D. Bosco - Fundador dos Salesianos

"S. João Bosco é um “gigante do Espírito” que deixou como herança um património espiritual rico e bem definido."
João Bosco nasce a 16 de Agosto de 1815, perto de Turim – Itália. Foram seus pais Francisco Bosco e Margarida Occhiena, humildes camponeses que viviam do trabalho diário. Com dois irmãos mais velhos, ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Inicia-se nas primeiras letras aos nove anos, alternando o estudo com trabalhos de variados ofícios (moço de lavoura, alfaiate, carpinteiro, serralheiro, empregado de café,...) até à entrada no seminário de Chieri em 1835, para os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado sacerdote a 5 de Junho de 1841.
Inicia a sua missão de educador entre os rapazes socialmente desprotegidos com a obra dos “oratórios festivos”. Foi em Valdocco, num dos bairros da capital piemontesa que se fixou o Oratório. Colocado sobre o patrocínio de S. Francisco de Sales, vai se transformando pouco a pouco num centro complexo de actividades, todas elas tendentes a dar assistência, instrução e qualificação profissional a um número crescente de rapazes abandonados.
Ao externato inicial vem acrescentar-se o internato para albergar os jovens sem abrigo. Com o andar do tempo, o Oratório torna-se uma instituição onde aprendizes e estudantes convivem harmoniosamente havendo um grupo orientado para a vida sacerdotal e religiosa.
Destes, sairão os primeiros Salesianos, que como D. Bosco se dedicarão à educação da juventude, especialmente da mais pobre e desprotegida, não apenas através dos oratórios, cuja actividade se concentra nos domingos e dias santos, mas também de outras instituições, dentre as quais se destacam as escolas de artes e ofícios.
Os Colégios abertos à classe média vêm completar o quadro educativo que D. Bosco legou aos seus filhos e que ele próprio conseguiu concentrar no espaço ocupado pelo Oratório de Valdocco em Turim. D. Bosco promoveu as missões populares e publicou imensos opúsculos. Educador nato não se preocupou em escrever sobre a educação. Fê-lo quando insistentemente foi pressionado a isso. Escreveu “O Sistema Preventivo na Educação da Juventude” em 1877; Inspira e apoia Maria Marrarello na Fundação das Filhas de Maria Auxiliadora em 1872; funda a Associação dos Cooperadores Salesianos em 1876 e estimula o movimento dos Antigos Alunos. Morre a 31 de Janeiro de 1888 deixando uma vasta obra: 64 casas e 773 Salesianos. D. Bosco teve o primeiro contacto com Portugal em 1844 através da família portuguesa Rademaher que vivia em Itália.

Estágio - 29 de Janeiro

Mais um dia de estágio que passou, este um pouco diferente dos outros!
Como sempre o meu dia começou às 9 horas, mas cheguei uns minutinhos antes e fui ter com as crianças à sala de jogos, logo à entrada do colégio, e estavam a ver um DVD de desenhos animados enquanto as outras educadoras não chegavam. Entretanto já passava um pouco das 9 horas e a educadora Vina ainda não tinha chegado, foi então uma auxiliar aos meninos para fazerem a fila e irem para a sala, porque a Vina estava presa no trânsito devido a um acidente, mas nada de grave, tanto que a educadora chegou às 9:15. Neste curto espaço de tempo o pais iam chegando com os seus meninos e tive a ajuda de uma auxiliar para não ficar sozinha com eles na sala, uns faziam plasticina, outros faziam construção nos legos, uns escreviam no quadro, entre muitas outras coisas. Entretanto chegou um menino da minha sala, o Gabriel, que me veio dar um chocolate, a mim e a educadora, enchi-o de beijinhos e agradeci a sua oferta.
Às 10 horas, foi a hora do lanche matinal, quando regressaram a educadora disse-lhes que eu iria fazer uma actividade com eles, que se chamava "caixa mágica" e chegou a minha vez de passar à acção, pois lá lhes expliquei em que consistia a actividade e no final daria um rebuçado a quem acertasse (e mesmo a quem não acertasse, claro). O resultado foi bastante positivo, pois tive a preciosa ajuda da educadora, porque era um menino de cada vez e tinha que ir vendando cada um, entretanto o último objecto a ser tirado foi um livro que pus dentro da caixa que tinha como título "O Narizinho respeita a Natureza", foi então que a educadora Vina propôs que eu contasse a história. Feita a actividade e contada a história, tive comentários, por parte dos meninos, muito agradáveis dizendo que gostaram muito da história.
Entretanto chega a professora Joana para mais uma aula de inglês, mas quando ela chegou as crianças estavam a cantar um música de D. Bosco (fundador das Casas Salesianas), isto porque, como já vem sendo habitual e desde o meu tempo, todos os anos celebramos uma festa em honra de D. Bosco (em que o seu dia é celebrado a 31 de Janeiro) que se irá realizar no dia 1 de Fevereiro, com todos os meninos do colégio.
No tempo que eles foram para o Inglês, pintei um desenho de D. Bosco e passei umas quadras para uma professora do colégio, que servirá, penso eu, para fazerem um trabalho.
As crianças voltaram da aula de Inglês às 12 horas e foram de imediato fazer a sua higiene para irem almoçar. Foi também na hora de almoço que um menino vomitou e estava também a ficar com febre, quando se queixou de dores de cabeça, foi então que a educadora ligou para a mãe do menino Henrique e eu fui para o parque ter com os outros meninos, quando chegou a minha hora de almoço fui embora e voltei às 14 horas.
Quando voltei, eu e a educadora fomos buscá-los ao parque e quando chegaram à sala foram reunir no tapete para fazer o plano de actividades desta tarde. Marcaram as presenças e a Vina fez a distribuição de casa menino nas mesas, uns pintaram bonecos de neve, e outros pintaram um desenho de D. Bosco.
Chegou então a hora do ensaio às 15 horas como foi habitual durante esta semana, arrumaram a sala e foram para o salão juntamente com os outros meninos do colégio. Foi então aí que todos os meninos ensaiaram para a Eucaristia da próxima segunda-feira, em honra de D. Bosco, os meninos do 1º ciclo iam ler e fazer o ofertório e os da minha sala (5 anos) iam cantar um música.
Quando acabou o ensaio, as crianças foram fazer a higiene e lanchar.

Semana de 25 a 28 de Janeiro

Mais uma semana de aulas que já passou, na minha opinião muito rápida.
Começo então por falar de TPIE em que estamos a imprimir a dar os últimos retoques no dossier de estágio. Quanto a Área de Integração, na segunda-feira realizamos uma ficha sobre a hereditariedade e na quarta-feira a professora lançou o trabalho para a avaliação do próximo tema, em que temos de fazer, por exemplo, uma dramatização, um diálogo, entre outras coisas, sobre a inteligência artificial, mais precisamente entre robots.
Em Educação Física, a aula foi no ginásio grande e estivemos a ver no portátil da professora umas coreografias de dança que os professores da escola fizeram à algum tempo. Já em Saúde Infantil, continuamos com os Primeiros Socorros e a professora tem mostrado uns vídeos sobre o assunto e ainda treinámos num boneco que a professora trouxe.
Em Expressão Plástica, esta semana fizemos desenho de observação de uma cadeira e de um objecto à nossa escolha. Em Português, na terça-feira fizemos revisões para a ficha de avaliação sobre Pe. António Vieira, e hoje, quinta-feira realizámo-la. Não correu como o previsto, mas espero ter pelo menos nota positiva.
Já em Inglês, fizemos uma ficha do livro sobre o Eco-tourism e ainda começamos a fazer um ficha também do livro, mas no computador. Quanto a ECDM, continuamos com a avaliação dos monólogos e também com a história que o meu grupo escolheu que é a da "Carochinha" que está a ficar muito engraçada e bastante original.
Em Psicologia, terminámos a construção do power point sobre os processos e factores de aprendizagem e ainda houve tempo para dois grupos apresentarem os seus respectivos trabalhos.

Hiperatividade

O QUE É A HIPERATIVIDADE?
A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afectar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e ideias que surgem, stress emocional, convulsões ou distúrbios do sono. Também pode estar relacionado a paralisia cerebral, intoxicação por chumbo, abuso de álcool ou drogas na gravidez, reacção a certos medicamentos ou alimentos e complicações de parto, como privação de oxigénio ou traumas durante o nascimento. Esses problemas devem ser descartados como causa do comportamento antes de tratar a hiperatividade da criança.
As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas. Essas crianças podem falar muito, alto demais e em momentos inoportunos. As crianças hiperativas estão sempre em movimento, sempre fazendo algo e são incapazes de ficar quietas. São impulsivas. Não param para olhar ou ouvir.
As crianças hiperativas toleram pouco as frustrações. Elas discutem com os pais, professores, adultos e amigos. Fazem birras e o seu humor flutua rapidamente. Estas crianças também tendem a ser muito agarradas às pessoas. Precisam de muita atenção. É importante para os pais perceberem que as crianças hiperativas entenderam as regras, instruções e expectativas sociais.
Devido à sua incapacidade de concentrar-se e ao constante bombardeamento de estímulos, a criança hiperativa pode ficar stressada.

Desenvolvimento motor infantil

O desenvolvimento motor, cuja importância é extremamente fundamental, significa que a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para a sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.
O papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da criança no decorrer do seu desenvolvimento é de extrema importância, pois a estimulação precoce, incentiva essa cadeia muscular a adquirir destreza e reflexos.
A tomada de consciência do corpo, requer a actuação de habilidades cognitivas específicas, por esse motivo, o desenvolvimento motor no decorrer dos primeiros anos de vida da criança, está em estreita relação com a inteligência, pois geralmente a criança que apresenta uma dificuldade motora, pode sofrer um atraso no seu desenvolvimento intelectual.
A postura constitui o padrão básico que garante a posição do corpo ao seu equilíbrio energético.
De acordo com indicações de Condemarin, os exercícios para o desenvolvimento da coordenação dinâmica global são realizados com a finalidade de aperfeiçoar o automatismo corporal.
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de factores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.
Nestes casos as indicações podem ser desde a natação, jogos desportivos e exercícios dirigidos.

Estágio - 22 de Janeiro

Cá estou eu para mais um relato do meu dia de estágio!
Hoje cheguei uns minutinhos antes da hora, mas como a educadora ainda não tinha chegado fui ter com eles à sala de jogos, quando estavam a ver desenhos animados com a auxiliar e com outros meninos de outras salas.
A educadora chegou e foram fazer a fila para irem buscar as suas mochilas e irem para a sala. E todos muito contentes vieram ter comigo mostrar os brinquedos e fotos que trouxeram de casa e quando entrámos na sala, mostraram-me os trabalhos que fizeram durante a semana, que ainda estavam relacionados com o Inverno.
Enquanto não chegava mais ninguém, vi os meninos sentados no banco a ler um livro e fui sentar-me ao lado deles e de imediato pediram-me que contasse a história e só num curto espaço de tempo contei três histórias, o que me deu a entender que eles gostaram muito, porque quando foram lanchar perguntaram-me se não ia contar mais histórias.
Da parte da manhã, fizeram a ficha do número 6 e às 11 horas foram para o inglês e não tiveram tempo de fazer mais nada.
Já na parte da tarde continuaram a ficha, (os que não tinham acabado) e outros foram fazer fichas de livros.
O dia acabou com um jogo para descontraírem, era o jogo das cadeiras e cada menino depois do lanche ganhou um rebuçado.
Aqui fica uma fotografia do placard, que está fora da sala e que pertence à sala dos 5 anos.

Semana de 18 a 21 de Janeiro

Mais uma semana de aulas!
Esta semana, foi de "reunião" em quase todas as disciplinas, dado que temos muitos trabalhos para fazer, mas comecemos pelo início.
Na aula de TPIE, estivemos a falar do nosso dia de estágio e alguns alunos falaram da actividade que tiveram que fazer e em geral o resultado foi bastante positivo, nesta mesma aula, o meu grupo da maleta pedagógica (multiculturalidade) esteve reunido com a professora para darmos ideias e sugestões para a maleta. Na disciplina de Sociologia, iniciámos o visionamento do filme "Terra Fria", em que Josey Aimes, protagonista do filme, apenas quer um emprego digno que lhe permita sustentar as suas filhas e o que ela encontra são ameaças, insultos, piropos, ataques, etc. O seu chefe aconselha-a a "encarar a situação como um homem", mas o que ela faz é reagir como um ser humano, e revoltar-se.
Em Área de Integração, estamos a falar da importância da hereditariedade no desenvolvimento do ser humano. Relativamente a Saúde Infantil, estamos neste momento a passar à prática de socorrer alguém, levou um boneco para a escola para treinarmos e todos os materiais que são aplicados para este procedimento.
Em Expressão Plástica, como já finalizámos as nossas telas, na terça-feira, foi dia de avaliação das mesmas, na quarta-feira o professor Rui propôs vários trabalhos que poderíamos desenvolver no próximo módulo e o que ficou decidido é que iremos trabalhar com massa fimo e hoje, quinta-feira, fizemos desenho de observação à nossa escolha, mas o professor propôs-nos que desenhássemos a nossa mão. Na disciplina de Português, hoje acabámos de dar Pe. António Vieira.
Em ECDM, começaram as avaliações dos monólogos que cada um tem de escolher sobre "Nós Somos Aqueles, de Quem os Nossos Pais Nos Avisaram", em que a personagem que eu escolhi foi a Cláudia, confesso que estava um pouco nervosa, mas como foi sozinha na sala com a professora senti-me um pouco melhor, porque não havia tanta gente a olha para mim, no final, penso que correu bem mas poderia ter treinado melhor e ter levado mais a sério a personagem. Em Psicologia, fizemos uma ficha diagnóstico, sobre a aprendizagem e deu para perceber que já estava um pouco esquecido e no final da aula a professora fez pares para fazer um power point sobre a aprendizagem.
E foi assim mais uma semana de aulitas!

Terra dos sonhos


A Terra dos Sonhos é uma organização Portuguesa sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores.
Formalmente, a Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social com fim de acção social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada.

HISTÓRIA:
A ideia da Terra dos Sonhos surgiu através dos seus actuais Presidente e Vice-Presidente, Frederico e Laura, inspirados no exemplo espanhol da Fundación Pequeño Deseo. Em conversa com um casal de amigos espanhóis, Jaime e Arancha, tomam contacto com o trabalho desenvolvido por aquela Fundação em Espanha, onde Arancha trabalhara como voluntária. Imediatamente se apaixonaram por esta causa, sobretudo pela simplicidade poderosa dos seus efeitos. Começaram, então, a pesquisar diversas organizações que, a nível mundial, se dedicavam a este tipo de acção social e constataram, com alguma perplexidade, que não existia nada do género em Portugal. Foi o suficiente para, em Janeiro de 2007, começar a desenvolver o projecto da Associação Terra dos Sonhos. Depois de 5 meses de contactos para formação de equipa e angariação de fundos necessários para o arranque das actividades, no dia 1 de Junho, nos escritórios da Uría & Menendez, seus parceiros na área jurídica, nasce a Associação Terra dos Sonhos, pela mão dos seus 33 sócios fundadores. O simbolismo da data de constituição - Dia Mundial da Criança - não foi escolhido ao acaso. Todos os Dias Mundiais da Criança serão, também, dias de celebração para todos os que contribuíram, contribuem e irão contribuir para a realização deste grande sonho que é poder ajudar as crianças, criando momentos únicos de alegria.

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." Goethe

Reis Magos


A saúde do bebé - dentição

A dentição é um processo através do qual os primeiros dentes temporários (de leite) do bebé irrompem a gengiva. Normalmente, a dentição começa entre o sexto e oitavo meses de vida. Depois que o primeiro dente do bebé aparece, um dente novo aparecerá mais ou menos a cada mês. Embora a velocidade e ordem de nascimento dos dentes varie de criança para criança, os dois dentes do meio na arcada inferior tendem a irromper primeiro, seguidos pelos dentes do meio superiores. Os molares são os últimos a aparecer. A erupção continua até que o conjunto completo de vinte dentes de leite tenha aparecido, geralmente em torno do trigésimo mês de vida. Os dentes permanentes começam a aparecer em torno dos seis ou sete anos de idade. Com o nascimento do dente permanente, o dente de leite substituído cai. Felizmente, os dentes permanentes emergentes não provocam a mesma irritação e desconforto que a primeira dentição.
Os sinais da dentição compreendem gengivas doloridas e inflamadas, febre baixa, baba, vontade de morder objetos duros, irritabilidade, dificuldade em dormir e, muitas vezes, perda de apetite. A dentição também é, às vezes, acompanhada de uma tendência à congestão nasal, que pode levar a constipações ou infecções de ouvido. Dor, desconforto e gengivas inflamadas experimentados pela criança em dentição resultam da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as gengivas. As bochechas do bebé podem ficar vermelhas e rachadas como consequência da baba. O bebé em dentição fica facilmente irritado e mais inquieto do que o normal, às vezes acordando de hora em hora durante a noite.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
Massajar as gengivas doloridas e irritadas do bebé com a ponta do dedo para ajudar a diminuir a dor e a tensão. Dê ao bebé em dentição algo duro para morder, como uma argola ou brinquedo de borracha dura, especial para bebés em dentição. Morder ajuda a contrabalançar a pressão exercida pelo dente emergente. Ao escolher coisas para seu bebé morder e mastigar, prefira brinquedos sem peças pequenas que se possam soltar e provocar asfixia. Os objetos de borracha dura são os mais seguros. O frio suaviza e anestesia gengivas doridas. Mantenha vários objectos de borracha dura limpos e esterilizados no congelador para que o seu bebé possa mastigá-los.

O que é um mito?

Um mito, é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, relacionado com uma dada cultura ou religião.
O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode dizer-se que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia, por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
O mito no seu sentido de origem: O mito é a mais antiga forma de conhecimento, de consciência existencial. Deriva do grego mythos, palavra, narração ou mesmo discurso, e dos verbos mytheyo (contar, narrar) e mytheo (anunciar e conversar). A sua função, é a de descrever, lembrar e interpretar todas as origens, seja ela a do cosmo, das forças e fenómenos naturais. Em síntese, é a primeira manifestação de um sentido para o mundo.

Estágio - 15 de Janeiro

Mais um excelente dia de estágio!
Começo então, por falar deste dia de estágio, em que relativamente aos outros dias foi um pouco mais calmo, dado que estamos no Inverno fizeram trabalhos com bonecos de neve entre muitas outras coisas.
Mas começando pelo início... como sempre entraram às 9 horas e foram ajudar a Vina a abrir as janelas e foram tirar os desenhos da parede, que estavam a secar do dia anterior, até às 9:30 é sempre uma confusão, pois há sempre meninos atrasados e uns vêm mostrar os brinquedos que trouxeram de casa. Mas às 9:30 uns foram divididos em grupos, as meninas numa mesa e os meninos noutra (dado que hoje foram poucos meninos) e eu fiquei numa mesa a ajudar uns meninos a fazer uns bonecos de neve, que tinham ficado do dia anterior, ou seja, eles já tinham pintado o boneco de neve conforme a educadora lhes disse (sequências) e hoje foram fazer bolinhas e colar no gorro e fazer botões para colar no casaco do boneco de neve.
Enquanto que outros meninos que já tinham feito esta actividade, foram fazer a ficha do número cinco, em que era uma ficha que tinham de passar por cima do tracejado que fazia o número cinco e depois tinham que pintar 5 guarda - chuvas, conforme as sequências.
Às 10 da manhã, foram lanchar e às 10:30 já estavam de regresso à sala para continuarem os seus trabalhos. Às 11 horas veio a professora Joana para mais uma aula de Inglês.
Ao Meio - dia já estavam de regresso para irem fazer a sua higiene e almoçar.
Da parte da tarde, quando cheguei às 14 horas, como cheguei uns minutos antes, ainda fui um pouco para o parque, quando a educadora chegou fizeram a fila para irem para a sala.
Aí, tiveram uma grande conversa sobre alguns familiares de meninos que estavam doentes e ainda estivemos a rezar por eles. De seguida, foram continuar os seus trabalhos e enquanto trabalhavam a educadora pôs uma música para relaxarem um pouco. Enquanto alguns trabalhavam e outros brincavam, eu e a educadora, fomos pôr o desenho enorme de uma boneco de neve, pintado por eles, num placard fora da sala que pertence à sala dos 5 anos.
Às 16 horas foram arrumar a sala e foram lanchar, para os familiares os irem buscar.

Semana de 11 a 14 de Janeiro

Mais uma semana de trabalho!
Esta semana começou um pouco mal, pois a professora Fátima esteve doente e não tivemos aulas, mas nada de grave porque na terça e na quarta - feira, já foi dar aulas e cada grupo apresentou a sua actividade que vai fazer com as crianças no estágio.
Na disciplina de Sociologia, a professora escreveu quatro perguntas no quadro sobre a pobreza em Setúbal e para elaborarmos uma pequeno trabalho. Em Área de Integração, fizemos uma pequena ficha com questões, que a professora ditou, sobre o Mito de Prometeu, que me correu muito bem.
Na disciplina de Saúde, estamos a falar de primeiros socorros e ao mesmo tempo vamos praticando com um boneco.
Esta semana, em Expressão Plástica, terminámos as nossas telas e já vi resultados magníficos e pessoas que fizeram mais que duas telas, o que é muito bom. Em Português, a professora Josete fez anos e como não poderia deixar de ser cantámos os parabéns à professora =), também nesta disciplina continuamos a dar Padre António Vieira, que é um pouco difícil. Relativamente à disciplina de Psicologia, terminámos o visionamento do filme "Mentes Perigosas", em que deu para ver como é lidar com uma turma problemática. Foi uma boa estratégia para iniciarmos o estudo da aprendizagem, que iremos estudar dentro de pouco tempo.
E pronto aqui fica mais um relato de uma semana intensa e que daqui para a frente será ainda mais intensa.

Estágio - 8 de Janeiro

O primeiro dia de estágio de 2010!
Não nos víamos à duas semanas e as saudades já eram muitas, dos meus meninos e de toda a gente que me acompanha no meu local de estágio.
Como é habitual, cheguei lá uns minutos antes das 9 horas, estavam eles com outros meninos de outras salas, na sala de jogos (acolhimento), porque o frio era bastante. A educadora Vina, lá os mandou dar uma corrida para a sala, porque estava imenso frio, assim que chegaram à sala abriram as persianas e foram tirar uns desenhos da janela que ficaram a secar.
Os primeiros minutos dentro da sala, foi para falar um pouco, enquanto alguns meninos chegavam, falámos sobre o Natal; o que tinham recebido, etc.
Chegou a hora do lanche, às 10 horas, quando acabaram, os meninos que têm música foram com o professor e os restantes foram para a sala fazer trabalhos que tinham em atraso, ainda alusivos ao Natal, pois uns pintavam um desenho que tinha o presépio e outros pintavam o camelo que levara os Reis Magos ao Menino Jesus, enquanto que outros meninos terminavam um desenho do Menino Jesus deitado nas palhinhas, já tinham pintado o Menino com tintas que contêm brilhantes, então hoje terminaram colando as palhinhas dando mesmo o efeito de estar deitado nelas.
Às 11 horas, chegou a professora de Inglês para mais uma aula, enquanto que eu e a educadora ficámos na sala a desmanchar a árvore de Natal e a guardar as luzes noutra divisão.
Chegou a hora de almoço ao Meio - Dia.
Da parte da tarde às 14 horas, fui ter ao parque onde era costume estarem a brincar, mas como estava muito frio estavam na sala de jogos a ver um filme, à espera que a educadora chegasse, fizeram a fila para irem para a sala e terminaram o que tinham deixado a meio de manhã.
E foi assim mais um dia de estágio.

A saúde do bebé - cólica

A maioria dos bebés passa por períodos em que parecem nervosos ou choram por nenhuma razão aparente. A cólica é mais comum durante os três ou quatro primeiros meses de vida.
Pode começar nas três primeiras semanas após o nascimento e geralmente acaba perto dos três meses de idade. É raramente sentida por bebés com mais de seis meses de idade.
Devido à quantidade de alimento que precisam de ingerir para sustentar esse crescimento, os bebés muitas vezes sofrem de indigestão e gases.
Da mesma forma, o bebé pode engolir ar, quando se alimenta ou durante uma ataque de choro prolongado. Engolir ar, aumenta as dores por gases. Pois quando um bebé tem uma dor por gases, pode ser a pior dor que o seu pequeno corpo já sentiu.
A diferença da cólica para os outros problemas é que, independentemente do que fizer, o choro não pára. Certas posturas corporais que ocorrem com um ataque de gases também podem ocorrer com a cólica.
Uma das principais preocupações ao lidar com um bebé com cólica, além de descobrir formas de confortá-lo, é confiar na sua capacidade de manter e criar um relacionamento amoroso com seu recém-nascido.


O QUE CAUSA A CÓLICA?
Embora, há muito se presuma, que a cólica seja um sinal de dor por gases, na verdade nunca se provou que todos os bebés ou a maioria dos deles, com cólica realmente, tenham gases abdominais. A causa certa do problema continua a desconsertar a medicina. Além da possibilidade de dor por gases, há uma série de outras hipóteses relativas às causas da cólica:

- Alergia à proteína do leite materno ou à fórmula infantil;
- Técnicas incorrectas de alimentação;
- Espasmos do cólon;
- Tensão em casa;
- Ansiedade dos pais;
- Má interpretação do choro por parte dos pais,
Provavelmente, uma combinação de alguns destes factores, faz parte da maioria dos casos da cólica infantil.

Primeiros Socorros


Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: ataque cardíaco, ataques epilépticos, convulsões, etc.
Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser directo e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.


O que fazer:
- Com a vítima deitada, ajoelhe-se ao seu lado;
- Vire a cara da vítima para si. Incline a cabeça desta para trás, colocando-a em hiperextensão, para abrir as vias aéreas e impedir a queda da língua para trás e a sufocação por sangue. Se a vítima estiver inconsciente, verifique a boca e remova possíveis materiais que possam estar dentro desta;
- Certifique-se que a cabeça se mantém inclinada para trás de forma a manter as vias aéreas abertas.

Semana de 4 a 7 de Janeiro

Antes de começar o relato da primeira semana de aulas do ano 2010, quero desejar a todos um excelente ano e que todos os vossos desejos se realizem.
Bem, a primeira semana de aulas não correu assim tão bem como era desejado, mas em geral foi um bom começo, até porque as saudades dos colegas e amigos já eram muitas.
Começo então por falar da disciplina de TPIE em que demos início aos trabalhos de grupo para elaborarmos a actividade em Formação e Contexto de Trabalho e também falámos por alto dos grupos de trabalho para fazermos as maletas pedagógicas. Na disciplina de Sociologia, a professora deu-nos as boas vindas e ainda tivemos tempo para falar das nossas férias, na segunda aula foi-nos proposto um trabalho individual sobre as desigualdades sociais.
Em Área de Integração, a professora fez uma breve introdução sobre o que iríamos dar neste módulo e de seguida fizemos uma pesquisa online sobre o Mito de Prometeu. Relativamente a Saúde Infantil, continuamos com a nossa matéria e falámos de primeiros socorros e de como devemos agir e até nos foi proposto fazer uma mala de primeiros socorros.
Em Expressão Plástica, estamos a continuar o trabalho das telas. Na disciplina de Português, iniciámos uma nova temática, pois estamos a dar Pe. António Vieira, o que nos solicita mais atenção.
Já na disciplina de Inglês, houve uma pequena confusão, porque era suposto apresentarmos os trabalhos, mas no final ninguém apresentou nada e ficamos o resto da aula calados. Em ECDM, a professora Paula, propôs-nos fazer uma peça de teatro sobre a Madonna e o Michael Jackson, na segunda aula lemos o livro "Nós Somos Aqueles de Quem os Nossos Pais nos Avisaram" e ainda escolhemos as personagens que iremos ser avaliados.
Em Psicologia, iniciámos o visionamento de uma filme "Mentes Perigosas" relacionado com a aprendizagem, que é a matéria que iremos dar no módulo seguinte.
Foi assim a nossa primeira semana de aulas do ano de 2010.