A reciclagem e as crianças!

No dia 17 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.
No princípio, o ensino vem do exemplo que os pais dão. Se, desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
Como explicar a reciclagem às crianças?
Primeiro ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável e onde devemos depositá-lo.
Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:
ECOPONTO AZUL: destinado para papel e papelão.
ECOPONTO VERDE: destinado para vidros, cristal.
ECOPONTO AMARELO: para as embalagens de metal e aço.
ECOPONTO VERMELHO / PILHÃO: para as pilhas.
Finalmente temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja, a matéria orgânica e também outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os restos de óleo.
Por que temos que reciclar?
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

1 comentários:

Colégio Santiago disse...

Bom dia Ana.
Ficamos satisfeitos que os artigos escritos pelos nossos profissionais sirvam de referência para outros profissionais. Está igualmente de parabéns pelo magnífico trabalho que compilou neste blog. A sua paixão por esta área é bem visível. Só é pena residir em Setúbal...!