Estágio - 26 de Fevereiro

Mais um excelente dia de estágio no Colégio Sant' Ana.
Hoje, quando cheguei ao meu local de estágio, os meninos já vinham a sair da sala de acolhimento para irem para a sala, às 9 horas em ainda estava muito pouca gente, pois assim que chegaram foram brincar enquanto os outros colegas não chegavam e eu fui abrir as janelas. À medida que cada menino ia chegando com o seu Pai e/ou Mãe iam mostrando os trabalhos expostos nos placards e assim depressa chegou a hora do lanche, já eram 10 horas. Depois do lanche foram para a sala, sentaram-se no tapete e ouviram as explicações da educadora para irem fazer a ficha do número 7, às 11 horas a professora de inglês estava a bater à porta para mais uma aula, eles lá foram e eu e a educadora estivemos a organizar os desenhos de cada um a pô-los dentro do dossier de cada menino. Quando voltaram da aula, sentaram-se no tapete e a educadora perguntou o que tinham aprendido na aula de inglês, de seguida foram fazer a higiene e almoçar.
Na parte da tarde, vieram do parque e foram de imediato para o tapete, isto porque há sempre pequenas zangas e foram resolver o que se tinha passado no parque, depois foram continuar com os seus trabalhos que tinham deixado de manhã e às três da tarde alguns meninos foram comprar rifas, isto porque, esta semana a escola decidiu ajudar o Haiti, pedindo a todos os meninos para trazerem um brinquedo e depois iriam rifar, o dinheiro das rifas irá para o Haiti, eu e os outros meninos voltámos para a sala e continuaram com os seus trabalhos, às 16 horas foram lanchar e foram para a sala de jogos à espera que os encarregados de educação os fossem buscar.
Aqui ficam dois desenhos que fizeram esta semana.

Semana de 22 a 25 de Fevereiro

Mais uma semana passou no curso TAI e como sempre cá estou para fazer o relato de mais uma semana. Comecemos então, pela disciplina de TPIE, em que eu levei um saco cheio de coisas que a sala dos 5 anos da minha instituição, Colégio Sant'Ana, ofereceu no âmbito do projecto 1 contentor de sorrisos, nas aulas seguintes cada grupo continuou com as suas maletas pedagógicas. Na disciplina de Sociologia, a professora sugeriu um trabalho sobre os direitos humanos e ainda soube a minha nota do teste que tive 13,7. Em Área de Integração, a professora disse as notas dos trabalhos e para o próximo tema do módulo a professora Margarida, pediu que fizéssemos um trabalho individual com temas sugeridos pela mesma. A Educação Física, fizemos futebol e lançamento de peso. Em Saúde Infantil, concluímos os trabalhos sobre Suporte Básico de Vida e na aula de quarta-feira, realizámos uma pequena ficha de trabalho. Passando para a disciplina de Expressão Plástica, começámos a fazer esboços de três momentos de uma história, que está inserida num projecto de turma, já em Português, continuamos com as apresentações relacionadas com a peça Frei Luís de Sousa. A Inglês, fizemos revisões para o teste que se irá realizar na próxima terça-feira. Relativamente a Psicologia, realizámos o teste que me correu relativamente bem e por fim ECDM, todos os grupos ensaiaram a sua peça.
Foi assim mais uma semana de aulas no curso de Técnico de Apoio à Infância.

Estágio - 19 de Fevereiro

Mais um dia de estágio passou no Colégio Sant' Ana.
Como sempre cheguei às 9 horas e as crianças já iam na fila para a sala, foi chegar à sala abrir as janelas e esperar que todos os meninos estivessem para a educadora estipular as actividades para o dia de hoje e por volta das 9:30 já todos tinham chegado e já estavam todos a trabalhar. Como não deu tempo para fazerem muito, às 10 horas já estavam no refeitório para lancharem. De regresso à sala dos 5 anos, casa menino voltou ao seu trabalho, uns faziam fichas nos seus livros e outros estavam na minha mesa a fazer um palhaço, já o tinham pintado, só faltava recortar o papel para pôr no chapéu e na gola do palhaço, uma actividade que ficou bastante engraçada. A meio da manhã tivemos mais uma ajuda, a D. São que, penso eu, nos irá ajudar daqui para a frente. Às 11 horas deixaram os seus trabalhos e foram para o inglês com a professora Joana e quando já estavam de volta para irem almoçar, eu fiquei na sala a separar os trabalhos de cada menino e a pô-los num dossier individual, quando acabei fui ter com os meninos ao refeitório e já tinham quase todos acabado de comer e a educadora pediu que fosse com eles para o parque até às 13 horas.
Da parte da tarde, quando cheguei a Vina foi buscar os meninos ao parque e eu e a D. São fomos andando para a sala, quando os meninos chegaram a educadora mandou-os sentar no tapete e tiveram uma breve conversa sobre a prenda que iriam fazer para o Dia do Pai e perguntou a cada um o nome e a profissão que cada pai tem, ainda tiveram tempo para fazerem um jogo, em que um menino estava de costas e outro menino gritava o seu nome e o que estava de costas tinha de adivinhar quem dizia o nome, passado isto foram marcar as presenças e continuar os seus trabalhos até às 16 horas, que foi a hora que arrumaram a sala, rezaram e foram lanchar para irem embora.

Semana de 18 de Fevereiro

Pois é, esta semana só tivemos um dia de aulas, que foi hoje.
Começo então por falar da disciplina de Área de Integração, em que foi substituída pela aula de inglês, em que cada par de trabalho apresentou os seus trabalhos sobre inteligência artificial e penso que o meu trabalho e o da Vânia correu bem, pois inventámos uma história e no final mostrámos um vídeo, que tinha ilustrava a nossa história, mas sem dúvida alguma que o trabalho que destaco é o do Fábio e o da Bruna, foi muito bem feito e inclui toda a gente da turma, esteve muito engraçado e abordava o assunto em questão a Inteligência Artificial. Na disciplina de Sociologia, falámos sobre os direitos humanos.
Na parte da tarde, tivemos Expressão Plástica, em que o professor expôs o trabalho que iríamos desenvolver ao longo do próximo módulo. E hoje só tivemos mais a disciplina de ECDM em que falámos sobre o nosso trabalho.
Foi assim o nosso primeiro dia de trabalho, depois das férias de Carnaval.

Carnaval - o que é?

Há diversas origens possíveis para o Carnaval, que remontam a 10 000 anos antes de Cristo, segundo alguns estudiosos.
No tempo dos romanos era uma altura de excessos, em que tudo era permitido: os escravos faziam de senhores e os senhores de escravos.
Noutros tempos, já na era cristã, a época carnavalesca começava mesmo no Dia dos Reis,a 6 de Janeiro. A partir de então, os domingos eram assinalados por festas já carnavalescas e grandes comezainas, o que levou a chamar-lhes Domingos Gordos.
A palavra "carnaval" pode ter a sua origem na expressão latina "carrum novalis", com a qual os romanos abriam seus festejos, ou na palavra carnelevale, do dialeto milanês (de Milão, Itália), que significa "adeus à carne" - uma alusão ao início da quaresma cristã. Entrudo quer dizer "entrada na quaresma".
O Carnaval, na verdade são mesmo três dias: começa no Domingo Gordo, segue-se a segunda-feira de Carnaval, o Entrudo (a terça-feira), que é o dia principal, e a quarta-feira de cinzas, que já não conta é o início da Quaresma...
Antigamente o Carnaval era o tempo de todos os excessos: os homens vestiam-se de mulheres, as mulheres de homens e alguns até de diabretes.
Ficavam todos irreconhecíveis! Hoje em dia é só mais uma festa em que aproveitamos para nos divertirmos.

Estágio - 12 de Fevereiro

Cá estou eu para falar de mais um excelente dia de estágio, este antes das férias de Carnaval e como não poderia deixar de ser, festejou-se o Carnaval!
Assim que, cheguei ao local de estágio cumeçei a ver as primeiras fantasias de Carnaval, pude encontrar, zorros, polícias, princesas, reis, entre muitas outras máscaras. Quando chegou a educadora, foi à sala de acolhimento buscar os meninos e fomos directamente para a sala, que para espanto de todos os meninos estava bastante diferente que o habitual, pois já não havia mesas e as cadeiras estavam em fila para os meninos se sentarem e terem espaço para brincarem e dançarem e a sala estavam decorada com máscaras e serpentinas.
À medida que os meninos iam chegando com os seus pais, era a loucura total, pois eram os pais a quererem tirar fotografias aos seus meninos a educadora também a mascarar-se, enfim, uma grande confusão, mas quando já estavam quase todos a educadora propôs que eu fizesse pinturas faciais, pois desenhei borboletas, flores, corações, etc.
Às 10 horas chegou a hora do lanche, lá foram todos com os seus fatos bastante fantasiosos, quando voltaram à sala, eu voltei também às pinturas faciais e isto tudo já eram 11:20, de seguida foram fazer a higiene e foram almoçar, foi uma manhã bastante agitada e ao som de várias músicas para as crianças dançarem.
Da parte da tarde, às 14 horas, voltei com a minha roupa, é verdade, mascarei-me de chinesa, foi o fato que estava mais à mão, pois não tive tempo para preparar outra coisa. Agora, na parte da tarde, todos os alunos do colégio foram para o salão de festas dançar e brincar com os professores, educadores e auxiliares.
Foi assim, o meu dia de estágio bastante carnavalesco e muito divertido!!

Semana de 8 a 11 de Fevereiro

Mais uma semana passou no nosso curso.
Começo então por falar da disciplina de TPIE, em que na segunda-feira cada grupo trabalhou na sua maleta pedagógica e o meu grupo especificamente foi falar com a professora, para dizermos o que a nossa mala iria conter, ou seja, que tipo de actividades, já noutra das aulas criámos uma história sobre dois andorinhões, em que cada instituição tem que continuar, este é um projecto que estamos a desenvolver para ser "apresentado" mais à frente. Passando para Sociologia, na aula de segunda-feira fizemos revisões para o teste e a professora Elisa deu os objectivos e hoje quinta-feira realizamos o teste, que a meu ver poderia ter corrido melhor se tivesse estudado um pouco mais, mas mesmo assim não foi mau de todo, espero eu!!
Relativamente a Área de Integração, na segunda-feira mudamos a nossa história que tem haver com robots e quarta-feira fomos para a biblioteca trabalhar na nossa história e cada grupo no seu respectivo trabalho. Quanto a Educação Física, esta semana já fomos avaliados no módulo de dança, a aula foi no ginásio pequeno e a professora fez a avaliação do merengue, da dança tradicional que se chama "Regadinho" e ainda a rumba quadrada.
Em Saúde Infantil, cada grupo finalizou o seu trabalho sobre suportes básicos de vida, mas que será só para entregar dia 1 de Março. A Expressão Plástica, esta semana finalizamos os nossos bonecos de massa fimo, depois eu e mais duas colegas começamos a fazer bolas de fimo para fazer um colar, que em princípio irá servir para a nossa peça de teatro que é a "Carochinha".
Quanto a Português, fizemos a auto-avaliação do módulo 6 e ainda começamos a leitura de Frei Luís de Sousa no manual escolar. Passando para inglês, na aula de terça fizemos a um pequeno texto sobre a pesquisa que fizemos acerca de vários assuntos e hoje, quinta-feira, traduzimos para inglês.
Em ECDM, a professora fez-nos um pequeno "teste surpresa", que consistia em inventar uma história com palavras dadas pela professora, estas palavras estavam dispostas num quadro e eram nomes, objectos, lugares, no exercício a seguir tinhamos de inventar uma receita para se ser Feliz. Relativamente a Psicologia, a professora deu-nos os objectivos e ainda demos matéria sobre aprendizagem e fizemos uma ficha em que falámos do reforço positivo e negativo e também do castigo, dando vários exemplos.
Foi assim mais uma semana de aulas no curso TAI.

Estágio - 5 de Fevereiro

Cá estou eu para relatar mais um dia de estágio. Hoje, quando cheguei, os meninos estavam a fazer a fila para irem para a sala com a educadora, assim que entraram já sabiam o que tinham de fazer sem ninguém lhes dizer nada, foram tirar os desenhos da janela e abrir as janelas.
De seguida, até às 9:30, brincaram em várias áreas até o resto dos meninos chegarem, apartir dessa hora foram para o tapete, para a educadora lhes dizer o que iriam fazer na parte da manhã, uns meninos pintaram noddy's, outros pintaram máscaras, entre muitas outras coisas.
Às 10 horas, veio a hora do lanche e logo depois voltaram para a sala e sentaram-se no tapete, isto porque, a educadora disse que tinha de falar com eles, sobre o "Contentor de Sorrisos", ou seja, a educadora introduziu a conversa perguntando de onde eram aqueles meninos que estavam na fotografia e depois explicou o que era o contentor e como os materiais iriam chegar a Maputo, logo de seguida falei-lhes do que poderiam trazer para dar aos meninos que mais precisam e assim ficou o recado para darem aos pais. Depois desta conversa foram continuar os seus trabalhos e às 11 horas a professora de Inglês já estava a bater à porta para mais uma aula.
Voltaram por volta das 11:45 e foram de imediato lavar as mãos e foram para o refeitório almoçar.
Já na parte da tarde, quando cheguei fui ter com eles ao parque, onde já estavam prontos para fazerem a fila e irem para a sala continuar os seus trabalhos. Às 16 horas foram arrumar a sala, como já é habitual, marcar as presenças e foram lanchar.
Foi este o meu primeiro dia de estágio de Fevereiro!

Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett

Esta obra de Almeida Garrett aconteceu no decorrer do século XVI, retrata a vida de Manuel Coutinho e da sua esposa D. Madalena de Vilhena, uma mulher muito supersticiosa, que acredita que qualquer sinal que achasse fora do normal era uma chamada de atenção para acções futuras, um presságio. Enquanto que Manuel, um homem corajoso, patriota, provado historicamente que era possuidor de um grande amor por Madalena, não se importa com o passado da sua esposa, esta vive com muitos receios em relação ao facto do seu primeiro marido, D. João de Portugal, que, apesar de se pensar que terá sido morto na batalha de Alcácer Quibir, está ainda vivo e regressa a Portugal tornando ilegítimo o casamento de Manuel. Este facto valoriza o amor, mesmo contra os ideais sociais da época. O dramatismo desta obra é mais acentuado quando o autor concede ao casal uma filha, D. Maria de Noronha, uma jovem que sofre de tuberculose. Pura, ingénua, curiosa, corajosa, perfeitamente inocente dos actos dos seus pais, é a personificação da própria beleza e pureza que se consegue originar mesmo num casamento condenável. É-lhes concedido também um aio, Telmo Pais, que ainda é leal ao seu antigo amo, D. João de Portugal, para além de ser contra o segundo casamento de D. Madalena.
O desfecho da obra é originado por Manuel de Sousa que incendeia a sua casa a fim de não alojar os governadores. Ao perceber que Manuel destruíra a sua própria casa, onde residia o quadro de Manuel, Madalena toma esta situação como um presságio, pressentindo que iria perder Manuel tal como perdeu a sua casa e o seu quadro. Consequentemente, Manuel vê-se forçado a habitar na residência que dantes fora de D. João de Portugal. Este regressa à sua antiga habitação, como romeiro, e frisa as apreensões de Madalena ao identificar o quadro de D. João. Com esta revelação, o casal decide ingressar na vida religiosa adoptando novos nomes: Frei Luís de Sousa e Sóror Madalena. O conflito desenvolve-se num crescente até ao clímax, provocando um sofrimento, cada vez mais cruel e doloroso.
Considera-se um drama romântico pois possui algumas características de um clássico: o nacionalismo, o patriotismo, a crença em agoiros e superstições, o amor pela liberdade (elementos românticos).

Autismo

O que é?
É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
O autismo é mais conhecido, como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior, encontrando-se centrado em si mesmo, ou seja, existem perturbações das relações afectivas com o meio. A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc. O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo refere-se às características de isolamento e auto-concentração das crianças. O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio. É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.

Características comuns do autista:
- Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos;
- Parece surdo, apesar de não o ser;
- Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros;
- Por vezes, ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso;
- Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas;
- Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas;
- Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se;
- Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas;
- Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente, etc.

Semana de 1 a 4 de Fevereiro

Mais uma semana de aulas!
Começo então por falar da disciplina de TPIE, em que a professora Fátima, deu as três aulas semanais para trabalharmos nas maletas pedagógicas, onde estivemos a procurar ideias e actividades para pormos na nossa mala da Multiculturalidade. Em Sociologia, acabámos de ver o filme que iniciámos há uma semana atrás.
Quanto a Área de Integração, estamos a elaborar o trabalho proposto pela professora, que tem haver com a inteligência artificial. Educação Física, a aula foi no exterior em que estivemos a trabalhar em pares no andebol.
Já em Saúde Infantil, na aula de segunda-feira, falámos ainda sobre os primeiros socorros e na aula de quarta-feira a professora deu a aula para iniciarmos o cartaz que cada grupo terá que fazer, ao que ao meu grupo (eu e Vânia) escolheu "Suporte Básico de Vida no Lactente". Em Expressão Plástica, iniciámos o novo trabalho na massa fimo.
Relativamente a Português, esta semana vimos um filme sobre a peça "Frei Luís de Sousa", que estamos a dar neste módulo. Em Inglês, estamos a dar os adjectivos e advérbios e na aula de hoje a professora mandou-nos pesquisar coisas sobre o ambiente, a poluição da água, o vegetarianismo, etc, para mais tarde elaborarmos um texto.
Quanto a ECDM, na aula de terça-feira a professora fez um exercício, em que um de nós era uma personalidade (cantor, actor, etc) e o resto da turma tinha de entrevistar essa pessoa, já na aula de hoje, o meu grupo ensaiou a sua peça de teatro que é a "Carochinha", mas adaptada por nós. Por último, na disciplina de Psicologia, cada grupo concluiu a apresentação do seu trabalho sobre a aprendizagem e a memória.