Saúde Oral Infantil

1. Quando nascem os primeiros dentes?
Os primeiros dentes nascem entre os seis e os oito meses de idade. Entre os dois anos e meio e os três anos, surgem cerca de vinte dentes temporários (são consideradas normais ligeiras variações de criança para criança).
2. Quando surgem os dentes definitivos?
A mudança dos dentes temporários ou de leite para os definitivos dá-se normalmente em duas fases: dos seis aos oito anos e dos dez aos doze anos.
3. Qual a idade ideal para a primeira consulta ao dentista?
Recomenda-se que as crianças façam a primeira visita ao dentista até fazerem um ano de idade. Esta consulta serve para uma observação do estado da sua saúde oral e para informar os pais sobre atitudes preventivas a tomar, assim como detectar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta, etc.) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada criança.
4. Qual a importância dos primeiros dentes?
Os dentes temporários, ou de leite, têm várias e importantes funções para o desenvolvimento normal das crianças aos níveis da estética, da mastigação, da manutenção do espaço entre os dentes permanentes, da fonética, da influência no crescimento dos maxilares, da respiração e da deglutição. Não devemos esquecer que os últimos dentes a serem substituídos não caem antes dos onze/doze anos e que, até então, devem realizar as suas funções correctamente.
5. Devem ter-se cuidados especiais com os dentes de leite?
Os dentes de leite podem ser afectados por cáries, tal como acontece com os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez iniciada a cárie, esta avance rapidamente e afecte o tecido nervoso do dente mais depressa do que acontece nos dentes definitivos.Evitar a dor produzida pela cárie é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes. Além disso, há que recordar que a perda precoce dos dentes de leite, por cárie ou por qualquer outro motivo, pode levar à perda de espaço e a uma sobreposição da dentição definitiva, levando mais tarde a problemas oclusivos e funcionais.
6. Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil?
Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um bom crescimento, desenvolvimento, funcionamento e manutenção dos dentes da criança.Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida em água, bem como estabelecer hábitos correctos de alimentação.
A prevenção é eficaz quase a 100% quando iniciada precocemente. Assim:
- Limpe os dentes e a boca da criança pelo menos duas vezes por dia (depois do pequeno almoço e antes de dormir), utilizando as técnicas adequada à idade do seu filho indicadas pelo dentista e/ou higienista oral;
- Não permita a utilização passiva do biberão enquanto a criança dorme, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Introduza alimentos semi-sólidos e sólidos na dieta a partir do primeiro ano e substitua o biberão pela colher e copo, uma vez que a mastigação ajuda a um correcto desenvolvimento ósseo e muscular;
- Desencoraje a utilização da chupeta após o primeiro ano de idade para evitar deformações dos dentes e gengivas e vigie a criança para que não se desenvolvam hábitos de sucção digital, mais prejudicial do que o uso da chupeta;
- Nunca utilize adoçantes ou mel na chupeta, devido ao risco de cáries da primeira infância;
- Evite alimentos com elevado conteúdo de açúcares, especialmente entre as refeições;
- Até aos três anos devem ser os pais a realizar a higiene oral dos filhos. A partir dessa idade e à medida que a criança cresce, a responsabilidade irá passando progressivamente para ela, mas sempre sob supervisão dos pais. Só a partir dos seis/oito anos de idade é que as crianças adquirem uma capacidade psicomotora que lhes permite realizar uma higiene oral correcta.
fonte: http://www.ptacs.pt/page.aspx?idCat=1661

0 comentários: