sua caminhada voltou a ser interrompido pela vaca Vacolas.
- Porco Porcolas…Muh…Muh… Estás sempre todo sujo e a cheirar mal…
Desta vez o porco continuou a sua caminhada um pouco triste, e foi apanhar um banho de lama, para ver se ficava contente. Nisto chega a pata Patolas que lhe diz:
- Com esses banhos de lama nunca deixarás de ser Porco…Qua…Qua
Porcolas fica então muito triste e decide deixar de ser porco. Começa a andar em direcção ao lago da quinta e toma um belo banho com muito sabão, de forma a ficar todo lavadinho. No outro dia, começa a passear pela quinta todo orgulhoso do seu novo aspecto. Passa pelo Cão Cãozolas que lhe diz:
- Então Porco, tudo bem?
Fica espantado e dirige-se até à Vaca, Vacolas:
- Então Porco Porcolas, estás diferente. Não pareces o mesmo Porco.
Porcolas não percebeu porque lhe continuavam a chamar Porco se já tinha tomado banho. Nisto passa pela Pata Patolas que lhe diz:
- Ó porco, tiveste a tomar banho no lago e sujaste tudo!!! Preferia quando eras um porco de verdade e só sujavas a tua casa.
Porco Porcolas ficou muito confuso, porque apesar de ter tentado deixar de ser porco todos o continuavam a chamar porco.
Foi ter com o animal mais velho da quinta, o Burro Burrolas. Perguntou porque ainda lhe chamavam Porco. Burro Burrolas diz-lhe então:
- Não vale a pena tentares mudar o teu aspecto, porque cada um é como é.
Assim, Porco Porcolas voltou a ser o Porco mais Porco da quinta.

Porco Porcolas Porco Porcolas
És o porco do pessoal
Porco Porcolas Porco Porcolas
Gostamos de ti a cheirar mal

0 comentários: