Estágio - 24 e 25 de Fevereiro

Na quinta-feira, como sempre, entrámos às 9 horas, fui à sala buscar as crianças à sala de jogos. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas que constituem a sala, enquanto que a educadora ia chamando alguns meninos para acabarem uns trabalhos que tinham em atraso. Depressa chegaram as 10 horas e também a hora do lanche matinal, de seguida foram à casa-de-banho e logo depois dirigiram-se para o ginásio, onde o professor já tinha o colchão no meio, para os exercícios, primeiro que tudo como aquecimento andaram à volta do colchão e depois fizeram um exercício com os arcos, o professor colocou então quatro arcos de cores diferentes, antes e depois do colchão, de seguida chamou quatro meninos, um para cada arco, o que tinham de fazer era, ir até ao outro lado do colchão e encontrarem a cor certa do seu arco, e assim sucessivamente. Depois da aula de ginástica, fomos dar um passeio até à quinta, onde começamos por colocar os chapéus, pois o sol estava muito forte, logo depois demos início ao passeio, começamos pelos animais, vimos o cão Rex, as galinhas, os patos e as ovelhas, de seguida fomos passando e vendo as árvores de fruto, como as bananeiras, as laranjeiras, já de regresso fomos apanhar flores e colocar junto da imagem de Nossa Senhora, que também se encontra na quinta. Já na sala, a educadora falou dos fatos de Carnaval, onde cada um disse do que se iria mascarar. Depois desta conversa, às 11:45, foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, as crianças já se encontravam deitadas para fazerem a sesta. Na parte da tarde, quando acordaram, eram já 15:40 e foram logo lanchar e de seguida para o parque.
Na sexta-feira, fui buscar as crianças à sala de jogos e na sala a educadora começou por dar-me a cara do palhaço, que irá ficar no placard exterior, para continuar a elaboração, e desta vez, fomos fazer o nariz do palhaço com pedaços de papel amachucado e de seguida fizemos o laço, enquanto isso, outras crianças iam fazendo as máscaras de Carnaval. Às 10 horas, estavam já sentados nas mesas para lancharem, depois foram à casa-de-banho e de seguida sentaram-se no tapete, para eu dar início à minha segunda actividade, à dinamização de um livro de histórias, onde comecei pela história do "Patinho Feio", que trata o valor do respeito. Depois de ouvirem a história fizeram o desenho que irá constar no livro. Às 12:00, foi a hora da higiene e do almoço e por volta das 13 horas foram dormir a sesta, para a sala. Na parte da tarde, fiquei um pouco na sala e de seguida fui colocar os lanches na mesa, às 15:30 acordaram e forma logo lanchar, para depois irem para o parque brincar, à espera do pais.

Semana de 21 a 23 de Fevereiro

Mais uma semana que passou. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que continuamos com as pinturas em tecido. Em Português, a aula foi assistida, ou seja, a professora foi ser avaliada por outra professora da escola e da mesma disciplina, como é óbvio, onde correu bastante bem e onde apresentámos as nossas odes e manifestos. Também nesta disciplina começamos a dar Os Lusíadas/ A Mensagem. Em ECDM, foi altura de entregar a história ao professor, que iremos elaborar com os fantoches de espuma. A TPIE, cada um reuniu com a professora, para dar conta de como vai o desenvolvimento do projecto. Em Educação Física, a aula foi no exterior, em que começamos com o normal aquecimento, a corrida de 10 minutos, e de seguida com situação de jogo de basquetebol. Na Terça-feira, na parte da tarde, fomos assistir a uma palestra dada pelo inspector da P.J. que falou de "mentes criminosas" e a importância de todos os pormenores detectados. Na aula de Psicologia, foi a continuação das cartas de apresentação e dos currículos a elaborar para finalizar o módulo. De destacar nesta semana, foi a inscrição no exame de Português, que será realizado em Junho próximo.

Trabalhos









Estágio - 17 e 18 de Fevereiro

Decorreram mais dois dias de formação no colégio Sant' Ana. Na quinta-feira, dia 17, quando cheguei, ainda as crianças não estavam na sala, então vesti a bata e fui buscá-las à sala de jogos. Já na sala, as crianças foram às áreas que mais gostam e às 9:30, já se encontravam a trabalhar. Neste dia, as actividades estavam relacionadas com a chuva, contudo algumas crianças já tinham iniciado durante a semana, mas os que tinham faltado pintaram então um guarda-chuva, com várias cores à disposição e depois de seco, dizeram a chuva com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças sentaram nas mesas, para lancharem, para às 10:30, estarem prontos para a aula de ginástica. Na aula, o professor já tinha montado o exercício, que tinha quatro arcos e quatro cones, e assim que chegámos começou a chamar as crianças, uma para cada arco, e as restantes ficaram atrás, numa filha, depois tinham de ir a correr até ao cone e voltar para trás, já noutro exercício, as crianças tinham de atirar a bola até bater no cone. Quando a aula acabou, dirigimo-nos à capela, como é habitual para irmos rezar e de regresso à sala as actividades continuaram e desta vez, foi o guarda-chuva fechado que tinham de pintar com lápis de cor. Às 11:55, as crianças foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Já na parte da tarde, quando as crianças estavam a acordar receberam a visita da Presidente da Câmara de Setúbal, que veio visitar o colégio. Depois desta breve visita, as crianças levantaram-se e foram lanchar e de seguida para o parque.
Na sexta-feira, dia 18, a rotina continua igual, as actividades começaram às 9:30, ainda em continuação às de ontem que tinham a haver com a chuva. Às 10 horas, como sempre fizeram o se lanche matinal e logo depois sentaram-se no tapete, para dar início à actividade que irei fazer com as crianças, que será a elaboração do livro de histórias, então para começar a educadora fez um apanhado da história do "Patinho Feio", que trata o valor do respeito, de seguida foram fazer ilustrações da história que ouviram e eu ia chamando um menino de cada vez, para fazerem a ficha das emoções, que irá servir para mais tarde fazer um exercício relacionado com a minha P.A.P., enquanto que a auxiliar ficou com algumas crianças numa mesa, para fazerem o trabalho das nuvens. Às 11:45, foram almoçar e regressaram à sala um pouco antes das 13 horas para fazerem a sesta. Já na parte da tarde, acordaram às 15:40 e foram lanchar, para depois irem para o parque à espera dos pais.

Violência Doméstica

A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Considera-se violência doméstica “qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo directo ou indirecto (por meio de ameaças, enganos, coacção ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado que o agente da violência, seja cônjuge ou companheiro marital ou ex-cônjuge ou ex-companheiro marital”. É um fenómeno bastante complexo e composto por diversos factores, sejam eles, “sociais, culturais, psicológicos, ideológicos, económicos, etc.”

Semana de 14 a 16 de Fevereiro

Mais uma semanita de aulas que passou e na minha opinião, bastante rápido. Começo então por Expressão Plástica, onde continuamos com as nossas pinturas em tecido e no meu caso já terminei as que tinha no meu projecto, mas como é óbvio já pesquisei e vou fazer mais bonecos nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, a PAP, continua a ser a nossa prioridade. Já em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e desta vez estamos a abordar o heterónimo Álvaro de Campos. Relativamente a ECDM, nesta aula, eu e o meu grupo fizemos a história da "Casinha de Chocolate", que servirá para fazermos os fantoches de espuma. A Educação Física, a aula foi no ginásio pequeno, onde apresentámos a terceira ronda de jogos para crianças, em que destaco o jogo do Fábio, que era o seguinte: a turma era formada por pares e um elemento iria vestir o outro de palhaço, no entanto, estavam em lados opostos e enquanto a música tocava o jogo ia-se desenrolando. Mesmo muito giro e original. Na Terça-feira, na parte da tarde, fomos a uma palestra sobre violência doméstica, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, de uma turma de 12º ano, em que abordavam esse tema, tendo como convidada uma senhora da APAV. Quanto a Psicologia, fizemos estivemos a trabalhar nos computadores, nomeadamente no site da netemprego, onde vamos simular a procura de emprego, dentro da área que nos agrada mais, claro, tendo que fazer uma carta de apresentação. Por último, em Saúde Infantil, continuamos com o trabalho sobre sexualidade infantil.

Estágio - 10 e 11 de Fevereiro

Olá! Mais uma postagem, para descrever estes dois dias de estágio. Começo então por quinta-feira, dia 10, que como sempre começou as 9 horas. Assim que cheguei dirigi-me para a sala, vesti a bata e as crianças já vinham a caminho com a auxiliar, despiram os casacos, retiraram os lanches das mochilas e colocaram no tabuleiro. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas da sala e a educadora ia chamando aos poucos para a mesa, para irem trabalhar. Começaram então, por ir para uma mesa, fazer o desenho da visita que tinham feito à Olaria, no dia anterior, enquanto que as outras crianças ficaram com a educadora noutra mesa a fazer outras actividades. Um pouco antes das 10 horas, começaram a lanchar, pois iriam ter aula de ginástica, às 10:30. Nesta aula, o professor já tinha o circuito montado, em que tinham de passar em zig-zag pelos cones, saltitar em cima do colchão, de seguida, passar pelos arcos e por último, saltitar no mini-trampolim e finalizar com uma cambalhota, no colchão. Finalizada a aula, dirigimo-nos até à capela para rezar. Regressámos à sala e as actividades continuaram, desta vez, a educadora Vina, falou das actividades que iriam fazer, relacionadas com gelo e com a neve. Feitas as explicações, eu e a auxiliar ficamos numa mesa, com algumas crianças a pintar um iglô, pois tinham, que com o dedo pintar a casa, já com a tinta misturada, azul e branco. Por volta das 11:55, as crianças foram à casa-de-banho fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala para fazer a sesta. Na parte da tarde, eu, a auxiliar e a educadora estivemos na sala, a preparar a prenda para o Dia do Pai. Às 15:30, acordaram e foram fazer a higiene para mais tarde irem lanchar e de seguida para o parque.
No dia 11, sexta-feira, às 9 horas, fui buscar as crianças à sala de jogos, para virem para a sala, onde depressa escolheram as suas áreas. Eu, fiquei numa mesa com algumas crianças a fazer jogos e puzzles. Uns minutos mais tarde, fui para uma mesa acabar o trabalho do iglô com alguns meninos, que tinham faltado no dia anterior. Às 10 horas, foi a hora do lanche, seguiu-se a higiene e quando voltaram sentaram-se no tapete e ouviram a explicação da educadora acerca de uma espécie de quadro, que a avó de um menino pintou, onde estavam ilustrados os continentes e os oceanos. Após a explicação, foram divididos em mesas, onde iam fazendo trabalhos diferentes, quanto aos que ficaram na minha mesa, a actividade era fazer um desenho para o Tomás, que tinha feito anos e como é habitual, a educadora elabora um livro com desenhos feito pelos amigos. Às 11:45, foram fazer a higiene e de seguida foram para o refeitório almoçar, para às 13 horas estarem prontos para irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltámos da hora de almoço, as crianças já dormiam e por volta das 15:30, acordaram e foram à casa-de-banho fazer a higiene, depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque, para os pais os irem buscar, finalizando assim mais uma semana.

Semana de 7 a 9 de Fevereiro

Mais uma semana que decorreu no curso T.A.I. Começo então por falar da disciplina de Expressão Plástica, em que dei início à pintura em tecido, ou seja, nas fraldas que estou a pintar. Em TPIE, continua a preparação da nossa PAP e onde adquiri mais lápis, para levar para a minha instituição. Em Português, continuamos com os heterónimos de Fernando Pessoa e a analisar poemas. Já em Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde fizemos o normal aquecimento e depois fizemos situação de jogo de futebol e de basquetebol. Relativamente a Psicologia, demos início ao estudo de outro módulo, que está relacionado com as profissões, onde analisámos um site do instituto de emprego. Finalmente Saúde Infantil, estivemos a iniciar o trabalho sobre educação sexual, onde iremos fazer um folheto. Assim se passou mais uma semana.

Estágio - 3 e 4 de Fevereiro

Olá a todos! Venho então fazer mais um relato de dois dias de estágio. No dia 3, quinta-feira, às 9 horas, vieram da sala de jogos para a sala dos girassóis, onde se espalharam pelas áreas da sala, ou então iam fazer jogos para as mesas. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida foram fazer a higiene e logo depois, às 10:30, foram para o ginásio, para mais uma aula, onde desta vez, o professor tinha arcos espalhados pelo chão e cada criança tinha de se colocar dentro deste e à medida que o professor ia fazendo os exercícios, as crianças iam fazendo também, como por exemplo, pôr um pé fora do arco e o outro dentro, mas a saltar. Acabada a aula de ginástica, fomos dar um passeio até à quinta, onde as crianças viram os animais, as árvores de fruto e ainda comeram laranjas, no final do passeio, como é habitual, rezámos a Nossa Senhora e dirigimo-nos à sala, onde as crianças se sentaram no tapete e ouviram a história que a educadora contou, que se chamava, "O Pinguim Que Detestava o Gelo" e no final da história explicou-lhes as actividades que iriam fazer no dia seguinte, que estavam relacionadas com a história. Por volta das 12:00 foram almoçar e às 13 horas, já se encontravam na sala, para fazerem a sesta. Na parte da tarde, acordaram às 15:30, como é habitual e foram lanchar e de seguida para o parque.
Dia 4, sexta-feira, como sempre entraram às 9 horas e foram para a sala, onde começaram logo a trabalhar. Numa mesa, fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a fazer a actividade dos pinguins, onde com a caneta de feltro cor-de-laranja, tinham de pintar o bico e os pés e com o dedo molhavam em tinta preta e pintavam a parte de fora, faltou então fazer a colagem do algodão na parte da frente. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, quando acabaram foram à casa-de-banho e voltaram à sala para continuarem com as actividades e por volta das 11:15, a educadora Vina e eu fomos para uma mesa fazer bonecos de neve em massa, isto porque, na próxima quarta-feira, vão à Olaria e serviu então como um 'treino'. A actividade consistiu então no seguinte, a educadora cortava pedaços de massa, para as crianças fazerem o corpo do boneco e com um palito juntava-se as duas partes, para não correr o risco de se separar, de seguida colocaram os olhos, que eram missangas pretas, depois foi a vez do nariz e dos braços, que foram palhinhas cor-de-laranja e verde, respectivamente, no final fizeram os chapéus que era um elemento das bolotas. Uma actividade bastante interessante. Às 11:45, a Vina fez um reconto da história do pinguim, dado que havia alguns meninos que não tinham estado presentes no dia anterior. Ao meio-dia, as crianças foram fazer a higiene e logo depois dirigiram-se para o refeitório, para irem almoçar. Às 13 horas, foram para a sala, para mais uma sesta. Acordaram então às 15:30 e foram lanchar e de seguida para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.

Notícia!


Semana de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro

Mais uma semana de aulas para partilhar convosco. Na disciplina de Expressão Plástica, o trabalho que estamos a desenvolver, a pintura em tecidos, está a decorrer bem, no meu caso, já tenho as fraldas que vou pintar, para oferecer, o desenho já está passado, já só falta a pintura. Na segunda-feira, como não houve aula de manhã, acabámos por ter TPIE, nessa hora e então saímos mais cedo. Nesta aula, continuam os projectos relacionados com a PAP. Já em Português, estamos a analisar poemas de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, onde resolvemos uma ficha. Relativamente a ECDM, estamos a trabalhar nos fantoches de espuma, um trabalho sugerido pelo professor. Quanto a Educação Física, já começou a segunda ronda de jogos, para apresentar à turma e desta vez, tinhamos estipulado, idades entre os 5 e os 8 anos. Em Matemática, continuamos com a uma matéria bastante complicada, que é a geometria no espaço, mas que aos poucos se vai percebendo. Finalmente em Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre a deficiência e foram expostos lá fora no placard. Assim decorreu mais uma semana de aulas.