Estágio - 30 de Outubro


Como é habitual, os meninos entraram às 9 horas para a sala. Quando cheguei à sala, estavam a secar umas bruxas que tinham pintado e umas abóboras feitas de plasticina, logo me apercebi que estavam a prepararem-se para o dia do Halloween.

Depois de terem aberto as janelas, a educadora chamou-os para acabarem os desenhos sobre o Halloween, enquanto isso apareceu uma educadora (a dos 4 anos) com o livro sobre este dia, ao que a educadora disse logo que quem ia contar a história naquele dia era eu, fiquei um pouco nervosa é certo, mas li com toda a atenção, para depois poder contá-la.

Quando acabaram os seus trabalhos já era hora do lanche da manhã, foram lanchar e quando voltaram para a sala, estavam duas abóboras em cima da mesa, com umas peças. É óbvio que que com tanto entusiasmo perguntaram logo o que iriam fazer com aqueles apetrechos, ao que a educadora lhes disse que iriam decorar com olhos, nariz e boca e iriam fazer uma uma surpresa às outras salas, ou seja, enfeitaram as abóboras e puseram a música do "fantasminha brincalhão". Foi um momento bastante divertido e engraçado.

Às 11 horas, chegou a hora do inglês, quando voltaram estava na hora do almoço, foi uma hora que passou muito depressa, porque neste dia faltaram muitos meninos e depois do almoço ainda tive tempo para ir para o parque brincar com os meninos.

Da parte da tarde quando voltei já estavam a fazer a fila para voltarem para a sala.

Estiveram a acabar os seus trabalhinhos e ainda estive a fazer um fantasma com cada um deles.

Quando acabaram as suas actividades foi então a minha vez de contar a história que se chamava "castelo do terror", foi a minha primeira experiência a contar uma história a um público infantil, estava nervosa, mas penso que consegui sair-me bem, porque no final vinham ter comigo e diziam-me que gostaram muito da história.

Já perto da hora de saída, a educadora, tirou fotos dos meninos com os fantasmas e as abóboras que tinham feito.

Halloween Song


Halloween's coming
Halloween's coming
Skeletons running after you
Witches' hats and big black bats
Ghosts and goblins too

Flap flap flap goes the big black bat
Uh Uh Uh Uh Uh
Miaw Miaw Miaw
Says the ugly cat
Uh Uh Uh Uh Uh
BUHH!!!!

Semana de 26 a 29 de Outubro


Esta semana foi uma semana de muito trabalho!!

Muitos trabalhos para apresentar, outros para fazer, enfim uma confusão mas nada que não se resolva.

Começo por falar de T.P.I.E, que foi a semana das apresentações da caracterização da sala, ao que eu ainda não apresentei a minha, porque já não deu tempo. Foi um trabalho que deu para conhecermos os locais de estágio de cada colega.

Em Sociologia, terminámos de ver o filme "Beleza Americana" e de seguida tivemos uma pequena conversa sobre o filme em questão.

Na disciplina de Área de Integração, realizamos a ficha de trabalho sobre o 'trabalho', que pelo menos a mim correu bem, foi fácil e com perguntas muito directas.

Relativamente a Saúde Infantil, eu e o meu grupo estamos a realizar o trabalho sobre o 'programa de vacinação mundial'. Em Expressão Plástica, estamos a elaborar o nosso projecto da aranha pom-pom, que está a dar algum trabalho.

Na disciplina de Português, tivemos pequenos momentos de avaliação e foi dia de apresentar o meu livro de Miguel Sousa Tavares intitulado 'Não te deixarei morrer, David Crockett', ao que eu aconselho vivamente a que toda a gente leia.

Em Inglês, uma professora que ia substituir a nossa, ensinou-nos uma música do Halloween, uma vez que estamos perto desta data, depois fomos para a biblioteca realizar um pequeno trabalho sobre o Halloween. Em Expressão Corporal, estamos a fazer instrumentos musicais e cada um trouxe uma letra de uma música para cantar, acabou por ser uma aula muito divertida e descontraída. Por fim na disciplina de Psicologia, continuamos com a matéria sobre as características dos grupos.

Estágio - 23 de Outubro

Hoje o dia de estágio foi um pouco agitado, pois os meninos tinham muitos trabalhos em atraso e a educadora aproveitou a minha presença para fazer uma outra actividade com eles, o que me deixa muito contente.
Mas comecemos pela manhã, que começou logo às 9 horas e a educadora mandou-os logo para as mesas para começarem os trabalhos.
Eu fiquei numa mesa, em que os meninos à medida que iam acabando a uma ficha vinham ter comigo para fazerem um trabalho que era colar folhas de Outono num ouriço, ficou muito engraçado. Enquanto alguns iam fazendo diferentes trabalhos, outros iam para a educadora para fazerem um trabalho mais complexo, em que tinham de raspar o lápis de cera e depois as aparas iam servir de forma de folha depois era passado a ferro, ficou um trabalho muito giro e foi mais uma técnica que aprendi.
Da parte da tarde fizeram a ficha do número 4 e depois foram lanchar.

Semana de 19 a 22 de Outubro

Mais uma semana de trabalho!
Comecemos por TPIE em que como é habitual cada um de nós fala do estágio e da experiência de cada um, nesta aula foi-nos pedido também mais uma actividade de estágio, teremos que observar uma criança durante 15 ou 30 minutos e verificar todos os seus comportamentos e no final teremos que apresentar esta criança à turma.
Em sociologia, continuámos a ver o filme "Beleza Americana" que tem a ver com os estilos de vida. Na disciplina de A.I. eu e a minha colega Vânia apresentámos o trabalho sobre o sindicalismo.
Esta semana já tivemos Saúde Infantil, é uma professora simpática e que já nos tinha dado um curso de primeiros socorros no ano lectivo anterior, para começar foi-nos logo pedido um trabalho de grupo em que o nosso tema é o programa de vacinação mundial.
Em Expressão Plástica, estamos a fazer o projecto de um fantoche que nós queiramos fazer em que o meu vai ser um aranha!!
Na disciplina de Português, começamos com a apresentação dos livros relativos ao contrato de leitura e ainda marcámos o teste que já está próximo.
Relativamente à disciplina de ECDM foi uma aula diferente das anteriores, ou seja, foi mais virada mesmo para a expressão corporal, tínhamos que fazer filmes mas sem falarmos e o resto da turma teria de adivinhar e no final da aula ainda fizemos um jogo, que tinha como fim conhecermos-nos uns aos outros, a professora começava uma frase "se me conhecessem bem saberiam que eu gosto de..." e tínhamos todos que ir continuando.
Finalizo com a disciplina de Psicologia, em que nos foi pedido um trabalho sobre o preconceito e no início da aula a professora pediu que fizéssemos um comentário ao blog sobre as aulas de Psicologia, que já tive oportunidade de publicar.

Comentário às aulas de Psicologia

Relativamente às aula de Psicologia, gosto particularmente da maneira como a professora dá as aulas, utiliza vários recursos como, fichas, filmes e no final de cada módulo teremos que apresentar o género de um trabalho, em que, vamos colocando dentro de uma caixa, recortes de revistas ou jornais ou coisas de que gostamos e que esteja relacionado com a matéria.
Outra coisa que destaco nestas aulas é que em cada matéria que damos, vamos dialogando e isso faz com que as aulas não sejam muito chatas.
Em termos de matéria, até agora estou a gostar desta primeira abordagem sobre a nossa auto estima, auto conceito e íamos dando alguns exemplos para ficarmos a perceber melhor.
Para concluir, são aulas interessantes e dinâmicas.

Estágio - 16 de Outubro


Cá estou eu mais uma vez, para comentar mais um dia de estágio.

Hoje, sendo o dia da alimentação, a minha sala não poderia deixar de festejar este dia!!

Quando cheguei à sala pelas 9 horas vinham os meninos e os seus pais com frutas nas malas, eu sem perceber porquê, claro, depois chega a educadora e diz-me que iriam fazer uma salada de frutas para o almoço. Enquanto, eles estavam na aula de inglês, eu e a educadora estávamos a preparar a salada de frutas.

Quando voltaram já eram horas de almoço, foram lavar as mãos para irem almoçar e provar a bela salada de frutas, em que todos contribuíram com uma peça de fruta trazida de casa.

Da parte da tarde fizeram um trabalho proposto pela educadora, em que eu fiquei a orientá-los, enquanto uns pintavam desenhos.

A actividade tinha como fim, fazer "carimbos", isto é, cortámos uma maçã e uma pêra ao meio, e depois pintavam com tinta e carimbavam, ficou um trabalho muito giro e interessante.

Semana de 12 a 15 de Outubro

Mais uma semana passada, na minha opinião passou bastante rápido, esta com mais novidades.
Começo então por destacar a disciplina de TPIE, em que falámos novamente dos estágios e foi-nos pedido dois trabalhos para apresentar.
Em Sociologia, apresentámos os nossos trabalhos sobre os estilos de vida e ainda iniciámos o visionamento de um filme.
Na disciplina de Área de Integração continuamos com a pesquisa do nosso trabalho sobre o sindicalismo. Em Educação Física, estamos a fazer os testes dos fitness gram e estamos a fazer a avaliação inicial de voley.
Em Expressão Plástica estamos a finalizar os trabalhos que o professor pediu, sobre os fantoches e sobre o património, numa das aulas tivemos uma professora na sala a dar-nos informações sobre a gripe A.
Em Português, estamos a calendarizar o contracto de leitura e a escolher as obras que iremos apresentar.
E o que destaco esta semana é a disciplina de ECDM, que já temos professora, para primeira impressão pareceu simpática e bastante divertida, e para primeira aula foi bastante divertido, pois estivemos a dançar vários estilos de dança.
E foi assim mais uma semana de aulas e trabalho!

Estágio - 9 de Outubro


Mais um excelente dia de estágio, em que a minha sala "festejou" o dia dos correios, mas comecemos pelo início.

Assim que lá cheguei estavam a preparar-se para entrar na sala, e foi quando a educadora disse que iriam conversar. Depois da conversa, foram fazer o lanche da manhã, quando voltaram à sala, foi-lhes proposto uma actividade, relacionada com o dia dos correios, em que a educadora exemplificou no quadro como deveriam de fazer, ou seja, teriam de desenhar e escrever uma carta (com poucas palavras, claro!!) para uma colega que estava de férias.


Chegou a hora da habitual aula de inglês, em que fiquei na sala com a educadora a expor trabalhos feitos pelos meninos e eles lá foram com a professora de inglês.


Na parte da tarde, foram acabar a sua carta e depois finalizámos o dia com a elaboração de um marco de correio gigante desenhado numa cartolina e pintado por todos os meninos.


Foi assim mais uma dia estágio.

Semana de 6 a 8 de Outubro

Bem, esta semana começamos mais tarde as aulas, devido ao feriado de 5 de Outubro.
Comecemos então por T.P.I.E. em que todos os alunos contaram as suas experiências como estagiários, que até foram bastante positivas.
Em Expressão Plástica, estamos a finalizar os trabalhos sobre a elaboração das marionetas e o folheto de um monumento. Na disciplina de Português, começamos a fazer um texto argumentativo sobre a visão que nós temos do mundo.
Relativamente à disciplina de Psicologia, acabámos de ver o filme "crash" e ainda demos matéria. Em Sociologia, estamos a finalizar o trabalho sobre estilos de vida para depois apresentarmos à turma.
Em Área de Integração, na segunda parte da aula estivemos na biblioteca a pesquisar informação sobre o trabalho e o sindicalismo. Finalizamos a semana com o nosso estágio à sexta - feira.
E foi mais uma semana de aulas, esta bem mais pequena e mais calma.

Primeiro dia de Estágio


Este dia, foi dos mais importantes desde que comecei o curso... finalmente começamos o estágio!!

Mas comecemos pelo início. Estava marcado para as 9 Horas da manhã, mas o entusiasmo e nervosismo era tanto, que cheguei 15 minutos mais cedo, mas também para conhecer os educadores, funcionários e as novas instalações. Não foi novo para mim, pois eu já lá andei até aos 10 anos de idade.

Ás 9 em ponto, chegou a educadora que me vai orientar ao longo deste ano, e que também já conhecia, mas o que eu estava mesmo à espera e ansiosa, era para ver a sala onde iria ficar e para ver a reacção dos meninos, que não poderia ter sido melhor. Nos primeiros momentos, não demonstravam muito o que sentiam, mas de seguida já andavam agarrados a mim e a fazerem muitas perguntas, foi então que a educadora me apresentou aos meninos de 5 anos.

A parte da manhã foi um pouco agitada, estavam lá alguns pais para falarem com a educadora, mas depois foram fazer uma pausa para irem lanchar, voltaram à sala para fazerem uns desenhos.

Ao meio- dia foi a hora de almoço, fiquei lá para ajudar e fui um bocadinho ao parque com eles.

Saí às 13 horas para almoçar e voltei as 14 Horas, onde já estavam prontos para voltar à sala. Aí tiveram a conversar com a educadora sobre este "fim-de-semana grande" que aí vem, de seguida fizeram um jogo e foram terminar uns trabalhos que tinham atrasados.

Ás 16 horas foram lanchar e depois foram brincar à espera que os familiares os fossem buscar.

Foi assim o meu primeiro dia de estágio, espero que daqui para a frente corra tão bem ou melhor ainda que este dia.

Semana de 28 de Setembro a 1 de Outubro

Esta semana, começo por destacar a disciplina de T.P.I.E. em que recebemos formação por parte da directora de turma, foi bastante interessante, principalmente porque é a primeira vez que, pelo menos alguns de nós, iremos estagiar.
De seguida, foi Sociologia, em que nos foi sugerido um trabalho de grupo sobre estilos de vida, em que já começamos a pesquisar.
E esta semana, o nosso horário foi modificado, agora em vez de termos Psicologia, temos Área de Integração, em que estamos a falar do trabalho e da sua evolução, um tema interessante em que temos de abordar conteúdos históricos.
Logo de seguida tivemos Educação Física, a nossa primeira aula, pois fizemos as primeiras avaliações com o teste do fitness gram, e depois de termos efectuado estes testes fomos dançar merengue, mas este ano com um coreografia diferente.
Esta semana em Psicologia, terminámos de ver o filme "Crush" e a professora deu-nos um ficha com um questionário sobre o visionamento do mesmo para avaliação.
E esta semana foi assim!