Estágio - 27 e 28 de Janeiro

Mais dois dias de estágio, que na minha opinião, passaram a correr. A rotina já é conhecida, às 9 horas, faz-se o acolhimento das crianças, dividem-se pelas várias áreas da sala, às 9:30, é hora do plano de actividades proposto pela educadora e às 10 horas, chega o lanche matinal, logo depois continuam as actividades e por volta das 11:45, faz-se a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, vão de novo à casa-de-banho e vão para a sala para fazerem a sesta. Da parte da tarde, acordam por volta das 15:30 e às 16 horas vão lanchar e depois vão para o parque ou para a sala de jogos à espera que os pais os vão buscar.
Pintura de luvas (27 de Janeiro): Esta actividade, já tinha sido iniciada durante a semana, mas mesmo assim ainda tive de auxiliar alguns meninos, pois neste pintura de luvas, as crianças podiam misturar as cores que quisessem, de modo, a que ficassem iguais.
Aula de Ginástica (27 de Janeiro): Nesta aula, o professor sentou as crianças no colchão e contou uma história sobre peixinhos, depois dividiu a turma em dois grupos, em que os que ficavam no colchão eram a rede e os que ficavam de fora eram os peixinhos e enquanto a rede contava até 10, de mãos dadas, os peixinhos tinham de entrar e sair da rede até aos 10 e os que ficassem lá dentro perdiam.
Pintura - desenho de D. Bosco (28 de Janeiro): Esta actividade deve-se ao fundador das casas salesianas, que se chama D. Bosco, onde já tive oportunidade de referir aqui no blog, em que se está a aproximar o seu aniversário. Foi então, apartir das fotocópias, que tinham desenhadas D. Bosco, que as crianças pintaram com o dedo, de bege e preto, a cara, o cabelo e a roupa, respectivamente.
Gorros (28 de Janeiro): Nesta actividade, todas as crianças já tinham feito o gorro durante a semana e neste dia, as crianças colaram o gorro, já recortado, numa folha A3 e com canetas de feltro fizeram a própria cara, em que o resultado final foi bastante positivo, onde saíram caras muito giras.
Ainda a destacar nesta semana, foi a surpresa de um gafanhoto, que estava preso num recipiente, apanhado na quinta, e hoje foi altura de o deitarmos à quinta, de onde ele veio.

Semana de 24 a 26 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que decorreu. Começo por falar de Expressão Plástica, em que estamos a terminar os nossos projectos e a combinar, qual será a melhor maneira de dividir as tintas, por todos, contudo na segunda-feira, saímos mais cedo da aula, pois fomos ao Auditório de Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro intitulada "O Pinóquio" (referida na postagem anterior), logo nessa parte da manhã já não houve mais aulas. Em Português, desta vez, estamos a dar os heterónimos. Já em TPIE, continuamos com o projecto "1 Escola com Sorrisos", e já com novas novidades sobre Essipe. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde jogámos basquetebol. Assim terminou mais uma semana de aulas.

Teatro "O Pinóquio"

Na segunda-feira, dia 24, fomos até ao Auditório da Nossa Senhora da Anunciada, ver uma peça de teatro que se intitula, "O Pinóquio", da Companhia de Teatro do Espelho Mágico. Chegámos ao local, por volta das 10 horas, entrámos no auditório e as crianças de alguns infantários de Setúbal iam chegando. A peça começou por volta das 11 horas, onde houveram algumas adaptações. Afinal de contas, já era uma história bem conhecida de todos nós, mas assim que começou, entraram palhaços por alguns sítios, que foi o pano de fundo para a história, isto porque o pinóquio ia trabalhar no circo, onde gira o enredo da história. No final da peça, fomos até aos bastidores e fomos embora, de regresso à escola. Foi uma manhã diferente e que é para repetir, uma vez, que gosto de teatro.

Placard Exterior - Sala dos Girassóis (Inverno)


"Patinar com os Ursos"

O pequeno Tó não sabe patinar no gelo, o que o deixa muito triste. Faz várias tentativas mas o resultado é sempre o mesmo: quedas e mais quedas. Uma noite, Tó sonha que consegue patinar com estilo e elegância. Então vai até ao lago e… eis que os montes de neve que o rodeiam se transformam em ursos e o puxam para o lago gelado. Será que depois desta noite mágica na companhia de tão especiais amigos, o Tó aprende a patinar?
Este livro, que fala do poder da imaginação, tem imagens em relevo – o que o transforma numa agradável experiência táctil.

Estágio - 20 e 21 de Janeiro

Mais dois dias de formação, que decorreram no colégio Sant' Ana. Na quinta-feira, dia 20, como sempre cheguei às 9 horas, e fui logo para a sala, onde já se encontravam algumas crianças. Entretanto, a educadora ia fazendo o plano das actividades para o dia e numa mesa estava eu e a auxiliar a trabalhar com as crianças e desta vez, fomos fazer bonecos de neve com pedaços de papel já recortados, com as medidas certas, enquanto que as outras crianças foram brincar e fazer jogos. Mas neste dia foi diferente, pois às 9:30, uma irmã vinha falar com as crianças das salas da infantil, sobre D. Bosco, o fundador das casas salesianas. Ora às 9:30, todas as crianças já se encontravam reunidas na sala de jogos, entretanto chegou a irmã, onde lhes mostrou a história de vida de D. Bosco através de um Power Point e no final cantaram músicas e ainda receberam doces. De regresso à sala, foram lanchar, de seguida à casa-de-banho e depois foram para o ginásio para terem aula de ginástica, onde o professor João já tinha montado um circuito, onde tinham de passar por obstáculos e fazer alguns exercícios. De seguida fomos dar um passeio até à quinta, onde fomos ver as ovelhas e algumas árvores. Voltámos para a sala e eu e a auxiliar fomos para uma mesa, acabar os bonecos de neve, enquanto que a educadora foi para o tapete com as restantes crianças, onde lhes mostrou um livro de animais e onde lhes explicou e falou sobre os animais selvagens e animais domésticos. Às 11:45, as crianças foram fazer a higiene e depois foram para o refeitório almoçar, para às 13 horas, estarem já prontos para fazerem a sesta. Já na parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30 e foram lanchar para depois irem para o parque.
Sexta-feira, dia 21, quando cheguei à sala, ainda só estavam duas crianças e logo depois fui à sala de jogos buscar as restantes, onde já vinham a caminho com a auxiliar. Chegados à sala, espalharam-se pelas áreas e alguns foram para uma mesa com a educadora para fazerem bonecos de neve com canetas de feltro. Às 10 horas, as crianças foram lanchar e de seguida foram para o tapete, onde lhes contei uma história que se chamava "Patinar com os Ursos", onde houve bastante interacção. Depois da história, a educadora falou sobre os ursos, que tinha a haver com a actividade que iam fazer a seguir, ou seja, numa mesa fiquei eu e a Patrícia (auxiliar), a ajudar as crianças a fazer os ursos, onde tinham de pintar com o dedo, colocando assim areia e tinta branca, que já estava misturada. Às 11:45, as crianças foram almoçar e por volta das 13 horas, foram fazer a sesta. Na parte da tarde, quando voltei, fui tratar do folheto, de modo, a dar conhecimento aos pais, da venda dos lápis, para a construção da Escola em Essipe, do projecto "1 Escola com Sorrisos". Às 15:30, as crianças acordaram, foram fazer a sua higiene e depois dirigiram-se para o refeitório para irem lanchar e depois para o parque.

Semana de 17 a 19 de Janeiro

Mais uma semana de aulas e com mais trabalho a dobrar. Na disciplina de Expressão Plástica, estamos a fazer os projectos para fazer as pinturas em tecido, que irão começar já na próxima semana. Em Matemática, iniciámos a geometria no espaço, que é bastante complicada. Quanto a TPIE, como sempre estamos a adiantar a nossa PAP, fichas de planificação de actividades, entre muitas outras coisas. Já em Português, a matéria é sobre os ortónimos e heterónimos de Fernando Pessoa. Relativamente a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, onde duas alunas apresentaram o seu jogo, onde podemos fazer o conhecido "lencinho à mão" e também uma corrido de sacos, mais usual em jogos tradicionais. Nas aulas de psicologia, estamos a aproveitar para adiantar a nossa PAP. Finalmente, em Saúde Infantil, estamos a organizar o trabalho de grupo, sobre deficiência, em que entregaremos para a semana.

Trabalhos - Inverno!























Projecto de geminação com escola de Essipe










Estágio - 13 e 14 de Janeiro

Mais dois dias de estágio passaram no colégio. Na quinta-feira, às 9 horas, como já é normal, as crianças dirigiram-se para a sala, onde já me encontrava com a educadora. Enquanto não chegavam, estava a observar o placard dos trabalhos feitos durante a semana, onde já estão os camelos e os reis magos, ainda alusivos ao dia de Reis. As crianças, fora então espalhando-se pelas diversas áreas da sala e por volta das 9:30, começaram as actividades e neste dia algumas crianças terminaram a pintura de uma árvore que tinham iniciado nesta semana, que consistia em pintar com o dedo a árvore, que só tinha ramos, de castanho, e depois de seca tinham de colar esferovite para dar a ideia de neve. Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas e foram fazer o seu lanche matinal, depois dirigiram-se para a casa-de-banho, para fazerem a sua higiene e depois foram até ao ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde o professor João já tinha o circuito montado, onde tinham de saltitar em cima de um colchão, fazer cambalhotas, etc. Voltámos da aula, às 11 horas, onde fiz logo a minha actividade, sobre o projecto de intercâmbio, que consistia na simulação de uma carta, onde mostrei várias imagens de meninos de Moçambique e como eram as condições em que viviam e que tinham aulas. Acabada a actividade, as crianças foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, foram fazer a sesta e quando voltei, às 14 horas, eu, a educadora e a auxiliar fomos adiantar material, para os próximos trabalhos. Às 15:30, acordaram e às 16 horas, foram lanchar e depois para a sala de jogos.
Já na sexta-feira, na parte da manhã não pude comparecer, mas no entanto tive conhecimento das actividades que fizeram, onde terminaram um boneco de neve que levava papéis de jornais e revistas dentro de um saco de plástico. Na parte da tarde, que foi quando fui ao estágio, às 14 horas, adiantei alguns materiais para os trabalhos que as crianças irão fazer, assim como a educadora e a auxiliar. Às 15:40, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e depois foram lanchar. Assim se passaram mais 2 dias de estágio.

Semana de 10 a 12 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que passou no curso T.A.I. em os trabalhos começam a surgir. Começo então por falar de Expressão Plástica, em que estamos a pesquisar imagens para fazermos pinturas em tecido. Em Matemática, a professora deu-nos uma ficha para fazermos sobre geometria, que nos tem dado algumas dores de cabeça. Quanto a TPIE, a professora Fátima, começou a trabalhar comigo, com a Bruna e com a Vânia, relativamente ao projecto de intercâmbio, que é uma actividade comum às três. A Português, iniciámos um novo módulo, de Fernando Pessoa. Já em ECDM, o professor sugeriu um novo trabalho, que consiste em fazer fantoches, ou seja, a turma foi dividida em grupo e temos que escolher uma história para elaborar os personagens em fantoche, ao que o nosso material vai ser de espuma. Em Educação Física, a aula decorreu no exterior, onde fizemos situação de jogo, a futebol. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 6 e 7 de Janeiro

O regresso ao estágio já iniciou. Como sempre na quinta-feira, cheguei às 9 horas e as crianças já se encontravam na sala para darem início ao plano de actividades. Neste dia, dia de Reis, as crianças espalharam-se pelas áreas e enquanto eu fiquei com algumas crianças na área dos jogos, a educadora foi para uma mesa, para colocar as coroas. Às 10 horas, foi a hora do lanche, logo depois dirigiram-se para o ginásio, onde iriam ter a primeira aula de ginástica do ano. Na aula, o professor tinha já colocado no chão 4 colchões e dividiu as crianças por estes, ou seja, o que tinham de fazer era andar à volta do respectivo colchão e ao som das palmas do professor tinham de sentar. Depois da aula, fomos até à capela, rezámos e tirámos fotografias perto do presépio com o Menino Jesus e com as coroas colocadas na cabeças. Já de regresso à sala, a educadora mandou-os sentar no tapete e explicou-lhes algumas actividades que iriam fazer, sobre este dia, mas como já não havia muito tempo a educadora acabou por fazer um jogo, que consistia num menino que estava de costas e teria que adivinhar o menino que dizia o seu nome. Às 11:45 foram almoçar e às 13 horas regressaram à sala para irem fazer a sesta. Já na parte da tarde, as crianças acordaram às 15:30, mas com uma surpresa, o professor de música apareceu com uma turma do 1º ciclo, onde foram cantar as "Janeiras" às salas da infantil, logo depois foram para o refeitório para irem lanchar.
No dia sexta-feira, dia 7, às 9 horas fui buscar as crianças à sala de jogos e logo vieram para a sala brincar. As actividades começaram logo, ainda relacionadas com o dia de Reis. Alguns foram para uma mesa com a auxiliar fazer os camelos e alguns ficaram na minha mesa a pintar os Reis Magos, enquanto que os outros brincavam nas restantes áreas. Às 10 horas foram lanchar e depois continuaram com as actividades e às 11:50, foram fazer a sua higiene e de seguida almoçar. Às 13 horas, foram para a sala para fazerem a sesta. Na parte da tarde, as crianças acordaram por volta das 15:30 e foram lanchar para depois irem para o parque à espera que os pais os fossem buscar.

Semana de 3 a 5 de Janeiro

A primeira semana de aulas do ano 2011 (2º período), já passou e aqui vai mais um momento para partilhar. Começo então por falar de Expressão Plástica, onde nas primeiras aulas tivemos uma conversa sobre o que iríamos fazer neste módulo, já na quarta-feira, pesquisámos sobre pintura em tecido para dar início ao estudo do novo módulo. Em TPIE, estamos a preparar as primeiras actividades para dar início à nossa P.A.P. Quanto a Português, numa das aulas fizemos uma ficha sobre a obra em análise de José Saramago e no final fizemos a auto-avaliação do módulo. Em Educação Física, a aula decorreu no ginásio grande e casa um de nós apresentou os jogos que tinha preparado, que em geral foi bastante positivo. Já em Saúde Infantil, estivemos a iniciar um trabalho sobre deficiência, que irá ser apresentado em cartaz. Assim decorreu a primeira semana de aulas do ano e do 2º período.