Os trabalhos!



Estágio - 12 de Maio

Às 9 horas em ponto já me encontrava no meu local de estágio. Quando me dirigi para a sala, ainda não estavam muitas crianças, então vesti a minha bata e fui até à sala de jogos, onde já estava a auxiliar pronta para sair com as crianças. Já na sala, estas, dividiram-se pelas várias áreas da sala. Às 9:30 começou o plano de actividades, onde eu fiquei numa mesa com 5 crianças a terminar uma ficha de trabalho, em que tinham de fazer correspondência, enquanto outras crianças ficaram com a Patrícia e com a Vina numa outra mesa a fazer outras actividades. Às 10 horas, foi a hora do lanche, de seguida foram fazer a sua higiene e voltaram à sala para colocar as presenças. Às 10:30, dirigiram-se para o ginásio, onde tiveram mais uma aula de ginástica com o professor João, que já tinha um circuito montado, onde tinham de passar pelos arcos, pelos cones, pelo trampolim e no final da aula fizeram um cambalhota. Terminada a aula, fomos até à quinta apanhar umas folhas para os bichos-da-seda e também aproveitaram para fazer uma visita aos animais da quinta. Por volta das 11:15, as crianças foram para o parque até à hora de almoço, que foi às 12:00. Assim que terminaram de almoçar, foram fazer a higiene e de seguida para a sala, para irem dormir a sesta às 13 horas.

Estágio - 6 de Maio

Nesta semana, só na sexta é que fui ao estágio, pois tem estado a decorrer a semana da criança, o que me impossibilitou de ir ao meu local de estágio na quinta-feira. Contudo, na sexta-feira, já me encontrava no colégio, às 9 horas, para mais um dia. Já na sala, as crianças dividiram-se pelas áreas, uns nos jogos, outros nas construções, etc. Às 9:30 a educadora, deu uma ficha de trabalho para as crianças fazerem, onde tinham de fazer corresponder vários objectos que tinham a ver uns com os outros. Às 10 horas, foram lanchar e de seguida sentaram-se no tapete, onde a Vina lhes explicou o que iriam fazer. Às 10:30, já se encontravam nas mesas de trabalho para irem terminar a ficha que tinham iniciado e onde alguns foram fazer um trabalho com a educadora que tinha a ver com história dos três porquinhos, mas que ainda não está terminado. Ao meio-dia, foram fazer a higiene e almoçar e de seguida voltaram à sala para irem fazer a sesta. Já na parte da tarde, acordaram às 15:30 e foram à casa-de-banho fazer a higiene e dirigiram-se para o refeitório, para lancharem. Às 16:30 foram para o parque à espera que os pais os fossem buscar.

Estágio - 28 e 29 de Abril

Mais dois dias de estágio, depois das férias da Páscoa. =) A rotina já é bem conhecida de todos. Começam com o acolhimento, onde há a normal divisão pelas áreas constituintes da sala. Por volta das 9:30 a educadora faz o plano de actividades para o dia. Às 10 horas, fazem o seu lanche e de seguida vão à casa-de-banho fazer a sua higiene. Regressam à sala e vão para o tapete, onde a educadora conversa com as crianças e/ou lhes conta histórias. Por volta das 11:40 vão fazer a higiene para o almoço que será às 12:00. Assim que acabam de almoçar vão de novo fazer a higiene e dirigem-se para a sala, para irem dormir a sesta. Da parte da tarde, acordam às 15:30 e vão fazer a higiene para logo depois irem lanchar, às 16 horas. Acabam o seu dia às 16:30, quando vão para o parque brincar à espera dos pais.

Ficha de trabalho (28 de Abril): nesta ficha as crianças tinham que fazer a correspondência entre vários objectos, onde existiam duas colunas, para fazer essas ligações e de seguida tinham de pintar.

Aula de ginástica (28 de Abril): no ginásio, o professor já tinha o material necessário, que seriam os arcos, onde cada menino foi logo para o seu respectivo arco. Fizeram vários exercícios, onde tinham de passar bolas de várias cores aos colegas. Finalizaram a aula, com o jogo do lençinho à mão.

Hora do tapete (29 de Abril): Depois do lanche, as crianças sentaram-se no tapete para ouvirem a história do "Elefante Fan-Fan", que eu a contar a pedido da educadora. Depois da história contada, as crianças foram para as mesas de trabalho e fizeram desenhos sobre a história e no final cantaram a música do girassol aprendida no dia anterior.