Desenvolvimento da criança em idade escolar

DESENVOLVIMENTO FÍSICO
As crianças em idade escolar tipicamente apresentam habilidades motoras gerais solidamente fortes e suaves. No entanto, pode ocorrer uma ampla variação entre as crianças com respeito à coordenação (especialmente olhos-mãos), resistência, equilíbrio e tolerância física. As habilidades motoras finas também podem variar de forma significativa, influenciando a capacidade da criança para escrever com nitidez, vestir-se apropriadamente, e realizar certos trabalhos domésticos, tais como fazer a cama ou lavar a louça.
As diferenças visíveis na estatura, peso e estrutura física das crianças podem ser muito marcantes. É importante lembrar que os antecedentes genéticos, assim como alimentação e exercícios, podem influenciar o crescimento. Também pode haver uma grande variação de acordo com a idade em que as crianças começarem a desenvolver as características sexuais secundárias (nas meninas--o desenvolvimento das mamas e o crescimento de pêlos púbicos e axilares; nos meninos--o crescimento peniano e testicular; distribuição e crescimento de pêlos púbicos, axilares e torácicos).
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
As crianças no início da idade escolar devem ser capazes de usar, de forma consistente, frases simples, porém estruturalmente completas, contendo em média de 5 a 7 palavras. À medida que a criança evolui no decorrer dos anos elementares, a sintaxe e a pronúncia se aproximam do padrão normal. O uso aumentado de sentenças mais complexas se desenvolve à medida que a criança cresce. Déficit auditivo ou de inteligência, os quais podem impactar o desenvolvimento da linguagem de forma negativa, são tipicamente observados como resultado de linguagem atrasada em idades anteriores. Dois outros fatores, a necessidade de comunicar-se e o grau de estímulo, podem afetar a aquisição de linguagem na idade escolar.
A linguagem expressiva é importante para evitar que a criança se sinta bloqueada, tanto emocional como socialmente. As crianças que não conseguem se expressar adequadamente podem ficar propensas a exibir um comportamento agressivo ou ter crises de raiva.
As habilidades de linguagem receptivas, necessárias para a compreensão de instruções longas ou complexas, tipicamente se assemelham às habilidades expressivas. Uma criança de 6 anos de idade normalmente é capaz de obedecer uma série de 3 ordens seguidas. Ao redor dos 10 anos, a maioria das crianças consegue obedecer 5 ordens seguidas. As crianças com um déficit de linguagem receptiva podem tentar encobri-lo por meio de respostas malcriadas ou fazendo palhaçadas, e raramente irão se expor ao ridículo em potencial pedindo esclarecimento sobre as instruções recebidas.

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