A fase final!

Olá a todos! =)
Primeiro que tudo, queria fazer um pedido de desculpas, pela minha ausência, aqui no blog, pois tenho andado muito atarefada com o meu projecto de aptidão profissional, que me tem ocupado algum tempo.
Em relação a esta fase final, no que diz respeito às aulas, nas últimas semanas, têm estado a terminar algumas disciplinas, enquanto que noutras, temos aproveitado para trabalhar na P.A.P., já em relação à disciplina de Saúde Infantil, houve uma troca de professor, onde nos foi sugerido um trabalho, para completarmos o módulo que faltava, em que já o apresentámos.
Quanto à formação em contexto de trabalho, esta semana, eu e a minha colega Vânia realizámos um workshop sobre "Cidadania Solidária", no meu infantário, onde terminámos todos com muitos abraços e beijinhos, pois foi uma espécie de agradecimento, pelo tempo que passei com as crianças e pelo que aprendi com a educadora e com todas as crianças, não só da minha sala, mas também da restante instituição.
Para concluir, estes foram três anos que muito serviram, para minha formação profissional, mas também como pessoa, que me ajudaram a crescer e tomar certa atitudes.
Aqui fica um Obrigada, a todos os que contribuíram para a minha formação.
Até Breve!!

Os trabalhos!



Estágio - 12 de Maio

Às 9 horas em ponto já me encontrava no meu local de estágio. Quando me dirigi para a sala, ainda não estavam muitas crianças, então vesti a minha bata e fui até à sala de jogos, onde já estava a auxiliar pronta para sair com as crianças. Já na sala, estas, dividiram-se pelas várias áreas da sala. Às 9:30 começou o plano de actividades, onde eu fiquei numa mesa com 5 crianças a terminar uma ficha de trabalho, em que tinham de fazer correspondência, enquanto outras crianças ficaram com a Patrícia e com a Vina numa outra mesa a fazer outras actividades. Às 10 horas, foi a hora do lanche, de seguida foram fazer a sua higiene e voltaram à sala para colocar as presenças. Às 10:30, dirigiram-se para o ginásio, onde tiveram mais uma aula de ginástica com o professor João, que já tinha um circuito montado, onde tinham de passar pelos arcos, pelos cones, pelo trampolim e no final da aula fizeram um cambalhota. Terminada a aula, fomos até à quinta apanhar umas folhas para os bichos-da-seda e também aproveitaram para fazer uma visita aos animais da quinta. Por volta das 11:15, as crianças foram para o parque até à hora de almoço, que foi às 12:00. Assim que terminaram de almoçar, foram fazer a higiene e de seguida para a sala, para irem dormir a sesta às 13 horas.

Estágio - 6 de Maio

Nesta semana, só na sexta é que fui ao estágio, pois tem estado a decorrer a semana da criança, o que me impossibilitou de ir ao meu local de estágio na quinta-feira. Contudo, na sexta-feira, já me encontrava no colégio, às 9 horas, para mais um dia. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas, uns nos jogos, outros nas construções, etc. Às 9:30 a educadora, deu uma ficha de trabalho para as crianças fazerem, onde tinham de fazer corresponder vários objectos que tinham a ver uns com os outros. Às 10 horas, foram lanchar e de seguida sentaram-se no tapete, onde a Vina lhes explicou o que iriam fazer. Às 10:30, já se encontravam nas mesas de trabalho para irem terminar a ficha que tinham iniciado e onde alguns foram fazer um trabalho com a educadora que tinha a ver com história dos três porquinhos, mas que ainda não está terminado. Ao meio-dia, foram fazer a higiene e almoçar e de seguida voltaram à sala para irem fazer a sesta. Já na parte da tarde, acordaram às 15:30 e foram à casa-de-banho fazer a higiene e dirigiram-se para o refeitório, para lancharem. Às 16:30 foram para o parque à espera que os pais os fossem buscar.

Estágio - 28 e 29 de Abril

Mais dois dias de estágio, depois das férias da Páscoa. =) A rotina já é bem conhecida de todos. Começam com o acolhimento, onde há a normal divisão pelas áreas constituintes da sala. Por volta das 9:30 a educadora faz o plano de actividades para o dia. Às 10 horas, fazem o seu lanche e de seguida vão à casa-de-banho fazer a sua higiene. Regressam à sala e vão para o tapete, onde a educadora conversa com as crianças e/ou lhes conta histórias. Por volta das 11:40 vão fazer a higiene para o almoço que será às 12:00. Assim que acabam de almoçar vão de novo fazer a higiene e dirigem-se para a sala, para irem dormir a sesta. Da parte da tarde, acordam às 15:30 e vão fazer a higiene para logo depois irem lanchar, às 16 horas. Acabam o seu dia às 16:30, quando vão para o parque brincar à espera dos pais.

Ficha de trabalho (28 de Abril): nesta ficha as crianças tinham que fazer a correspondência entre vários objectos, onde existiam duas colunas, para fazer essas ligações e de seguida tinham de pintar.

Aula de ginástica (28 de Abril): no ginásio, o professor já tinha o material necessário, que seriam os arcos, onde cada menino foi logo para o seu respectivo arco. Fizeram vários exercícios, onde tinham de passar bolas de várias cores aos colegas. Finalizaram a aula, com o jogo do lençinho à mão.

Hora do tapete (29 de Abril): Depois do lanche, as crianças sentaram-se no tapete para ouvirem a história do "Elefante Fan-Fan", que eu a contar a pedido da educadora. Depois da história contada, as crianças foram para as mesas de trabalho e fizeram desenhos sobre a história e no final cantaram a música do girassol aprendida no dia anterior.

Semana de 26 e 27 de Abril

Olá a todos! =) Cá estou para relatar estes primeiros dois dias de aulas do 3º período, o último, em que os nervos apertam. Em TPIE, começam os preparativos para a semana da criança e também a elaboração do relatório final da P.A.P. Quanto a Educação Física, a aula foi no ginásio grande, onde se podia fazer badminton e voleibol. Relativamente a Matemática, continuamos com os trabalhos sobre Euclides, que dizem respeito ao módulo de geometria. Já em Português, iniciámos uma nova obra Felizmente, Há Luar! E por fim, Saúde Infantil, alguns alunos apresentaram os trabalhos sobre as várias deficiências e eu e o meu grupo finalizámos o trabalho. Assim decorreu a primeira semana de aulas do 3º período.

Visita ao local de estágio





Estágio - 7 e 8 de Abril

Estes dois dias de estágio, serviram essencialmente para terminar a prenda para a Páscoa. Na quinta-feira, começaram então por fazer o pintainho para colocar no cesto que já estava feito, onde utilizaram plasticina amarela. Logo depois do lanche, como é habitual, as crianças dirigiram-se para a sala de jogos, para mais uma aula de ginástica, onde fizeram exercícios com arcos. De seguida, fomos até à capela rezar e regressámos à sala, onde algumas crianças foram terminar trabalhos e os restantes foram com a educadora para o parque. Depois de almoçarem, às crianças foram para a sala, para irem fazer a sesta. Acordaram e foram lanchar, para poderem ir para o parque brincar. Já na sexta-feira, a manhã decorreu de maneira diferente, pois às 10 horas, fomos para o ginásio, onde estavam algumas crianças a tirar fotografias, uma vez que neste dia, foi um fotógrafo ao colégio tirar fotografias a todas as crianças, tanto individualmente, como em grupo. Depois das fotografias tiradas, voltámos à sala e aí, as crianças dividiram-se pelas áreas da sala, isto porque já não havia muito tempo para iniciarem outra actividade. Às 12:00, as crianças já se encontravam a almoçar e às 13 horas, estavam prontas para fazerem a sesta. Enquanto dormiam, eu, a Patrícia e a Vina, íamos colocando a prenda da Páscoa dentro dos sacos, com os ovinhos de chocolate. Quando acordaram, fizeram a higiene e dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar. Terminaram o seu dia, no parque, como sempre, a brincar.

Semana de 4 a 6 de Abril

Esta semana de aulas, foi a última antes das férias da Páscoa. =) Na disciplina de Português, acabámos o módulo sobre Os Lusíadas / Mensagem em que no próximo período iremos entrar ao trabalho com um teste sobre o módulo. Em ECDM, fomos assistir, ao auditório, a uma pequena amostra sobre o trabalho feito com os alunos do conservatório, onde trouxeram vários instrumentos, já no final fomos nós os convidados a tocar um pouco. Quanto a Educação Física, a aula foi assistida, por outro professor da mesma disciplina, onde cada um de nós, apresentou os jogos, que temos vindo a apresentar em aulas anteriores. Por último, Saúde Infantil, a aula serviu para terminarmos o trabalho sobre deficiência mental, onde teremos que entregar para o próximo período. Assim decorreu a última semana de aulas. Uma Boa Páscoa para todos! =)

Estágio - 31 de Março e 1 de Abril

Mais dois dias de estágio, que tenho para partilhar! A rotina já bem conhecida de todos, às 9 horas dá-se o acolhimento, onde se dividem pelas áreas da sala, já por volta das 9:30, começa o plano de actividades. Às 10 horas, é a habitual hora do lanche, seguindo-se com a higiene, onde logo depois marcam as presenças e continuam com as actividades. Por volta das 11:45, voltam a fazer a higiene e vão para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, fazem novamente a higiene e regressam à sala para irem fazer a sesta até às 15:30, hora que acordam e vão à casa-de-banho, para às 16 horas estarem a lanchar no refeitório. Acabam o seu dia no parque, às 16:30, à espera que os seus familiares os venham buscar.

Prenda da Páscoa (31 de Março): Esta prenda, está a ser elaborada, por fases, pois, depois de estar pronto o cesto, neste dia, as palhinhas foram coladas, isto para irem secando.

Aula de Ginástica (31 de Março): A aula decorreu, desta vez, na sala de jogos, pois o ginásio estava em obras, mas na sala de jogos, devido ao espaço, as crianças fizeram exercícios com arcos.

Postal da Páscoa (1 de Abril): Neste postal, as crianças tinham de pintar o pintainho com canetas de feltro e de seguida, colar casca de ovo à volta do desenho e logo depois colar na cartolina.

História "Meninos de Todas as Cores" (1 de Abril): Nesta actividade, que foi dinamizada por mim, estando relacionada com o meu projecto, contei a história "Meninos de Todas as Cores", onde depois as crianças fizeram os desenhos.

Semana de 28 a 30 de Março

Mais uma semana de aulas e trabalho, passou no curso TAI. E esta, com uma visita especial, a nossa mamã e o seu rebento, David Miguel, que está cada vez mais bonito. =) Mas quanto às nossas disciplinas, começo por Matemática, onde nos foi proposto um trabalho sobre Euclides, um matemático, que irá servir para a avaliação do módulo, sobre geometria. Em Português, continuamos com a nossa matéria, a comparação entre Os Lusíadas e Mensagem. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no ginásio grande, onde fizeram badminton. A Psicologia, trabalhámos em pares, para construir e simular uma entrevista, isto para nos prepararmos para o mundo do trabalho. Relativamente a TPIE, hoje, imprimi mais uma história para levar para os meus meninos, para dar assim continuidade ao meu projecto. Por último, Saúde Infantil, continuamos com a pesquisa, para o trabalho que calhou ao meu grupo, deficiência mental. Assim passou mais uma semana.

Estágio - 24 e 25 de Março

Mais dois dias de estágio para partilhar! =) No dia 24, quinta-feira, como sempre às 9 horas já me encontrava no estágio, vesti logo a minha bata e fui ter com as crianças à sala de jogos, onde já estava a auxiliar para virem para a sala. Na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas e às 9:30, a educadora tinha uma ficha para as crianças fazerem, onde tinham de fazer corresponder os objectos, às suas "origens". Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas e foram lanchar. De seguida, foram fazer a higiene e foram para o ginásio, ter mais uma aula de ginástica, onde fizeram exercícios com os arcos. Depois da aula, fomos até à quinta dar um passeio e logo depois fomos um pouco até ao parque, onde estavam os meninos da outra sala dos 3 anos, isto, até irem almoçar. Às 11:45, foram fazer a higiene e de seguida foram almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Quando voltei da hora de almoço, às 14 horas, fiquei na sala com a educadora, a preparar alguns trabalhos, nomeadamente, que tinham haver com o placard, que diz respeito à Primavera. Acordaram às 15:30 e foram fazer a higiene e lanchar, para irem para o parque.

Dia 25, sexta-feira, a rotina foi a mesma, às 9:30, as crianças terminaram a ficha do dia anterior e às 10 horas, já estavam a lanchar. Depois da higiene, voltaram à sala para colocarem as presenças e logo depois sentaram-se no tapete, para ouvirem a história da "Ratinha Vaidosa". Depois de ouvirem a história, a turma foi dividida em grupos, uns foram fazer o desenho da história e outros ficaram comigo e com a auxiliar a fazer a prenda para a Páscoa, onde irei divulgar mais tarde, o que será! Ao Meio-Dia, as crianças foram fazer a higiene e foram almoçar. Como sempre, às 13 horas, já estavam a dormir. Da parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30 e foram fazer a higiene para irem lanchar, quando acabaram foram para o parque à espera dos pais.

Semana de 21 a 23 de Março

Mais uma semana de aulas, em que cada vez se aproxima mais a nossa Prova de Aptidão Profissional. Mas começo então por falar de Expressão Plástica, onde finalizámos as nossas pinturas em tecido. Em Português, iniciámos o estudo da Mensagem, de Fernando Pessoa, onde vamos cruzar com Os Lusíadas, de Luís de Camões. Também de referir nesta disciplina, é o teste, onde confesso, que poderia ter tido uma nota bem melhor. Em relação a TPIE, esta semana iniciámos a apresentação da caracterização da instituição, onde estamos a realizar a Formação em Contexto de Trabalho. Quanto a Psicologia, tivemos como convidada a Psicóloga Ana Domingos, que nos veio mostrar e explicar um Power Point, sobre como nos devemos comportar numa entrevista. Já em Saúde Infantil, foi-nos proposto um trabalho sobre tipos de deficiências, onde nos dividimos em grupo, ao que o meu irá trabalhar a deficiência mental. Ainda a destacar esta semana, foi a palestra sobre o Bullying, dada por uma professora da Universidade de Évora. Outra coisa, foi a visita à Quinta Ermelinda de Freitas, onde eu, a Bruna e a Directora de Turma, fomos reunir, para acertar alguns pontos, sobre o jantar, relacionado com o projecto "1 Escola com Sorrisos".

Prenda Dia do Pai!



Estágio - 17 de Março

Olá! =)
Cá estou eu, para partilhar mais um momento de estágio e quanto a esta semana, só pude comparecer na quinta-feira de manhã, pois na parte da tarde e na sexta-feira, estive presente, para dar uma ajuda no Festival de Cinema, SETANIMA. Mas quanto ao estágio, como sempre, às 9 horas já me encontrava no colégio, fui para a sala e logo depois chegaram as crianças com a auxiliar. Assim que entraram na sala, dividiram-se pelas áreas desta, onde eu fiquei com algumas crianças na área dos jogos, quanto às restantes crianças, a Vina e a Patrícia, iam chamando algumas crianças para terminarem actividades que tinham deixado anteriormente. Às 10 horas, começaram a arrumar a sala e foram lanchar. Por volta das 10:30, foram para o ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde o professor João, tinha vários arcos de 4 cores à disposição para as crianças escolherem. À medida que iam escolhendo, iam-se espalhando à frente do professor e seguindo sempre as suas indicações, de modo a fazerem os exercícios correctamente com os arcos. Já de saída, seguimos em direcção à capela, como já vem sendo habitual, para irmos rezar. De regresso à sala, a educadora sentou as crianças no tapete e contou-lhes uma história, enquanto eu e a Patrícia, íamos preparando as tintas para a actividade que iam fazer a seguir. Quando terminou de contar a história, fizeram os desenhos e eu e a auxiliar íamos chamando um a um, para iniciarem o placard da Primavera, onde começaram com a pintura das mãos em dois tons de verde. Às 12:00, as crianças foram fazer a higiene e foram almoçar. Às 13 horas, já estavam deitadas, prontas para fazere a sesta.

Semana de 14 a 16 de Março

Esta semana de aulas, tem sido dedicada, para alguns alunos, ao SETANIMA, o projecto de aptidão profissional do Fábio. Na segunda-feira, não fui à escola, pois estive doente, já na terça-feira, fui à primeira aula, que foi de TPIE, onde trabalhámos para a PAP, depois da aula fomos até ao SETANIMA, onde fiquei o resto do dia a dar uma ajudinha, pois estávamos dispensados das aulas. Hoje, quarta-feira, a aula de TPIE, como sempre foi dedicada à PAP, em Matemática também a aula foi cedida pela professora, para as nossas pesquisas e actividades. A Português, a professora, fez um breve resumo das reflexões contidas nos Lusíadas, logo depois a professora também cedeu a aula, para continuarmos o nosso trabalho, devido ao número insuficiente de alunos. Por último, Saúde Infantil, a professore trouxe uma convidada, para a nossa aula, a enfermeira Ana Rama, que nos veio falar de infecções nosocomiais, um tema bastante interessante, que nos veio alertar para o nosso dia-a-dia passado com as crianças, relativamente aos cuidados que devemos ter.

Estágio - 10 e 11 de Março

Na quinta-feira, dia 10, cheguei ao estágio e fui para a sala, onde já estava a Vina com um menino, vesti a minha bata e fui buscar as restantes crianças à sala de jogos. Já na sala, as crianças, como é habitual, dividiram-se pelas áreas da sala e às 9:30, começou o plano de actividades, onde começaram a fazer a prenda para o Dia do Pai, que por enquanto será surpresa! =) Às 10 horas as crianças, sentaram-se nas mesas e foram lanchar e às 10:30 dirigiram-se para o ginásio, para terem mais uma aula de ginástica, onde passaram por circuito, montado por cones, pelo banco sueco, pelos arcos e finalmente pelo mini-trampolim, onde concluíram no colchão com uma cambalhota. De saída da aula, dirigimo-nos à capela, para irmos rezar a Nossa Senhora. Já na sala, as crianças sentaram-se no tapete, para ouvirem uma história, que um menino chamado Miguel, trouxe, chamava-se então "A Galinha Ruiva", que por sugestão da educadora, aproveitei para contar esta história, que fala de valores relacionados com a amizade, dando assim continuidade ao meu projecto. Depois da história, fizeram o desenho do que tinham retido, enquanto que eu a Patrícia, ficámos numa mesa, a acabar uma parte da prenda do pai, com algumas crianças. Às 12:00, foi a hora de irem fazer a higiene à casa-de-banho, para depois irem almoçar. Às 13 horas, já estavam prontos para irem fazer a sesta. Na parte da tarde, às 14 horas, já as crianças todas estavam a dormir, enquanto isso, iam surgindo ideias da educadora, para os placard's, uma vez que se aproxima a Primavera. Acordaram por volta das 15:30 e foram lanchar, para depois irem para o parque, à espera do pais.
Já na sexta-feira, dia 11, só pude comparecer da parte da manhã, pois à tarde, fui assistir a uma palestra, com um realizador de cinema, no âmbito do projecto de aptidão profissional do Fábio, em que irá realizar o 1º festival de animação infantil de cinema em Setúbal, o SETANIMA. Contudo, às 9 horas, encontrava-me no estágio, fui buscar as crianças e na sala, depressa começou o plano de actividades, ainda em continuidade ao dia anterior, que foi a prenda para o Dia do Pai, em que já vai bastante adiantada. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida fizeram a higiene e voltaram à sala, para continuarem o que estavam a fazer, e desta vez as crianças foram iniciar o postal para juntar à prenda do pai, enquanto que as outras crianças estavam com a educadora a fazer um trabalho, ainda alusivo ao Carnaval. Depois do plano de actividades estar cumprido, as crianças sentaram-se no tapete, onde a educadora mostrou todos os desenhos, que as crianças tinham feito para o Pai. Às 12:00, foi a hora da higiene e do almoço, já depois de terem comido foram novamente fazer a higiene e depois foram fazer a sesta às 13 horas.

Saúde Oral Infantil

1. Quando nascem os primeiros dentes?
Os primeiros dentes nascem entre os seis e os oito meses de idade. Entre os dois anos e meio e os três anos, surgem cerca de vinte dentes temporários (são consideradas normais ligeiras variações de criança para criança).
2. Quando surgem os dentes definitivos?
A mudança dos dentes temporários ou de leite para os definitivos dá-se normalmente em duas fases: dos seis aos oito anos e dos dez aos doze anos.
3. Qual a idade ideal para a primeira consulta ao dentista?
Recomenda-se que as crianças façam a primeira visita ao dentista até fazerem um ano de idade. Esta consulta serve para uma observação do estado da sua saúde oral e para informar os pais sobre atitudes preventivas a tomar, assim como detectar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta, etc.) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada criança.
4. Qual a importância dos primeiros dentes?
Os dentes temporários, ou de leite, têm várias e importantes funções para o desenvolvimento normal das crianças aos níveis da estética, da mastigação, da manutenção do espaço entre os dentes permanentes, da fonética, da influência no crescimento dos maxilares, da respiração e da deglutição. Não devemos esquecer que os últimos dentes a serem substituídos não caem antes dos onze/doze anos e que, até então, devem realizar as suas funções correctamente.
5. Devem ter-se cuidados especiais com os dentes de leite?
Os dentes de leite podem ser afectados por cáries, tal como acontece com os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez iniciada a cárie, esta avance rapidamente e afecte o tecido nervoso do dente mais depressa do que acontece nos dentes definitivos.Evitar a dor produzida pela cárie é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes. Além disso, há que recordar que a perda precoce dos dentes de leite, por cárie ou por qualquer outro motivo, pode levar à perda de espaço e a uma sobreposição da dentição definitiva, levando mais tarde a problemas oclusivos e funcionais.
6. Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil?
Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um bom crescimento, desenvolvimento, funcionamento e manutenção dos dentes da criança.Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida em água, bem como estabelecer hábitos correctos de alimentação.
A prevenção é eficaz quase a 100% quando iniciada precocemente. Assim:
- Limpe os dentes e a boca da criança pelo menos duas vezes por dia (depois do pequeno almoço e antes de dormir), utilizando as técnicas adequada à idade do seu filho indicadas pelo dentista e/ou higienista oral;
- Não permita a utilização passiva do biberão enquanto a criança dorme, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Introduza alimentos semi-sólidos e sólidos na dieta a partir do primeiro ano e substitua o biberão pela colher e copo, uma vez que a mastigação ajuda a um correcto desenvolvimento ósseo e muscular;
- Desencoraje a utilização da chupeta após o primeiro ano de idade para evitar deformações dos dentes e gengivas e vigie a criança para que não se desenvolvam hábitos de sucção digital, mais prejudicial do que o uso da chupeta;
- Nunca utilize adoçantes ou mel na chupeta, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Evite alimentos com elevado conteúdo de açúcares, especialmente entre as refeições;
- Até aos três anos devem ser os pais a realizar a higiene oral dos filhos. A partir dessa idade e à medida que a criança cresce, a responsabilidade irá passando progressivamente para ela, mas sempre sob supervisão dos pais. Só a partir dos seis/oito anos de idade é que as crianças adquirem uma capacidade psicomotora que lhes permite realizar uma higiene oral correcta.
fonte: http://www.ptacs.pt/page.aspx?idCat=1661

6 de Março - Dia Europeu da Terapia da Fala

Um dos objectivos deste dia é o de informar melhor o grande público e profissionais, não só sobre o desenvolvimento da linguagem nessa faixa etária, mas também sobre actividade do Terapeuta da Fala.
O que é a Terapia da Fala?
A Terapia da Fala desenvolve actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
O que faz o Terapeuta da Fala?
É o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas, ao nível da fala e linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

Estágio - 3 e 4 de Março

Na quinta-feira, dia 3, o dia começa, como sempre às 9 horas. Cheguei ao estágio e fui até à sala, onde já se encontrava a educadora e um encarregado de educação a ver as máscaras de Carnaval. Entretanto fui buscar as crianças à sala de jogos, onde já se encontrava a auxiliar. Retirámos os lanches e colocámos no tabuleiro. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas, enquanto a educadora ia chamando alguns meninos de cada vez, para fazerem um trabalho sobre o Carnaval, enquanto que eu e a Patrícia, íamos colocando os elásticos nas máscaras. Às 10 horas, foi a hora do lanche, de seguida fizeram a higiene e depois, às 10:30, já se encontravam prontos para a aula de ginástica. Nesta aula, o professor tinha o percurso já montada, como sempre, então o que as crianças tinham de fazer era passar por cima dos cones, rebolar em cima do colchão grande, passar por cima do banco sueco e por fim saltitar em cima do mini-trampolim. No final da aula, fizeram uma fila e colocaram as máscaras que tinham feito, pois íamos dar um passeio à quinta. No passeio, começamos por visitar os animais, o cão Rex, as galinhas e as ovelhas, de seguida, o passeio continuou com as fotografias tiradas pela educadora, com as máscaras. Regressámos à sala, onde fizemos o jogo das cadeiras com os chapéus de Carnaval, onde quem ganhava recebia um rebuçado. Por volta do meio-dia, foram à casa-de-banho e depois dirigiram-se para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, já se encontravam prontos para fazerem a sesta. À tarde, acordaram por volta das 15:30, foram fazer a higiene, depois foram lanchar e às 16:30, foram para o parque à espera dos pais.
Já na sexta-feira, dia 4, o dia foi completamente diferente, pois em vésperas de Carnaval, as crianças foram todas mascaradas para a escola, às 9 horas, lá se encontravam todos fantasiados, uns de pilotos, outros de capuchinho vermelho, fadas, princesas, etc. Até às 10 horas, todos estávamos mascarados, educadoras e auxiliares, todas de palhaço. Depois do lanche, fomos até ao parque do Bonfim, dar um passeio, onde tirámos fotografias, depois regressámos às 11:30, para irem almoçar. Neste dia, o normal seria irem dormir a sesta, mas não, as crianças foram para o parque, juntamente com as outras salas, pois à tarde, fomos para o pátio dançar, onde estavam as outras educadoras e professores com as crianças. Às 15:30, foi hora de lanchar e de seguida foram para o parque brincar, à espera dos pais.

Decoração e trabalhos de Carnaval!








Semana de 28 de Fevereiro a 2 de Março

Olá a todos! Aqui me encontro para relatar mais uma semana de aulas. Começo então por falar de Expressão Plástica, onde esta foi a última semana para acabarmos as nossas pinturas em tecido. Em TPIE, esta semana fomos divulgar o projecto "1 Escola com Sorrisos" a duas turmas do 8º ano, onde foi o nosso testemunho foi bastante importante, pois juntamente com a Professora Fátima, demos a conhecer o projecto. Quanto a Português, esta semana realizámos o teste sobre Fernando Pessoa Ortónimo e os seus Heterónimos, em que me podia ter corrido um pouco melhor, mas o melhor será esperar pela nota. Já em Educação Física, a aula foi no ginásio grande, onde fizemos badminton. Relativamente a Psicologia, terminámos os nossos currículos e cartas de apresentação, que contam para a avaliação do módulo. Ainda a destacar esta semana, foi a visita da nossa Mamã e o seu rebento David Miguel, que nos veio conhecer. Assim decorreu mais uma curta semana de aulas.

Estágio - 24 e 25 de Fevereiro

Na quinta-feira, como sempre, entrámos às 9 horas, fui à sala buscar as crianças à sala de jogos. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas que constituem a sala, enquanto que a educadora ia chamando alguns meninos para acabarem uns trabalhos que tinham em atraso. Depressa chegaram as 10 horas e também a hora do lanche matinal, de seguida foram à casa-de-banho e logo depois dirigiram-se para o ginásio, onde o professor já tinha o colchão no meio, para os exercícios, primeiro que tudo como aquecimento andaram à volta do colchão e depois fizeram um exercício com os arcos, o professor colocou então quatro arcos de cores diferentes, antes e depois do colchão, de seguida chamou quatro meninos, um para cada arco, o que tinham de fazer era, ir até ao outro lado do colchão e encontrarem a cor certa do seu arco, e assim sucessivamente. Depois da aula de ginástica, fomos dar um passeio até à quinta, onde começamos por colocar os chapéus, pois o sol estava muito forte, logo depois demos início ao passeio, começamos pelos animais, vimos o cão Rex, as galinhas, os patos e as ovelhas, de seguida fomos passando e vendo as árvores de fruto, como as bananeiras, as laranjeiras, já de regresso fomos apanhar flores e colocar junto da imagem de Nossa Senhora, que também se encontra na quinta. Já na sala, a educadora falou dos fatos de Carnaval, onde cada um disse do que se iria mascarar. Depois desta conversa, às 11:45, foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, as crianças já se encontravam deitadas para fazerem a sesta. Na parte da tarde, quando acordaram, eram já 15:40 e foram logo lanchar e de seguida para o parque.
Na sexta-feira, fui buscar as crianças à sala de jogos e na sala a educadora começou por dar-me a cara do palhaço, que irá ficar no placard exterior, para continuar a elaboração, e desta vez, fomos fazer o nariz do palhaço com pedaços de papel amachucado e de seguida fizemos o laço, enquanto isso, outras crianças iam fazendo as máscaras de Carnaval. Às 10 horas, estavam já sentados nas mesas para lancharem, depois foram à casa-de-banho e de seguida sentaram-se no tapete, para eu dar início à minha segunda actividade, à dinamização de um livro de histórias, onde comecei pela história do "Patinho Feio", que trata o valor do respeito. Depois de ouvirem a história fizeram o desenho que irá constar no livro. Às 12:00, foi a hora da higiene e do almoço e por volta das 13 horas foram dormir a sesta, para a sala. Na parte da tarde, fiquei um pouco na sala e de seguida fui colocar os lanches na mesa, às 15:30 acordaram e forma logo lanchar, para depois irem para o parque brincar, à espera do pais.

Semana de 21 a 23 de Fevereiro

Mais uma semana que passou. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que continuamos com as pinturas em tecido. Em Português, a aula foi assistida, ou seja, a professora foi ser avaliada por outra professora da escola e da mesma disciplina, como é óbvio, onde correu bastante bem e onde apresentámos as nossas odes e manifestos. Também nesta disciplina começamos a dar Os Lusíadas/ A Mensagem. Em ECDM, foi altura de entregar a história ao professor, que iremos elaborar com os fantoches de espuma. A TPIE, cada um reuniu com a professora, para dar conta de como vai o desenvolvimento do projecto. Em Educação Física, a aula foi no exterior, em que começamos com o normal aquecimento, a corrida de 10 minutos, e de seguida com situação de jogo de basquetebol. Na Terça-feira, na parte da tarde, fomos assistir a uma palestra dada pelo inspector da P.J. que falou de "mentes criminosas" e a importância de todos os pormenores detectados. Na aula de Psicologia, foi a continuação das cartas de apresentação e dos currículos a elaborar para finalizar o módulo. De destacar nesta semana, foi a inscrição no exame de Português, que será realizado em Junho próximo.

Trabalhos









Estágio - 17 e 18 de Fevereiro

Decorreram mais dois dias de formação no colégio Sant' Ana. Na quinta-feira, dia 17, quando cheguei, ainda as crianças não estavam na sala, então vesti a bata e fui buscá-las à sala de jogos. Já na sala, as crianças foram às áreas que mais gostam e às 9:30, já se encontravam a trabalhar. Neste dia, as actividades estavam relacionadas com a chuva, contudo algumas crianças já tinham iniciado durante a semana, mas os que tinham faltado pintaram então um guarda-chuva, com várias cores à disposição e depois de seco, dizeram a chuva com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças sentaram nas mesas, para lancharem, para às 10:30, estarem prontos para a aula de ginástica. Na aula, o professor já tinha montado o exercício, que tinha quatro arcos e quatro cones, e assim que chegámos começou a chamar as crianças, uma para cada arco, e as restantes ficaram atrás, numa filha, depois tinham de ir a correr até ao cone e voltar para trás, já noutro exercício, as crianças tinham de atirar a bola até bater no cone. Quando a aula acabou, dirigimo-nos à capela, como é habitual para irmos rezar e de regresso à sala as actividades continuaram e desta vez, foi o guarda-chuva fechado que tinham de pintar com lápis de cor. Às 11:55, as crianças foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Já na parte da tarde, quando as crianças estavam a acordar receberam a visita da Presidente da Câmara de Setúbal, que veio visitar o colégio. Depois desta breve visita, as crianças levantaram-se e foram lanchar e de seguida para o parque.
Na sexta-feira, dia 18, a rotina continua igual, as actividades começaram às 9:30, ainda em continuação às de ontem que tinham a haver com a chuva. Às 10 horas, como sempre fizeram o se lanche matinal e logo depois sentaram-se no tapete, para dar início à actividade que irei fazer com as crianças, que será a elaboração do livro de histórias, então para começar a educadora fez um apanhado da história do "Patinho Feio", que trata o valor do respeito, de seguida foram fazer ilustrações da história que ouviram e eu ia chamando um menino de cada vez, para fazerem a ficha das emoções, que irá servir para mais tarde fazer um exercício relacionado com a minha P.A.P., enquanto que a auxiliar ficou com algumas crianças numa mesa, para fazerem o trabalho das nuvens. Às 11:45, foram almoçar e regressaram à sala um pouco antes das 13 horas para fazerem a sesta. Já na parte da tarde, acordaram às 15:40 e foram lanchar, para depois irem para o parque à espera dos pais.

Violência Doméstica

A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Considera-se violência doméstica “qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo directo ou indirecto (por meio de ameaças, enganos, coacção ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado que o agente da violência, seja cônjuge ou companheiro marital ou ex-cônjuge ou ex-companheiro marital”. É um fenómeno bastante complexo e composto por diversos factores, sejam eles, “sociais, culturais, psicológicos, ideológicos, económicos, etc.”

Semana de 14 a 16 de Fevereiro

Mais uma semanita de aulas que passou e na minha opinião, bastante rápido. Começo então por Expressão Plástica, onde continuamos com as nossas pinturas em tecido e no meu caso já terminei as que tinha no meu projecto, mas como é óbvio já pesquisei e vou fazer mais bonecos nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, a PAP, continua a ser a nossa prioridade. Já em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e desta vez estamos a abordar o heterónimo Álvaro de Campos. Relativamente a ECDM, nesta aula, eu e o meu grupo fizemos a história da "Casinha de Chocolate", que servirá para fazermos os fantoches de espuma. A Educação Física, a aula foi no ginásio pequeno, onde apresentámos a terceira ronda de jogos para crianças, em que destaco o jogo do Fábio, que era o seguinte: a turma era formada por pares e um elemento iria vestir o outro de palhaço, no entanto, estavam em lados opostos e enquanto a música tocava o jogo ia-se desenrolando. Mesmo muito giro e original. Na Terça-feira, na parte da tarde, fomos a uma palestra sobre violência doméstica, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, de uma turma de 12º ano, em que abordavam esse tema, tendo como convidada uma senhora da APAV. Quanto a Psicologia, fizemos estivemos a trabalhar nos computadores, nomeadamente no site da netemprego, onde vamos simular a procura de emprego, dentro da área que nos agrada mais, claro, tendo que fazer uma carta de apresentação. Por último, em Saúde Infantil, continuamos com o trabalho sobre sexualidade infantil.

Estágio - 10 e 11 de Fevereiro

Olá! Mais uma postagem, para descrever estes dois dias de estágio. Começo então por quinta-feira, dia 10, que como sempre começou as 9 horas. Assim que cheguei dirigi-me para a sala, vesti a bata e as crianças já vinham a caminho com a auxiliar, despiram os casacos, retiraram os lanches das mochilas e colocaram no tabuleiro. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas da sala e a educadora ia chamando aos poucos para a mesa, para irem trabalhar. Começaram então, por ir para uma mesa, fazer o desenho da visita que tinham feito à Olaria, no dia anterior, enquanto que as outras crianças ficaram com a educadora noutra mesa a fazer outras actividades. Um pouco antes das 10 horas, começaram a lanchar, pois iriam ter aula de ginástica, às 10:30. Nesta aula, o professor já tinha o circuito montado, em que tinham de passar em zig-zag pelos cones, saltitar em cima do colchão, de seguida, passar pelos arcos e por último, saltitar no mini-trampolim e finalizar com uma cambalhota, no colchão. Finalizada a aula, dirigimo-nos até à capela para rezar. Regressámos à sala e as actividades continuaram, desta vez, a educadora Vina, falou das actividades que iriam fazer, relacionadas com gelo e com a neve. Feitas as explicações, eu e a auxiliar ficamos numa mesa, com algumas crianças a pintar um iglô, pois tinham, que com o dedo pintar a casa, já com a tinta misturada, azul e branco. Por volta das 11:55, as crianças foram à casa-de-banho fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala para fazer a sesta. Na parte da tarde, eu, a auxiliar e a educadora estivemos na sala, a preparar a prenda para o Dia do Pai. Às 15:30, acordaram e foram fazer a higiene para mais tarde irem lanchar e de seguida para o parque.
No dia 11, sexta-feira, às 9 horas, fui buscar as crianças à sala de jogos, para virem para a sala, onde depressa escolheram as suas áreas. Eu, fiquei numa mesa com algumas crianças a fazer jogos e puzzles. Uns minutos mais tarde, fui para uma mesa acabar o trabalho do iglô com alguns meninos, que tinham faltado no dia anterior. Às 10 horas, foi a hora do lanche, seguiu-se a higiene e quando voltaram sentaram-se no tapete e ouviram a explicação da educadora acerca de uma espécie de quadro, que a avó de um menino pintou, onde estavam ilustrados os continentes e os oceanos. Após a explicação, foram divididos em mesas, onde iam fazendo trabalhos diferentes, quanto aos que ficaram na minha mesa, a actividade era fazer um desenho para o Tomás, que tinha feito anos e como é habitual, a educadora elabora um livro com desenhos feito pelos amigos. Às 11:45, foram fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar, para às 13 horas estarem prontos para irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltámos da hora de almoço, as crianças já dormiam e por volta das 15:30, acordaram e foram à casa-de-banho fazer a higiene, depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque, para os pais os irem buscar, finalizando assim mais uma semana.

Semana de 7 a 9 de Fevereiro

Mais uma semana que decorreu no curso T.A.I. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que dei início à pintura em tecido, ou seja, nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, continua a preparação da nossa PAP e onde adquiri mais lápis, para levar para a minha instituição. Em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e a analisar poemas. Já em Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde fizemos o normal aquecimento e depois fizemos situação de jogo de futebol e de basquetebol. Relativamente a Psicologia, demos início ao estudo de outro módulo, que está relacionado com as profissões, onde analisámos um site do instituto de emprego. Finalmente Saúde Infantil, estivemos a iniciar o trabalho sobre educação sexual, onde iremos fazer um folheto. Assim se passou mais uma semana.

Estágio - 3 e 4 de Fevereiro

Olá a todos! Venho então fazer mais um relato de dois dias de estágio. No dia 3, quinta-feira, às 9 horas, vieram da sala de jogos para a sala dos girassóis, onde se espalharam pelas áreas da sala, ou então iam fazer jogos para as mesas. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida foram fazer a higiene e logo depois, às 10:30, foram para o ginásio, para mais uma aula, onde desta vez, o professor tinha arcos espalhados pelo chão e cada criança tinha de se colocar dentro deste e à medida que o professor ia fazendo os exercícios, as crianças iam fazendo também, como por exemplo, pôr um pé fora do arco e o outro dentro, mas a saltar. Acabada a aula de ginástica, fomos dar um passeio até à quinta, onde as crianças viram os animais, as árvores de fruto e ainda comeram laranjas, no final do passeio, como é habitual, rezámos a Nossa Senhora e dirigimo-nos à sala, onde as crianças se sentaram no tapete e ouviram a história que a educadora contou, que se chamava, "O Pinguim Que Detestava o Gelo" e no final da história explicou-lhes as actividades que iriam fazer no dia seguinte, que estavam relacionadas com a história. Por volta das 12:00 foram almoçar e às 13 horas, já se encontravam na sala, para fazerem a sesta. Na parte da tarde, acordaram às 15:30, como é habitual e foram lanchar e de seguida para o parque.
Dia 4, sexta-feira, como sempre entraram às 9 horas e foram para a sala, onde começaram logo a trabalhar. Numa mesa, fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a fazer a actividade dos pinguins, onde com a caneta de feltro cor-de-laranja, tinham de pintar o bico e os pés e com o dedo molhavam em tinta preta e pintavam a parte de fora, faltou então fazer a colagem do algodão na parte da frente. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, quando acabaram foram à casa-de-banho e voltaram à sala para continuarem com as actividades e por volta das 11:15, a educadora Vina e eu fomos para uma mesa fazer bonecos de neve em massa, isto porque, na próxima quarta-feira, vão à Olaria e serviu então como um 'treino'. A actividade consistiu então no seguinte, a educadora cortava pedaços de massa, para as crianças fazerem o corpo do boneco e com um palito juntava-se as duas partes, para não correr o risco de se separar, de seguida colocaram os olhos, que eram missangas pretas, depois foi a vez do nariz e dos braços, que foram palhinhas cor-de-laranja e verde, respectivamente, no final fizeram os chapéus que era um elemento das bolotas. Uma actividade bastante interessante. Às 11:45, a Vina fez um reconto da história do pinguim, dado que havia alguns meninos que não tinham estado presentes no dia anterior. Ao meio-dia, as crianças foram fazer a higiene e logo depois dirigiram-se para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, foram para a sala, para mais uma sesta. Acordaram então às 15:30 e foram lanchar e de seguida para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.

Notícia!


Semana de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro

Mais uma semana de aulas para partilhar convosco. Na disciplina de Expressão Plástica, o trabalho que estamos a desenvolver, a pintura em tecidos, está a decorrer bem, no meu caso, já tenho as fraldas que vou pintar, para oferecer, o desenho já está passado, já só falta a pintura. Na segunda-feira, como não houve aula de manhã, acabámos por ter TPIE, nessa hora e então saímos mais cedo. Nesta aula, continuam os projectos relacionados com a PAP. Já em Português, estamos a analisar poemas de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, onde resolvemos uma ficha. Relativamente a ECDM, estamos a trabalhar nos fantoches de espuma, um trabalho sugerido pelo professor. Quanto a Educação Física, já começou a segunda ronda de jogos, para apresentar à turma e desta vez, tinhamos estipulado, idades entre os 5 e os 8 anos. Em Matemática, continuamos com a uma matéria bastante complicada, que é a geometria no espaço, mas que aos poucos se vai percebendo. Finalmente em Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre a deficiência e foram expostos lá fora no placard. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 27 e 28 de Janeiro

Mais dois dias de estágio, que na minha opinião, passaram a correr. A rotina já é conhecida, às 9 horas, faz-se o acolhimento das crianças, dividem-se pelas várias áreas da sala, às 9:30, é hora do plano de actividades proposto pela educadora e às 10 horas, chega o lanche matinal, logo depois continuam as actividades e por volta das 11:45, faz-se a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, vão de novo à casa-de-banho e vão para a sala para fazerem a sesta. Da parte da tarde, acordam por volta das 15:30 e às 16 horas vão lanchar e depois vão para o parque ou para a sala de jogos à espera que os pais os vão buscar.
Pintura de luvas (27 de Janeiro): Esta actividade, já tinha sido iniciada durante a semana, mas mesmo assim ainda tive de auxiliar alguns meninos, pois neste pintura de luvas, as crianças podiam misturar as cores que quisessem, de modo, a que ficassem iguais.
Aula de Ginástica (27 de Janeiro): Nesta aula, o professor sentou as crianças no colchão e contou uma história sobre peixinhos, depois dividiu a turma em dois grupos, em que os que ficavam no colchão eram a rede e os que ficavam de fora eram os peixinhos e enquanto a rede contava até 10, de mãos dadas, os peixinhos tinham de entrar e sair da rede até aos 10 e os que ficassem lá dentro perdiam.
Pintura - desenho de D. Bosco (28 de Janeiro): Esta actividade deve-se ao fundador das casas salesianas, que se chama D. Bosco, onde já tive oportunidade de referir aqui no blog, em que se está a aproximar o seu aniversário. Foi então, apartir das fotocópias, que tinham desenhadas D. Bosco, que as crianças pintaram com o dedo, de bege e preto, a cara, o cabelo e a roupa, respectivamente.
Gorros (28 de Janeiro): Nesta actividade, todas as crianças já tinham feito o gorro durante a semana e neste dia, as crianças colaram o gorro, já recortado, numa folha A3 e com canetas de feltro fizeram a própria cara, em que o resultado final foi bastante positivo, onde saíram caras muito giras.
Ainda a destacar nesta semana, foi a surpresa de um gafanhoto, que estava preso num recipiente, apanhado na quinta, e hoje foi altura de o deitarmos à quinta, de onde ele veio.

Semana de 24 a 26 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que decorreu. Começo por falar de Expressão Plástica, em que estamos a terminar os nossos projectos e a combinar, qual será a melhor maneira de dividir as tintas, por todos, contudo na segunda-feira, saímos mais cedo da aula, pois fomos ao Auditório de Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro intitulada "O Pinóquio" (referida na postagem anterior), logo nessa parte da manhã já não houve mais aulas. Em Português, desta vez, estamos a dar os heterónimos. Já em TPIE, continuamos com o projecto "1 Escola com Sorrisos", e já com novas novidades sobre Essipe. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde jogámos basquetebol. Assim terminou mais uma semana de aulas.

Teatro "O Pinóquio"

Na segunda-feira, dia 24, fomos até ao Auditório da Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro que se intitula, "O Pinóquio", da Companhia de Teatro do Espelho Mágico. Chegámos ao local, por volta das 10 horas, entrámos no auditório e as crianças de alguns infantários de Setúbal iam chegando. A peça começou por volta das 11 horas, onde houveram algumas adaptações. Afinal de contas, já era uma história bem conhecida de todos nós, mas assim que começou, entraram palhaços por alguns sítios, que foi o pano de fundo para a história, isto porque o pinóquio ia trabalhar no circo, onde gira o enredo da história. No final da peça, fomos até aos bastidores e fomos embora, de regresso à escola. Foi uma manhã diferente e que é para repetir, uma vez, que gosto de teatro.

Placard Exterior - Sala dos Girassóis (Inverno)