Trabalhos feitos pelas crianças




















Estágio - 26 de Março

Mais um dia de estágio passou na Casa de Sant' Ana, este o último antes das férias da Páscoa, mas irei voltar nas férias para fazer uma visita. Mas vou começar por relatar este dia, que como sempre começou às 9 horas, quando iam para a sala, quando chegámos, fizemos o habitual, os meninos retiraram os desenhos que tinham feito e que estavam a secar na janela, enquanto eu e a educadora abríamos as janelas e recebíamos os meninos que iam chegando mais tarde.
Quando já estavam todos, a educadora Vina começou a distribuir tarefas, uns iam acabar trabalhos que tinham ficado em atraso, alusivos à Páscoa, enquanto que outros meninos faziam a prenda da Páscoa para levarem para casa, porque para a próxima semana vão de férias, então tiveram de fazer antes dos outros meninos. Chegaram as 10 horas e a hora do lanche matinal, quando acabaram voltaram para a sala, para continuarem as suas tarefas e dois dos meninos foram para a aula de piano e violino.
O tempo passou a correr e quando demos por isso já eram 11 horas e a professora Joana chegava para mais uma aula de inglês, enquanto que eu e a educadora ficámos na sala a preparar os presentes que alguns meninos iriam levar já para casa. Por volta das 11:45, as crianças já estavam de volta para irem almoçar, mas quando voltaram a professora contou-nos que tiveram uma aula diferente, em vez de irem para a sala, foram para a quinta e aprenderam os legumes em inglês, depois das novidades da aula foram fazer a sua higiene e almoçar.
Às 14 horas, voltei da minha hora de almoço e os meninos vinham do parque, foram em direcção à casa-de-banho e foram para a sala e sentaram-se no tapete e a educadora tinha uma história para contar, mas sugeriu que fosse eu a contar, então eu lá contei a história que se chamava "Pedro, perdeu o seu coelhinho", no final os que já tinham acabado os seus trabalhos foram fazer um desenho sobre a história que ouviram, às 16 horas, foram arrumar e lanchar.
E assim foi o último dia de estágio antes das férias.

Semana de 22 a 25 de Março

Mais uma semana de aulas e esta a última, antes das férias da Páscoa. Pois é, já estávamos muito cansados e nada melhor que umas férias. Mas vou começar então por relatar esta última semana de aulas e começo por falar da disciplina de TPIE, em que apresentámos as actividades que vão estar na maleta do arco-íris. Na disciplina de Área de Integração, as apresentações foram finalizadas com a Soraia, a Vânia e a Nábila, em que fizeram abordagens aos temas bastantes interessantes, principalmente o da Nábila, que falou sobre as dificuldades que os deficientes motores têm e o que poderia ser feito para combater, falando também dos tipos de paralisia existentes. Quanto a Expressão Plástica, finalizámos as ilustrações que vão constar na história do andorinhão e da andorinha das chaminés e hoje, quinta-feira, escolhemos os melhores desenhos. Em Português, apresentei o meu trabalho sobre Eça de Queirós - Vida e Obra, e ainda tivemos tempo para fazer uma pequena ficha de avaliação de escuta activa, ou seja, a professora fez com que ouvíssemos uma gravação e conforme íamos ouvindo, íamos escolhendo a resposta correcta, são fichas que já estamos habituados a fazer, pois o ano passado o fazíamos. Já em Inglês, na aula de terça-feira, fizemos a auto-avaliação e hoje, não tivemos aula, pois fomos assistir a uma palestra sobre Autismo, em que a Presidente da APPDA nos foi explicar do que se tratava, foi bastante interessante, até porque já tinha pesquisado sobre este tema e sempre tive muito interesse em compreender "o mundo" dos autistas, foram testemunhos também muito importantes. Em ECDM, a professora levou livros de histórias para treinarmos a leitura e ia dando dicas para aperfeiçoarmos a nossa leitura, quando estivermos a contar histórias no nosso local de estágio e no final da aula ainda nos foi proposto que fizéssemos o resumo da história da "Alice no País das Maravilhas", já hoje foi-nos sugerido que pesquisássemos sobre teatro e fizéssemos um Power Point. Relativamente a Psicologia, continuámos com o trabalho de grupo sobre a maleta pedagógica, onde devem constar actividades relacionadas com Filosofia para crianças. Em Saúde Infantil, realizámos o teste, que poderia ter corrido um pouco melhor, mas também não foi assim mau de todo. Foi assim a última semana de aulas do 2º período, queria então desejar uma Óptima e Feliz Páscoa a todos os visitantes do meu blog.

Estágio - 19 de Março

Hoje, o meu dia de estágio foi particularmente diferente dos outros, pois foi Dia do Pai. Mas começando pelo início, assim que cheguei ao colégio, estavam todos de farda, pois hoje havia missa e como é habitual nestes dias todos têm de trazer uniforme, estavam na sala de acolhimento e a educadora chegou para irem para a sala, fizeram a fila e lá foram.
Assim que chegaram, acompanhados, a maioria, pelos seus Pais, foram de imediato buscar os presentes que tinham feito. A alegria estava estampada na cara dos Pais e Filhos, todos queriam tirar fotografias e estar com os filhos, mas a hora apertava e às 9:30 tínhamos todos que estar no salão para dar início à missa, lá, podíamos ver os pais dos alunos, esta foi uma missa para os Pais e também para José, Pai de Jesus. Terminada a missa, regressámos todos à sala para as crianças irem lanchar, pois já passava da hora do lanche e estava quase na hora do inglês, mas mesmo assim ainda tivemos tempo para tirar umas fotografias, para um dia mais tarde recordarmos, depois das fotografias tiradas lá foram eles para a aula de inglês, quando voltaram às 11:35, hoje um pouco mais cedo, porque estavam agitados, foram almoçar e de seguida para o parque.
Já na parte da tarde, fui com a educadora Vina, buscar as crianças ao parque e fomos para a sala, lá, cantaram músicas de Páscoa e depois fizeram o jogo das cadeiras, em que, em vez de haver música a educadora tocava pandeireta e à medida que iam saindo, iam tirando um rebuçado. Depois de tudo isto, foram fazer trabalhos e eu fiquei na mesa com 5 meninos a pintar coelhos da Páscoa em massa que irão servir para colocar na porta do frigorífico, porque são íman. Já no final do dia foram para o tapete e rezaram, para depois irem lanchar e irem embora. E assim foi passado o Dia do Pai, no colégio Sant' Ana.

Semana de 15 a 18 de Março

Cá estou eu então para fazer o relato de mais uma semana de aulas passada no curso TAI. Começo então por falar da disciplina de TPIE, em que entregámos o guia da maleta do Arco-Íris, que continha as actividades que iremos desempenhar na semana da criança, na aula de terça-feira, a professora falou-nos do projectos "nescolas" em que formámos 3 grupos e cada um tinha de escolher uma personalidade e fazer a sua auto biografia, este é um projecto que tem o apoio do Diário de Notícias. Em Sociologia, vimos um filme chamado bulling que retratava a vida de um rapaz, vítima de bulling, que mais tarde se suicida, foi um filme um pouco pesado, mas deu para perceber o que muitos alunos sofrem nas escolas. Quanto a Área de Integração, esta semana demos início às apresentações dos trabalhos que temos estado a desenvolver, em que o meu tema era a clonagem reprodutiva. A Educação Física, a aula foi no ginásio pequeno e demos início ao salto em comprimento, que me correu um pouco mal, pois não tenho muita aptidão para tal. Relativamente a Saúde Infantil, na segunda-feira, realizámos uma ficha formativa relacionada com a matéria que estamos a dar e também de preparação para o teste, já na aula de quarta-feira, a professora entregou a ficha e corrigímo-la. A Expressão Plástica, continuamos a pintar os desenhos para o nosso projecto, mas o tempo está a ficar apertado para acabá-los, mas tudo se irá resolver. Passando agora para Português, recebemos as fichas sobre Frei Luís de Sousa, em que fiquei contente com a minha nota e já deu para fazer a auto-avaliação do módulo, ainda na aula de terça acabámos de ler a obra que vinha no manual. Em Inglês, recebemos o teste e também posso dizer que fiquei contente com a minha nota, pois o teste tinha corrido um pouco mal, mas como não sou muito boa nesta disciplina, penso que tive uma nota razoável, na aula de terça demos os quantificadores. Quanto a ECDM, a professora deu-nos as notas finais dos trabalhos que desenvolvemos ao longo deste módulo e tive notas que não estava à espera, pois não é uma disciplina que me sinta muito à vontade. Finalizando com a disciplina de Psicologia, recebi o teste que tinha feito a semana passada e confesso que não estava à espera, pois tinha corrido um pouco pior que o outro e obtive uma nota melhor que a do outro teste, na segunda parte da aula estivemos a trabalhar nas actividades para crianças relacionadas com filosofia. Foi assim mais uma semana passada no curso TAI.

Logotipo e Lema da Campanha do Concurso Conectando Mundos

"Chegar, ver e vencer...numa escola 100 diferenças"


Queremos uma Escola que lute contra o preconceito, respeite a diferença e derrube barreiras. Os jovens e crianças migrantes, devem encontrar na Escola um espaço de colaboração e partilha e um ponto de encontro de diferentes culturas. A cada aluno deve ser dada a oportunidade de chegar, ver e vencer, numa escola 100 diferenças.

Estágio - 12 de Março

Mais um dia de estágio passou no Casa Sant' Ana. Como sempre, cheguei às 9 horas e lá iam na fila para a sala, dei os bons dias e os meninos iam chegando com os pais ainda meio ensonados e com os seus brinquedos que trazem todos os dias para mostrarem aos colegas, entretanto um menino, que se chama Pedro Afonso, veio ao pé de mim com a sua mãe para me dizerem uma lenga-lenga que tinham feito no carro de manhã a caminho da escola. Quando já estavam todos os meninos a educadora mandou-os sentar-se no tapete para falar com uns meninos que se tinham portado mal no dia anterior, mas ficou tudo resolvido. Com isto tudo já eram horas de irem lanchar, às 10 horas, quando voltaram à sala começaram a trabalhar nas suas fichas e eu fui para uma mesa auxiliar os meninos que ainda não tinham feito o coelhinho da Páscoa em massa com o molde do coelho, enquanto que outros meninos estavam com a educadora a terminar os cartões para o Dia do Pai. Entretanto chegaram as 11 horas e a hora do inglês com a professora Joana, voltaram às 11:45 para irem almoçar.
Já na parte da tarde, voltaram do parque e foram continuar com os seus trabalhos deixados da parte da manhã e por volta das 15:00 fomos à quinta dar um passeio, pois há muito tempo que lá não ia e vi que está tudo muito diferente, fomos ver as galinhas e as ovelhas e ainda vimos várias árvores de fruto, já no final do passeio a educadora apanhou umas laranjas e descascámos para as crianças comerem. A visita acabou e os meninos voltaram para irem lanchar e ir embora com os seus pais.

A história da Família Semana

O casal Semana, pouco depois de casar, teve o seu primeiro filho, a quem deram o nome de Domingo; era um menino tranquilo, gostava de jogar à bola e de brincar e tinha muita vontade de ter irmãos, para partilhar com eles o seu quarto e os seus brinquedos.
Os pais fizeram-lhe a vontade e nasceu uma irmã, a quem chamaram Segunda-feira. Era uma menina simpática e alegre, que gostava muito da cor amarela. No entanto, o Domingo queria mesmo era ter um irmãozinho pois, apesar de gostar muito da mana, ela não gostava de futebol...
Então o casal Semana decidiu tentar outra vez, para ver se nascia um menino... mas não! Desta vez nasceram gémeas, duas meninas, a quem chamaram Terça e Quarta-feira. A Terça gostava da cor verde e a Quarta-feira da cor vermelha. Apesar de serem iguais, porque eram gémeas, eram muito diferentes mas muito amigas. A Segunda-feira é que ficou contente, por ter alguém com quem brincar com as bonecas...
Não havia era maneira de satisfazer o Domingo, apesar de o casal Semana ter tido mais filhos: nasceram a Quinta e a Sexta-feira. A Quinta gostava muito de azul e queria ser bailarina e a Sexta-feira gostava muito de cor-de-laranja e queria ser professora. Só o Domingo continuava triste: as irmãs partilhavam os quartos e os brinquedos e ele não tinha nenhum menino para brincar!
Passado algum tempo a Sra. Semana comunicou à família que estava à espera de outro bebé, o sétimo filho, o filho número sete. O Domingo nem aguentava a espera, só queria que fosse um menino... será que era?! Sim era um menino...
Que nome lhe iriam dar? Foi o Domingo a escolher:
- Vai chamar-se Sábado, pois vai ser o meu companheiro de fim-se-semana, para descansar e para jogar à bola.
Assim ficou completa a Família Semana, o casal que tinha sete filhos!
E a tua família como é?

Semana de 8 a 11 de Março

Cá estou eu para fazer o relato de mais uma semana de aulas. Começo então por TPIE, em que na primeira aula da semana, segunda-feira, falámos essencialmente do Dia Internacional da Mulher e também das crianças migrantes em que nos foi proposto que fizessemo um post no nosso blog sobre as crianças migrantes, nas outras aulas continuámos com as fichas de apresentação das nossas actividades para introduzir nas maletas de cada grupo. Já em Sociologia, demos matéria e hoje, quinta-feira, continuamos com o trabalho sobre os direitos humanos.
A Área de Integração, continuamos também com a execução dos trabalhos sobre o tema que cada um escolheu que tem a ver com a multiplicidade dos saberes, dado que, para a semana já começam as apresentações. Quanto a Educação Física, esta semana não tivemos aula, pois esteve a chover e os dois ginásios estavam ocupados.
Em Saúde Infantil, continuamos a dar a matéria sobre as hemorragias e como deveremos agir e ainda fizemos uma lista do que deve conter uma caixa de primeiros socorros. Em relação a Expressão Plástica, também continuamos com a ilustração dos desenhos da história da andorinha das chaminés e do andorinhão e na terça-feira, fomos informados que houve um problema com as telas de alguns dos nossos colegas, mas está a ser tudo resolvido e as telas estão a ser recuperadas.
Passando para Português, estamos a ler "Frei Luís de Sousa" e hoje finalizámos as apresentações e a professora recumendou-nos que cumeçassemos a ler os "Maias". Em Inglês, começamos a dar os advérbios e também praticamos fazendo exercícios. Relativamente a ECDM, na aula de terça-feira vimos um vídeo de desenhos animados, mas que não tinha som, foi uma ideia da professora para um dia mostrarmos às crianças do nosso estágio e hoje, quinta-feira, um grupo fez a avaliação da sua peça e no final da aula vimos um vídeo também de desenhos animados. Finalmente em Psicologia, fizemos uma pequena ficha de avaliação sobre a aprendiazagem social e ainda recebemos o teste que fizemos sobre a aprendizagem por condicionamento operante, em que tive uma nota razoável, mas que poderia ter sido melhor.

Crianças Migrantes

Todos sabemos que a educação é um ponto importantíssimo na vida de todas as crianças migrantes. Estas crianças, são postas à prova diariamente por inúmeras dificuldades, que vão afectar o seu relacionamento com os outros e principalmente o seu desempenho escolar.
São vários os problemas que influenciam o seu desempenho diário, como a língua, ou ainda a descriminarão por parte dos colegas e para que este tipo de desigualdades deixem de existir deveriam ser tomadas medidas como a integração de crianças migrantes no ensino, ou seja, deveriam ter um acesso mais fácil.
Todas elas, vêm para outros países para conseguirem ter uma vida melhor, com condições razoáveis que não tinham no seu país de origem, por estas e outras razões as crianças têm uma adaptação difícil ao país de acolhimento e cabe a cada um de nós aceitar cada pessoa como ajudando a uma boa adaptação.

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA?
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Estágio - 5 de Março

Mais um dia de estágio, este um pouco mais cansativo, porque hoje as crianças estavam um pouco irrequietas. Mas comecemos pelo início, cheguei às 9 horas como já vem sendo habitual e quando cheguei já estavam a fazer a fila para irem para a sala e quando fui abrir as janelas vi já alguns trabalhos que estão a adiantar para o Dia do Pai e ainda umas flores para o Dia Internacional da Mulher. Assim que chegaram sentaram-se no tapete para a educadora lhes dar o plano de actividades para o dia de hoje, depressa chegou as 10 horas e a hora do lanche, quando acabaram de lanchar, dois dos meninos foram para a aula de piano e violino e o resto das crianças foi trabalhar, uns foram acabar a ficha dos números e outros foram para a minha mesa fazer o nome dos pais com formas metálicas e massa, que será para fazer a prenda para o dia do pai. Às 11 horas foram para a aula de inglês e às 11:45 voltaram para irem almoçar.
Às 14 horas voltei da minha hora de almoço e vinham da sala de jogos, onde estavam a ver filmes, isto porque estava a chover e não poderam ir para o parque, regressaram à sala e desta vez fizemos uma peça de teatro e o título era a História da Família Semana, em que eu li a história e depois todos os meninos fizeram a peça de teatro e inclusive eu entrei na peça, fazendo de Mãe, foi bastante divertido, de seguida foram continuar com os trabalhos que deixaram a meio da parte da manhã.

Semana de 1 a 4 de Março

Mais uma semana de aulas que passou e esta um pouco mais cansativa que as anteriores, pois realizámos dois testes, mas comecemos pelo início, na disciplina de TPIE continuamos a trabalhar nas maletas pedagógicas e cada grupo começou a apresentar as suas actividades que constituem a maleta. Em Sociologia recebemos os testes e a meu ver tive um resultado razoável, mas poderia ter tido mais, fizemos a sua correcção e na aula de hoje continuamos com o trabalho de pesquisa sobre os direitos humanos.
Quanto a Área de Integração, continuamos a fazer o trabalho individual sobre o tema que cada um escolheu ao que eu escolhi clonagem reprodutiva. A Educação Física, fizemos voley, nomeadamente, exercícios a pares a meio da aula a professora fez duas equipas e fizemos situação de jogo, incluindo com a Professora, dado o reduzido número de alunos.
Relativamente a Saúde Infantil, estamos a falar sobre as hemorragias em crianças e como devemos agir se nos depararmos com uma situação destas, isto tudo, exemplificando com pessoas da turma. Em Expressão Plástica, continuamos a elaborar a nossa história da andorinha das chaminés e do andorinhão, em que eu já passei à parte da pintura.
A Português, realizámos o teste de verificação da leitura, sobre a peça "Frei Luís de Sousa", mas ainda antes alguns alunos apresentaram os seus trabalhos inseridos também nesta obra. Quanto a Inglês, também realizamos o teste com a habitual gramática, um texto com exercícios de vocabulário e no final fizemos um ditado, que era o exercício de listening. Foram dois testes que me correram razoavelmente bem.
Na disciplina de ECDM, ensaiamos para a peça em que iremos ser avaliados e que vamos representar na Semana da Criança. E por fim Psicologia, começamos a falar da aprendizagem social e ainda nesta aula fizemos grupos de trabalho para construirmos uma nova maleta em que temos de abordar o tema da filosofia para crianças.
Foi assim mais uma semana de aulas no curso TAI.