Novo blog!

Aqui está o novo blog, criado exclusivamente para a P.A.P. (Projecto de Aptidão Profissional).
http://amizadeemmovimento.blogspot.com/

Estágio - 25 e 26 de Novembro

Mais dois dias de estágio para partilhar convosco. Na quinta-feira, quando cheguei as crianças já iam a caminho da sala com a auxiliar. Mais tarde, já na sala, as crianças espalhavam-se pelas áreas da sala, enquanto que eu estava numa mesa com alguns meninos para pintarem a bolota que alguns já tinham feito ao longo da semana. Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, de seguida foram à casa-de-banho e às 10:30, foram para o ginásio para mais uma aula de ginástica, onde já estava um circuito montado, com colchões, arcos, etc. Quando saíram, dirigimo-nos para a sala, para fazermos o bolo para o dia das avós, uma vez que era o dia de Mãe Margarida, a mãe de D. Bosco (fundador das casas salesianas). Feito o bolo de iogurte, foram almoçar e às 13 horas foram fazer a sesta. Neste dia acordaram mais cedo, por volta das 14:30, pois a festa das avós realizou-se às 15 horas no salão, onde já estavam todos os avós, quando chegámos. Nesta festa, tivemos oportunidade de ver um power point sobre a vida da Mãe Margarida. De seguida, as educadoras prepararam uma coreografia de uma música, onde netos e avós dançaram. De seguida, foram encaminhados para o refeitório, para as crianças lancharem e para também os avós comerem um pouco de bolo e beberem um chá. Acabado o lanche, as crianças e os avós dirigiram-se às respectivas salas para receberem os presentes.
Na sexta-feira, assim que cheguei fui em direcção à sala, onde já la estavam os meninos. Alguns faziam desenhos, enquanto outros brincavam nas restantes áreas. Por volta das 9:15, fui para uma mesa fazer a actividade da minha PAP, que está relacionada com um projecto de intercâmbio. Às 10 horas, foi a hora do lanche e quando acabaram foram à casa-de-banho fazer a higiene, para voltarem à sala, onde se foram sentar no tapete, para ouvir uma história. A história era "Os três ursos e a Caracóis de Ouro", que acabei por ser eu a contar, quando acabaram de ouvir, a Vina fez perguntas sobre a história e de seguida foram para as mesas continuar com as actividades e trabalhos que estavam a fazer. Às 11:45, foram fazer a higiene e almoçar, para às 13 horas, irem fazer a sesta. Quando voltei, às 14 horas, fui organizar uns desenhos dentro dos dossiers, juntamente com a auxiliar, enquanto que a educadora foi para uma reunião. Entretanto, durante a sesta, uma criança vomitou e as crianças acabaram por acordar mais cedo. Logo depois foram lanchar e de seguida foram para a sala de jogos.

To Save a Life

O filme conta a história de Jake Taylor, um jovem que tem tudo: uma bola de basquete, a namorada ideal, e os amigos certos. Mas, confrontado com as exigências da multidão, Jake tem escrito fora da sua infância o melhor amigo, Roger. Isolado e maltratado, Roger finalmente assume a sua raiva, ao extremo, quando ele aparece um dia no campus com uma arma. Jake tenta um último esforço para parar Roger. E os acontecimentos que se seguem mundo a vida de Jake. Ele começa a questionar tudo. Mas acima de tudo, ele não consegue parar de perguntar: Será que eu poderia ter salvado Roger? Em sua busca por respostas, Jake vê-se olhando para o lado de Roger. Ele estende a mão para geeks, losers, e solitários.

fonte: http://www.cinemacristao.com/2010/04/drama-filme-para-salvar-uma-vida-to.html

Semana de 22 a 24 de Novembro

Mais uma semana de aulas, esta bem mais curta, por causa da greve geral. Mas começo por falar de Expressão Plástica, em que continuamos a trabalhar nos logotipos. Em Matemática, corrigimos as fichas de trabalho que realizámos na aula anterior, sobre geometria. Quanto a TPIE, continuamos com as apresentações dos pré-projectos, onde o meu colega Fábio, mais uma vez superou as expectativas com uma excelente apresentação do seu trabalho, aqui ficam os meus parabéns, já na aula seguinte, elaborámos a ficha de actividades que iremos realizar ao longo do ano, isto, para ficar calendarizado. Relativamente a Português, foi a minha vez de apresentar o capítulo XIII da obra de José Saramago, em que me correu muito bem, ainda nesta aula, ainda tivemos tempo para ouvir mais apresentações, referentes aos capítulos seguintes. Em ECDM, fizemos dois grupos e tivemos que representar uma história onde estivesse evidente um ditado popular ou uma história, mais tarde tínhamos que fazer isso com música, isto tudo sem falarmos, claro. No que diz respeito a Educação Física, não tivemos aula, pois era no exterior e estava a chover, daí não termos tido aula. Finalmente Psicologia, terminámos de ver o filme To Save a Life, que fala sobre diferença, mas o que destaco nesta semana, foi a ida ao infantário "Baloiço", pois foi no contexto de uma actividade dinamizada, por alunos do 12º ano, em que foram contar a história da "Fada da Cor", foi uma actividade interessante e onde tivemos oportunidade de interagir com as crianças e também conhecer um pouco do funcionamento de outros infantários.

Estágio - 18 e 19 de Novembro

Olá outra vez! Mais dois dias de estágio para partilhar convosco, que esta semana voltaram ao normal, uma vez que a semana passado visitámos a herdade das Parchanas. Começo então por falar do dia 18, que já vem sendo igual aos outros, onde às 9 horas se dá o acolhimento, em que as crianças vão brincar para as diversas áreas da sala, enquanto isso eu, a educadora e a auxiliar vamos retirando os lanches das mochilas, enfim, a rotina normal. Por volta das 9:30, começaram as actividades. Mais tarde, às 10 horas, foi tempo de fazerem o seu lanche matinal e às 10:30, dirigiram-se para o ginásio para mais um aula de ginástica, onde fizeram o jogo dos ursinhos, que foi feito nas primeiras aulas. Depois da aula, fomos até à quinta dar um passeio, onde apanhámos umas tangerinas e comemos. Regressámos à sala e foram marcar as presenças, também na sala a educadora conversou com eles sobre o dia dos avós, que será dia 25 de Novembro. Por volta das 12:40, foram fazer a sua higiene para irem almoçar e depois de almoço dirigiram-se para a sala para irem fazer a sesta. Da parte da tarde, fui para a sala e fui recortando uns papéis, que iriam servir para as crianças fazerem trabalhos, quando acordaram eram 15:30, foram fazer a sua higiene e de seguida foram para o refeitório lanchar. No dia 19, começou da mesma forma, ou seja, com a mesma rotina e por volta das 9:30, começaram as actividades com a pintura de um esquilo, eu estava numa mesa, na pintura e a auxiliar estava noutra mesa com a colagem de lã. Às 10 horas, como sempre, é a hora do lanche depois sentaram-se no tapete, onde a Vina teve um conversa com eles, sobre o pequeno-almoço, onde explicava a sua importância, de seguida, com um livro a educadora, falou-lhes sobre as cores, onde lhes fazia perguntas. Ainda no tapete, cantaram a música da chuva, uma vez que, o tempo estava um pouco farrusco. Voltaram para as mesas e desta vez começamos a preparar o cartão que irão dar no dia dos avós. Às 12:50, foram fazer a higiene para irem almoçar. Às 13 horas, foram fazer a habitual sesta. Às 14 horas, quando voltei, fiquei na sala a recortar os cartões, enquanto que a educadora foi para uma reunião. Às 15:30, acordaram e foram lanchar. Como estava a chover, não poderam ir para o parque, então fomos para a sala de jogos.

Semana de 15 a 17 de Novembro

Mais uma semana de aulas. E começo então por relatar como decorreu. Na disciplina de Expressão Plástica, fizemos a avaliação do módulo anterior, que dizia respeito à reciclagem e para ser sincera, não foi um trabalho que me chamou muito à atenção e mesmo assim podia ter dado muito melhor, ainda nesta disciplina, continuamos com a elaboração dos logotipos e slogan's e no final de uma das aulas, vimos uma exposição, da turma de artes que retratavam várias histórias infantis, mas de um modo abstracto. Uma ideia bastante original. Em Matemática, continuamos com a matéria nova sobre geometria, que tem sido bastante complicado, pois já à muito tempo que não damos esta matéria, além de ser um pouco difícil. Relativamente a TPIE, esta semana começaram as apresentações do pré-projecto da PAP e estamos também a receber indicações para o trabalho restante a desenvolver. No que diz respeito a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos do Memorial do Convento e também estamos a rever alguma gramática, como forma de preparação para o exame. Quanto a ECDM, a aula começou com o jogo da mímica, novamente com filmes, e na segunda parte da aula o professor propôs um desafio de tentarmos passar por cima de um obstáculo, ou seja, nos éramos os últimos no planeta e tínhamos de passar para o outro lado sem tocar no obstáculo, pois assim morríamos, foi um jogo divertido, mas com muitas quedas, mas foi um desafio, onde tivemos de pensar e relacionarmo-nos enquanto turma. A Psicologia, começamos a ver um filme, sobre a matéria que estamos a dar e tinha como tema a diferença, onde mais tarde teremos de fazer um comentário do filme que vimos. Assim decorreu mais uma semana de aulas.

Estágio - 11 e 12 de Novembro

Dia 11 de Novembro, foi bastante especial, pois fomos passar o dia de S. Martinho à Herdade das Parchanas em Alcácer do Sal, mas começo por relatar o dia desde o início. Cheguei ao colégio antes das 9 horas, uma vez que, a partida era a essa hora, fui à sala, onde estava a Vina a preparar a mala com os lanches. As crianças iam chegando e à medida que vinham, iam recebendo os seus chapéus. Às 9 horas, saímos em direcção ao autocarro, que já se encontrava lá fora. As crianças subiram para o autocarro e lá fomos nós com rumo a Alcácer. Assim que lá chegámos fomos recebidos pelos monitores e pelo coordenador da herdade. Fomos encaminhados para um salão/refeitório, onde rapidamente todas as auxiliares e educadora deram o lanche matinal a todas as crianças. Assim que acabaram ouvimos a explicação do coordenador, acerca do que iríamos fazer naquela parte da manhã. Dirigimo-nos então para um olival ali perto, onde fomos à apanha da azeitona, as salas foram separadas e houve um monitor para cada grupo. Foi muito bom perceber o trabalho que se faz na apanha da azeitona e os vários processos da apanha. Assim que acabou regressámos à quinta, onde fomos fazer a nossa higiene para irmos almoçar, as crianças almoçaram primeiro e depois as educadoras e auxiliares, enquanto isso andavam com os monitores a fazer jogos. Na parte da tarde, fomos conhecer a herdade, mas com diversas actividades, primeiramente, fomos encaminhados para a entrada da quinta, onde o coordenador os levou a dar um passeio a cavalo, numa carroça. Depois seguimos mais abaixo onde puderam fazer o jogo da corda, de seguida foram andar num pónei e por último, foram plantar couves, com uma monitora da quinta. Seguiram para o salão, onde lancharam e no final ainda comeram castanhas acabadas de assar. Assim este dia terminou, cansativo mas muito bem passado.
No que diz respeito ao dia 12, as crianças começaram por realizar as actividades propostas para este dia, que estavam relacionadas com o dia anterior e com o dia de S. Martinho. Fizeram ilustrações do dia do passeio, onde desenharam o momento em que apanhavam azeitonas, quando andaram de pónei, etc. Enquanto alguns desenhavam, outros iam fazendo um trabalho, que tinha haver com castanhas. Tinham então que colorir uma castanha que estava desenhada numa folha de papel. Às 10:20, fizeram o seu lanche matinal e de seguida sentaram-se no tapete a ouvir músicas sobre o S. Martinho. Ainda no tapete a educadora contou a história da lenda de S. Martinho, em que de seguida eu abordei novamente a lenda, mas desta vez com imagens. Logo depois foram continuar as actividades que tinham deixado a meio. Às 11:40, foram à casa-de-banho fazer a higiene e dirigiram-se para o refeitório para almoçarem e às 13 horas irem fazer a sesta. Às 14 horas, quando voltei da minha hora de almoço, eu e a auxiliar fomos arquivar os desenhos nos respectivos dossiers. Quando acordaram foram à casa-de-banho e depois foram lanchar.

Maria Castanha

O céu estava cinzento e quase nunca aparecia o sol, mas enquanto não chovia os meninos iam brincar para o jardim.
Um jardim muito grande e bonito, com uma grade pintada de verde toda em volta, de modo que não havia perigo de os automóveis entrarem e atropelaremos meninos que corriam e brincavam à vontade, de muitas maneiras: uns andavam nos baloiços e nos escorregas, outros deitavam pão aos patos do lago, outros metiam os pés por entre as folhas secas e faziam-nas estalar – crac,crac – debaixo das botas, outros corriam de braços abertos atrás dos pombos, que se levantavam e fugiam, também de asas abertas.
Era bom ir ao jardim. E mesmo sem haver sol, os meninos sentiam os pés quentinhos e ficavam com as bochechas encarnadas de tanto correr e saltar.
Uma vez apareceu no jardim uma menina diferente: não tinha bochechas encarnadas, mas uma carinha redonda, castanha, com dois grandes olhos escuros e brilhantes.
- Como te chamas? – perguntaram-lhe.
- Maria. Às vezes chamam-me Maria Castanha .
- Que engraçado, Maria Castanha! Queres brincar?
- Quero.
Foram brincar ao jogo do apanhar.
A Maria Castanha corria mais do que todos.
- Quem me apanha? Ninguém me apanha!
- Ninguém apanha a Maria Castanha!
Ela corria tanto. Corria tanto que nem viu o carrinho do vendedor de castanhas que estava à porta do jardim, e foi de encontro a ele.
Pimba!
O saco das castanhas caiu e espalhou-as todas à reboleta pelo chão.
A Maria Castanha caiu também e ficou sentada no meio das castanhas.
- Ah. Minha atrevida! – gritou o vendedor de castanhas todo zangado.
- Foi sem querer – explicaram os outros meninos.
- Eu ajudo a apanhar tudo – disse Maria Castanha, de joelhos a apanhar as castanhas caídas.
E os outros ajudaram também.
Pronto. Ficaram as castanhas apanhadas num instante.
- onde estão os teus pais? – perguntou o vendedor de castanhas à Maria Castanha.
- Foram à procura de emprego.
- E tu?
- Vinha à procura de amigos.
- Já encontraste: nós somos teus amigos – disseram os meninos.
- Eu também sou – disse o vendedor de castanhas.
E pôs as mãos nos cabelos da Maria Castanha, que eram frisados e fofinhos como a lã dos carneirinhos novos.
Depois, disse:
- Quando os amigos se encontram é costume fazer uma festa. Vamos fazer uma festa de castanhas. Gostam de castanhas?
- Gostamos! Gostamos! – gritaram os meninos.
- Não sei. Nunca comi castanhas, na minha terra não há – disse Maria Castanha.
- Pois vais saber como é bom.
E o vendedor deitou castanhas e sal dentro do assador e pô-lo em cima do lume.
Dali a pouco as castanhas estalavam… Tau! Tau!
- Ai, são tiros? – assustou-se a Maria Castanha, porque vinha de uma terra onde havia guerra.
- Não tenhas medo. São castanhas a estalar com o calor.
Do assador subiu um fumozinho azul-claro a cheirar bem.
E azuis eram agora as castanhas assadas e muito quentes que o vendedor deu à Maria Castanha e aos seus amigos.
- É bom é – ria-se Maria Castanha a trincar as castanhas assadas.
- Se me queres ajudar podes comer castanhas todos os dias. Sabes fazer cartuchos de papel?
A Maria Castanha não sabia mas aprendeu.
É ela quem enrola o papel de jornal para fazer os cartuchinhos onde o vendedor mete as castanhas que vende aos fregueses à porta do jardim.
Autor: Maria Isabel Mendonça Soares,” Contos no Jardim”.

Semana de 8 a 10 de Novembro

Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI. Começo então por falar de TPIE, onde, já todos terminámos o pré-projecto e iniciámos o power point, ou seja, a defesa do nosso pré-projecto. Em Expressão Plástica, estamos a trabalhar nos logotipos e slogan's, onde já existem produtos bem originais. Quanto a Matemática, recebemos o trabalho sobre estatística, onde obtive um bom resultado, também nesta disciplina iniciámos o 2º módulo, o de geometria. relativamente a Português, continuamos com a apresentação dos capítulos da obra de José Saramago. Já em ECDM, fizemos duas equipas e fizemos o jogo da mímica, mas desta vez com nomes de filmes, cada membro da equipa tinha de ir à frente e gesticular o nome do filme. Em Educação Física, a aula decorreu no exterior e começou com a habitual corrida de 12 minutos e logo depois fizemos duas equipas e jogámos andebol, enquanto a professora estava com uma aluna a avaliá-la oralmente. Finalmente em Saúde Infantil, estamos a concluir o trabalho sobre o manual da criança dos 6 aos 12 anos.

O Leão e o Rato

O leão estava a dormir no seu covil em certa tarde de Verão, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leão rosnou, furioso, e já ia esmagar o rato com a pata enorme quando: - Oh, poupai-me, senhor - guinchou o rato. - Na verdade, eu não mereço ser morto. Não vos fiz mal... e também não presto para comer. O leão tornou a rugir, ensonado. - Além disso - continuou o rato - se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vós. O leão rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se. Passado algum tempo, o leão andava a caçar na floresta quando caiu numa armadilha. Uma rede cai-lhe em cima e fechou-o. Sem qualquer esperança de fuga, começou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta. O rato, que também saíra para caçar naquela noite, depressa reconheceu a voz do leão e correu para o sítio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse: - Não vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos daí num instante. - E logo começou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo o leão estava solto. O rato, como tinha prometido, salvou-lhe a vida.

Estágio - 4 e 5 de Novembro

Dia 4, na quinta-feira, cheguei à instituição, uns minutos antes das 9 horas, como é habitual. Fui à sala, onde já estavam algumas crianças e logo depois fui à sala de acolhimento buscar as restantes. Quando voltamos para a sala, estas espalharam-se pelas diversas áreas da sala, enquanto isso eu fiquei numa mesa a acabar trabalhos com os meninos, entretanto às 10 horas, foram arrumar a sala para irem comer. Às 10:30, dirigimo-nos para o ginásio, onde estava o professor João, já preparado para dar mais uma aula. Desta vez, o professor fez um jogo, pois tinham que estar sentados numa roda e ir passando a bola ao colega do lado, este exercício foi feito 4 vezes, consoante as cores das bolas. De regresso à sala, sentaram-se no tapete, onde estiveram a ouvir a educadora falar sobre a amizade, começou então por ensinar um música, sobre o tema que estou a trabalhar, a amizade, e depois foi a minha vez de contar a história do "leão e do rato", onde passa a mensagem da amizade. De seguida, foram colorir o desenho da história que estiveram a ouvir, tinham de pintar o leão e o rato de laranja e cinzento, respectivamente. Às 11:45, fizeram a sua higiene e foram para o refeitório almoçar. Um pouco antes das 13 horas, foram para a sala fazer a sesta. Às 14 horas, fui para a sala onde estavam a fazer a sesta, onde estive até às 15:30, que foi a hora de acordarem e irem lanchar.
Na sexta-feira, dia 5, as crianças chegaram à sala e como sempre espalharam-se pelas áreas da sala e eu e a Patrícia (auxiliar), íamos chamando um a um para fazerem um trabalho com gelatina, numa folha de papel estava desenhada uma laranja e o que tinham de fazer, era primeiro que tudo pintar o pé da laranja de verde e de seguida colocar cola na laranja, depois pegavam no pó da gelatina e espalhavam por cima, uma actividade bastante interessante e mais uma coisa que aprendi. De seguida, às 10 horas, foram lanchar e depois sentaram-se no tapete e a Vina falou-lhes da actividade que alguns tinham começado e com as laranjas que tinha fez um pouco de sumo, em que todos provaram, já com o limão, espremeu um pouquinho, mas desta vez, molharam o dedo, dado que o sumo do limão é muito ácido. Depois alguns foram até ao parque, enquanto que outros ficaram na sala a acabar o trabalho da laranja. Às 11:45, foram fazer a sua higiene para irem almoçar. Ainda antes das 13 horas, foram fazer a sesta. Quando voltei da minha hora de almoço, às 14 horas fui para a sala, eu e a Patrícia ficamos na sala e a Vina foi para uma reunião. Às 15:30, foi hora de acordar para irem lanchar e dar por terminado mais um dia.

Semana de 2 a 3 de Novembro

Mais uma semana de aulas que passou no curso TAI, esta bem mais curtinha, com o feriado do dia 1 de Novembro. Mas começo então por falar de TPIE, em que as fichas de pré-projecto estão a ser concluídas. A minha ficha já está terminada e neste momento está à espera que o projecto seja aprovado. Em Expressão Plástica, tivemos aula sobre os logotipos e como deveríamos elaborar um para o nosso projecto, que vai ser o nosso cartão de visita. Quanto a Educação Física, a aula decorreu no ginásio pequeno, onde fizemos salto ao eixo, mini-trampolim, trave e ainda ginástica de solo. Já em Área de Integração, como sempre trabalhamos nos nossos projectos, com a ajuda da professora Margarida. Na disciplina de Psicologia, começaram as apresentações dos trabalhos sobre a diferença, em que eu e o meu grupo trabalhou, especificamente, a toxicodependência, no que diz respeito ao trabalho em si, concordo com a professora, poderíamos ter acrescentado mais pesquisa sobre o tema ao trabalho, que vai integrar um dossier temático. Em Matemática, concluímos os trabalhos sobre estatísca que temos estado a fazer, para avaliação do módulo. Relativamente a Português, continuamos com a leitura da obra de José Saramago e ainda preenchemos a uma ficha de guião da visita de estudo, que realizamos a semana passada a Mafra. Finalmente, Saúde Infantil estamos a terminar o trabalho pedido pela professora, sobre o desenvolvimento da criança entre os 6 e os 12 anos.

Estágio - 28 e 29 de Outubro

Os dois últimos dias de estágio deste mês já se passaram e mais uma vez partilho convosco. Começando por quinta-feira, cheguei às 9 horas e dirigi-me até à sala, vesti a bata e fui buscar os meninos à sala de acolhimento, quando voltámos à sala e cada criança foi brincar para a área que quis, enquanto isso, numa mesa estavam meninos a fazer um trabalho ainda alusivo ao dia da alimentação. Às 10 horas, foi a hora de arrumar a sala para irem lanchar. Logo depois foram à casa-de-banho fazer a sua higiene e de seguida fomos em direcção ao ginásio, onde já se encontrava o professor João à espera de começar mais uma aula. Foi mais uma aula em que fizeram um percurso com arcos, saltos e cambalhotas. Assim que a aula acabou regressámos à sala, para continuar os trabalhos que ainda faltavam fazer como foi o exemplo do trabalho do nabo. Enquanto alguns acabavam a actividade, outros estavam sentados no tapete a ouvir uma história que a educadora lhes estava a contar. Por volta das 11:45, foram fazer a higiene e foram para o refeitório almoçar, quando acabaram foram para a sala para fazerem a sesta, já eram 13 horas. Da parte da tarde, às 14 horas, fui para a sala e ainda estavam os meninos acordados, a auxiliar foi embora e fiquei eu a organizar os trabalhos dentro dos dossiers. Por volta das 15:45, acordaram e foram lanchar, mas neste dia houve uma menina que fazia anos, a Joana.
Na sexta-feira, como sempre cheguei às 9 horas e fui para a sala e fui logo para uma mesa, onde já estavam algumas crianças a acabar trabalhos do dia anterior. Às 10 horas arrumaram e sentaram-se para ir lanchar, enquanto isso ouviam a música do "fantasminha brincalhão", uma vez que o dia das bruxas estava a chegar. Quando acabaram de lanchar sentaram-se no tapete e a Vina sugeriu que fosse eu a contar uma história das bruxas, mas depois da história a educadora, fez-lhes uma surpresa e disse que uma bruxinha tinha passado lá durante a noite e tinha deixado uns fatos para se mascararem. O entusiasmo foi tal, que logo se vestiram, de abóboras, bruxas e vampiros. Por volta das 11:45, foram almoçar para às 13 horas irem dormir. Às 15:45, acordaram, foram lanchar e dirigiram-se para o parque à espera que os pais os fossem buscar.