A saúde do bebé - assadura

A assadura ou Dermatite das Fraldas é uma inflamação cutânea causada por uma reacção às fortes substâncias químicas e enzimas das fezes e da urina.
A assadura é comum. Embora possa ocorrer em qualquer época que seu filho esteja usando fraldas, a idade mais propícia à assadura é em torno dos primeiros nove meses.
Certos factores aumentam o risco de assadura. Antibióticos, desidratação e diarreia, por exemplo, tornam a pele mais vulnerável a assaduras.

Música de Natal

PINHEIRINHO
Pinheirinho, Pinheirinho
De ramos verdinhos
P’ra enfeitar, p’ra enfeitar
Bolas, bonequinhos
Uma bola aqui
Uma acolá
Estrelinhas que luzem
Que lindo que está
Olha o Pai Natal
De barbas branquinhas
Trás o saco cheio de lindas prendinhas.

Dia de festa!!


É verdade, chegou o grande dia de festa, para os meus meninos!
Foi hoje o dia da festa de Natal, quando lá cheguei foi a desorganização total, pois vieram todos a correr ter comigo. Tive a ajudar a fazer os penteados das meninas e a pôr as fitas verdes nos totós, foi a algazarra total, porque com tanto pai dentro da sala não foi fácil, pois todos queriam tirar fotografias aos seus meninos ou dizer uma palavra de conforto para a festa e ainda a educadora fez a troca de prendas.
Chegou a hora do espectáculo, às 15 horas, e a euforia era total, pus mãos à obra e comecei a distribuir os gorros de Pai Natal, depois fizeram a fila para irem para o salão onde se iria realizar a festa.
Chegados ao salão, foram todos para o lugar e começou o espectáculo com a sala dos 3 anos, em que coordenados pela educadora Filipa, cantaram uma música de Natal, a seguir foi a vez da sala dos 4 e 5 anos, que cantaram uma música em inglês, em que receberam indicações da professora de inglês, fizeram também uma história, em que havia duas ilhas, a Ilha dos sons e a Ilha do silêncio, à medida que a história ia avançando, narrada pela educadora Filipa, os meninos iam dançando e iam sendo orientados pela professora de dança.
Foi uma festa muito bonita e que adorei, pois recordei os velhos tempos!

Estágio - 18 de Dezembro

Mais um dia de estágio, este bastante agitado e diferente dos outros!!
Hoje, cheguei ao Colégio e como sempre estavam na sala de jogos à espera que a educadora os viesse buscar para irem começar mais um dia de trabalho, enquanto a educadora não chegava fui tirando umas fotos a um placard que tinham feito (sala dos 5 anos) alusivo a esta época natalícia. Voltei para a sala de jogos e a educadora já tinha chegado e viemos todos para a sala fazer os muitos trabalhos e prendas que iriam levar para casa, por ser Natal.
Chegada a hora do lanche, foram fazer a sua higiene e lanchar, mas depois não regressaram à sala, foram sim, ver um pequeno "filme" que a Irmã tinha preparado sobre esta época, eram pequenos slaids e tinham música de fundo, o "filme" falava sobre Jesus e Maria, ou seja, como é que Maria soube que ia ter um filho, foi muito giro, porque recordei momentos de quando lá andei e faziam estas pequenas celebrações. Depois disto foram rezar à capela.
Voltámos para a sala para fazerem as actividades, chegou a hora do almoço por volta das 11:45 e foram lavar as mãos para irem almoçar.
Da parte da tarde, quando cheguei estavam na sala de jogos, porque como estava a chover não se podia ir para o parque, chegou as 16 horas e os pais de um menino que hoje fazia anos, o Tiago, cantámos os parabéns e fizeram um pequeno lanche para os outros meninos da sala.
E foi assim mais um dia de estágio, este o último de 2009.

Semana de 14 a 17 de Dezembro

Finalmente a última semana de aulas!!
Pois é, mais uma semana passou e agora a última, antes das férias de Natal, como já é de imaginar na maior parte das disciplina não fizemos grande coisa.
Na disciplina de D.T. em TPIE fizemos um pequeno lanche e uma troca de prendas, em que eu ganhei uma pen, oferecida pela Bruna, como é óbvio gostei muito, pois não tinha nenhuma e também penso que foi uma pequena brincadeira =D, mas em geral correu tudo muito bem, toda a gente gostou das prendas que recebeu e a turma em conjunto deu também um ramo de flores à nossa Directora de Turma.
O mesmo repetiu-se na disciplina de ECDM, em que também houve comida, e muita música.
Nas restantes disciplinas, como por exemplo, em inglês, alguns alunos apresentaram os seus trabalhos sobre o ambiente.
Foi uma semana boa e que também serviu para descontrair!!

Estágio - 11 de Dezembro

Mais um dia de estágio, muito bem passado!!
Cheguei para mais um dia de estágio, à hora habitual, quando os meninos vieram a correr ter comigo, para me dizerem que já tinham acabado as decorações de Natal, que por sinal ficaram muito giras e engraçadas.
Hoje, tinham imensas coisas para fazer, e como tal pus-me a ajudar, pois hoje fizemos anjinhos, chegou a hora do lanche, mas eu fiquei na sala para cortar as asas dos anjos, porque era um pouco difícil para eles, porque tinha muitas curvas. Assim que chegaram, perguntaram logo o que estava a fazer e eu lá lhes expliquei, a educadora mandou uns quantos para a minha mesa para fazerem os tais anjinhos.
Todas as sextas - feiras, é dia de inglês e hoje não foi excepção, foi um espaço de tempo que passou a correr. Vieram todos entusiasmados da aula, a contar o que iriam fazer na festa de Natal, logo a seguir foi a hora do almoço, propícia a vários momentos de descontracção por parte das crianças.
Da parte da tarde, o resto dos meninos que faltava fazer os anjos juntaram-se a mim para os ajudar. Acabámos o dia, como sempre, a rezar à Nossa Senhora e a cantar.
Foi assim mais um excelente dia de estágio!

Semana de 7 a 10 de Dezembro


Mais uma semana que chegou ao fim. Também mais curta como a anterior, devido ao feriado.
Começo então por falar da disciplina de TPIE em que eu e Vânia apresentámos o nosso trabalho sobre o uso do bacio, que correu muito bem, também nesta disciplina elaborámos os nossos postais de natal. Na disciplina de Saúde Infantil, alguns grupos apresentaram o seu folheto sobre doenças, que se seguiu também na aula seguinte, em que eu apresentei o meu folheto sozinha, porque a Vânia está doente. Em Expressão Plástica, iniciei finalmente a pintura da minha tela.
Relativamente a Psicologia, recebemos os nossos testes, em que tive 14,7 que me parece uma nota razoável e ainda nesta aula iniciámos a apresentação dos trabalhos de final do módulo. Em Inglês fizemos uma pesquisa sobre o ambiente. E por fim a disciplina de ECDM, que também fizemos uma pesquisa sobre actividades que podemos realizar com crianças.
E foi assim, mais uma semana de aulas!

Estágio - 4 de Dezembro

Mais um dia de estágio!!
Hoje, quando cheguei, às 9 horas, já se estavam a preparar para começar a trabalhar e mal entro deparo-me com a árvore de natal (que ainda não está acabada), com o presépio e com várias autocolantes alusivos a esta época natalícia. Estava uma decoração muito engraçada!
Depois da recepção, foram fazer os seus trabalhinhos também sobre o Natal, em que eu estive a orientá-los, pois tinham que pintar estrelas e luas (feitas por eles, com massa), com tintas brilhantes. De seguida, foram lanchar, dois meninos foram para a aula de música, enquanto que os outros ficaram a trabalhar na sala, chegou a hora de inglês e pelo que sei também estão a preparar uma pequena surpresa para a festa de Natal, que se irá realizar no dia 21 de Dezembro, para a qual também já fui convidada. Depois da aula de inglês, já eram horas de irem almoçar.
Às 14 horas, vieram do parque, fizeram a sua fila para irem para a sala, sempre bastante animados.
A educadora Vina, mandou-os sentar no tapete e tiveram uma breve conversa sobre o Natal, falaram sobre Nossa Senhora, sobre os Reis Magos e as várias figuras que também fazem parte do presépio, a seguir ouviram uma história que se chamava "Natal no Jardim Zoológico", mas antes de ouvirem a história ainda tiveram a cantar músicas de Natal para eu ouvir e aprender.

Semana de 30 de Novembro a 3 de Dezembro

Esta semana foi bem mais curta, pois tivemos o feriado de dia 1 de Dezembro para descansar.
Começo então, por falar da disciplina de TPIE, em que continuamos com as apresentações de trabalhos de livros sobre crianças, organizamos também um pequeno lanche de Natal e o sorteio da troca de prendas. Na disciplina de Sociologia, eu e a minha colega de grupo terminámos o trabalho sobre o consumismo.
Relativamente à disciplina de Saúde Infantil, também terminámos o nosso folheto sobre a doença infecciosa, que é a escarlatina, com algumas sugestões e ajudas da professora. Em Expressão Plástica, continuamos com os nossos projectos da tela, em que eu já passei os meus dois projectos para a tela, e falta começar a pintar.
Mas o que destaco realmente nesta semana é o teste de Psicologia, porque apesar de ter estudado, estava muito nervosa, mas não havia razões para tal, era bastante assecível. Em Português, fizemos a nossa auto - avaliação e iniciámos o módulo 6. Já na disciplina de ECDM, falámos sobre as várias actividades que podemos fazer com crianças.
E foi assim, mais uma semana de aulas!