Natal!


Aqui está mais uma excelente ideia da educadora Vina, para o presente de Natal deste ano.


E aqui estão as crianças a colocar as cartas ao Pai Natal, no correio!

Estágio - 16 e 17 de Dezembro

Os dois últimos dias de estágio deste 1º período já passaram. Mas começo então por falar do dia 16, quinta-feira, como sempre cheguei ao estágio às 9 horas e as crianças vinham com a auxiliar para a sala. Assim que chegaram espalharam-se pelas diversas áreas da sala. Por volta, das 9:30 a educadora fazia o plano das actividades, para depois eu e a auxiliar irmos trabalhar com as crianças, em que elaborámos trabalhos relacionados com o Natal e a prenda que irão oferecer aos pais. Às 10 horas, sentaram-se nas mesas para irem lanchar. Logo depois, às 10:30, em vez de terem ginástica, iriam ter ensaio para a festa de Natal, que será no dia 20, mas o ensaio teve que ser adiado, pois o professor de música não pôde comparecer, então lá voltámos para a sala, mas não sem antes, passarmos por uma sala, onde estavam expostos presépios feitos por alunos mais velhos e pelos seus pais. Assim que chegámos à sala, as crianças sentaram-se no tapete enquanto que a auxiliar decorava a sala com mais enfeites de Natal. Às 11:45, foram almoçar e às 13 horas, foram fazer a sesta. Na parte da tarde, quando voltei para a sala, comecei a tratar dos sacos, que irão servir para colocar as prendas que as crianças tinham feito. Quando acordaram foram lanchar e depois foram para a sala de jogos.
Dia 17, sexta-feira, fui buscar as crianças à sala de jogos e fomos para a sala, onde, como é habitual se dividiram nas áreas. Depressa começaram as actividades, fui com a auxiliar para uma mesa concluir os presentes de Natal e às 10:30, houve ensaio no ginásio. Quando acabou regressámos à sala e continuámos com os presentes, enquanto que a educadora ia fazendo outro trabalho com as crianças, também sobre o Natal. Às 12:00, foram almoçar e às 13:00, foram fazer a sesta. À tarde, concluí a decoração dos sacos dos presentes e às 15:30, acordaram, foram lanchar e depois para a sala de jogos à espera que os pais os fossem buscar. Assim terminaram estes dias de estágio.

Semana de 13 a 15 de Dezembro

A última semana de aulas deste ano e do 1º período terminaram, contudo ainda temos os dias de estágio. Esta foi uma semana mais soft. Na disciplina de Matemática, na segunda-feira, realizámos exercícios de geometria. Em TPIE, a P.A.P. continua a ser a nossa prioridade, tanto que nesta semana fotocopiei os folhetos que irão servir para mandar aos pais, lá no infantário, ainda nesta semana, continuei com a minha caracterização do meu local de estágio. Já em Português, a apresentação dos capítulos continua, se bem que já nos encontramos no final da análise da obra, o que é muito bom. Em Educação Física, não tivemos aula, pois houve um pequeno engano com os espaços/ginásios e por isso não tivemos aula, mas a professora recolheu os jogos que nos tinha pedido, numa aula anterior, que seriam jogos que implicassem o exercício físico. Quando a Psicologia, como foi a última aula, a professora surpreendeu-nos e trouxe salame para todos, de seguida apresentámos o cartaz que nos tinha sido pedido, relativo ao trabalho anterior sobre a diferença. Finalmente Saúde Infantil, entregámos os trabalhos sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos e acabámos por sair mais cedo. Assim terminou a última semana de aulas.

Estágio - 10 de Dezembro

Mais um dia de estágio para partilhar e desta vez só um, porque na quinta-feira fomos em visita de estudo a Lisboa. Logo pela manhã, por volta das 9 horas já me encontrava no estágio, fui ter com a educadora à sala e depois fui buscar as crianças à sala de acolhimento. Assim que chegámos à sala, as crianças dividiram-se pela área constituintes de sala, enquanto que a educadora ia organizando as actividades para aquele dia. Às 10 horas, foi hora de ir fazer o lanche matinal e quando acabaram foram fazer a higiene e de seguida dirigimo-nos para uma sala, onde a Irmã Isilda foi dar os bons-dias às 2 salas dos 3 anos, em que mostrou um PowerPoint sobre o Natal e o nascimento de Jesus, uma vez que a instituição tem importantes valores religiosos. Acabada a história, voltámos à sala para dar início às actividades planificadas pela educadora. Foram divididos, uns foram com a auxiliar pintar o Pai Natal, uns foram comigo e com a educadora pintar as estrelas de Natal, que irão servir para pendurar na árvore, enquanto que os restantes foram brincar. Por volta das 12 horas, foram fazer a higiene e de seguida almoçar, para às 13 horas estarem prontos para a sesta. Quando voltei às 14 horas, a auxiliar foi almoçar e eu fiquei com a educadora a acabar de pintar a parte de trás das estrelas. Às 15:40 acordaram e foram lanchar, logo depois dirigiram-se para o parque, à espera que os pais os fossem buscar.

Semana de 6 a 9 de Dezembro

Mais uma semana de aulas se passou e já em contagem decrescente para as férias. Começo por falar de Matemática, onde continuamos a realizar exercícios de geometria, em que já me consigo orientar melhor, com tantas fórmulas para saber. Em TPIE, como é normal, continuamos a trabalhar na P.A.P., onde já digitalizámos os nossos logotipos. Quanto a Português, também estamos a continuar com as apresentações da obra de José Saramago. Relativamente a ECDM, o professor dividiu-nos em dois grupos, onde tínhamos de representar uma história infantil, em que ao dizermos as falas, temos que fazer o contrário, com gestos, ou seja, representar, mas por enquanto estamos só em ensaios. Já em Psicologia, continuamos com o trabalho sobre a diferença, ou seja, na sequência do trabalho anterior, temos que realizar um cartaz com as ideias chave, bem sugestivo. Ainda nesta semana, tivemos uma visita de estudo, o que nos impediu de ir ao estágio. Fomos ao Euroskills, com a professora de Português, juntamente com mais duas turmas. O Euroskills está a ser realizado em Lisboa, mais propriamente na FIL. É então um evento, onde podemos ver 50 profissões a serem demonstradas ao vivo, com vários países a concorrer.

Enfeites de Natal!





Estágio - 2 e 3 de Dezembro

Mais dois dias de estágio, para partilhar convosco. Começo por vos falar do dia 2, quinta-feira, onde como sempre, cheguei às 9 horas, fui até à sala, onde já se encontravam alguns meninos. Vesti a bata e fui buscar os restantes à sala de jogos. Quando chegaram à sala, espalharam-se pelas várias áreas e por volta das 9:30 começaram as actividades, onde estive numa mesa e ia chamando cada menino para pintarem um Pai Natal, que por enquanto ainda não está terminado. Às 10 horas, as crianças sentaram-se nas mesas para irem lanchar e depois dirigiram-se para o ginásio, para mais uma aula de ginástica, onde desta vez, existia um percurso com um novo elemento, o trampolim. Primeiro que tudo teriam que passar pelos arcos, de seguida pelos cones, pelo banco sueco e depois saltar várias vezes no trampolim. Assim que acabou a aula, dirigimo-nos para a capela, onde estivemos a rezar e a falar sobre esta época que se aproxima, que é o Natal. Regressámos à sala e continuámos as actividades que tínhamos deixado a meio, já relativas ao Natal. Por volta das 11:50, fomos à casa-de-banho fazer a higiene e logo depois fomos para o refeitório almoçar. Às 13 horas, as crianças já se encontravam na sala para irem fazer a sesta. Da parte da tarde, fui para a sala com a educadora e forrámos uma caixa, que vai ficar na sala para colocar alimentos para oferecer no Natal a uma família carenciada. Às 15:30, as crianças acordaram e foram fazer a higiene, para irem lanchar e logo depois foram para a sala de jogos.
Na sexta-feira, dia 3, as crianças já se encontravam na sala e desta vez, quando cheguei, a educadora estava a tirar os enfeites de Natal da dispensa, isto porque iríamos construir o presépio. À medida que ia ficando pronto, as crianças iam saindo das áreas para espreitarem como estava a ficar. Quando já estava concluído a educadora ligou as luzes e já estava então pronto o nosso presépio, com todas as figuras que lhes pertencem. Às 10 horas, como sempre, foi a hora do lanche, depois foram à casa-de-banho e voltaram para a sala, onde se sentaram no tapete a conversarem com a Vina, onde lhes falou do presépio que já estava construído e também lhes mostrou um calendário, de dia 1 de Dezembro até ao dia de Natal, dia 25, em que casa quadradinho continha um chocolate, em que cada dia, cada menino comia no seu seu dia. De seguida, falou-lhes da continuação das actividades, em que ficaram distribuídos pelas mesas, uns a pintar o Pai Natal, outros a pintar a vaca e eu ia chamando cada menino para fazerem a minha actividade, da prova de aptidão profissional, ou seja, a carta que irá para Moçambique. Às 11:50, fizeram a higiene e foram para o refeitório almoçar e às 13 horas, já estavam prontos para fazerem a sesta. Às 14 horas, voltei da minha hora de almoço e fui até à sala, onde estava a Patrícia a arquivar os desenhos das crianças nos respectivos dossiers. Entretanto ela foi almoçar e eu fiquei a fazer esse trabalho. Quando a educadora chegou, enquanto os meninos dormiam, nós íamos enfeitando o placard que está na sala, mas que ainda não está concluído. Às 15:30, as crianças acordaram e foram fazer a sua higiene e dirigiram-se para o refeitório para lancharem, logo depois foram para a sala de jogos. Assim terminaram mais dois dias de estágio, os primeiros de Dezembro.

Semana de 29 e 30 de Novembro

O mês de Novembro já passou e mais uma semana de aulas também, em que esta foi mais pequena devido ao feriado de dia 1 de Dezembro, o dia da Restauração da Independência. Mas começo então por falar de Expressão Plástica, onde finalizei o meu slogan, assim como o resto da turma que está a terminar. Em Matemática, continuamos a dar geometria e a realizar problemas relacionados com a matéria. Quanto a TPIE, iniciámos os folhetos com a nossa P.A.P. para levar para o infantário, para dar a conhecer aos pais o que iremos realizar ao longo do ano, também nesta disciplina alguns de nós digitalizámos os slogan´s. Em relação a Português, mais duas alunas apresentaram os seus capítulos relativos à obra de José Saramago. Relativamente a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, em que devido à falta de alunos, dos que foram cada um pegou num colchão e fizemos cambalhotas e rodas, onde tenho algumas dificuldades, já no final da aula, fomos para a biblioteca pesquisar jogos para preparar-mos uma gincana com a turma, onde cada um de nós prepara um jogo e apresenta à turma. Finalmente Psicologia, iniciámos um novo trabalho, onde iremos fazer um cartaz, com a informação que recolhemos relativa aos diferentes grupos sociais. Assim passou mais uma semana.