AMOR É...


Amor é um sentimento verdadeiro,
É um acontecimento que não é esperado,
É um início inacabado,
É fiel, mas por vezes traiçoeiro;

É um constante formigueiro,
É a ausência do passado,
É a presença do futuro,
É a luz de um dia soalheiro,

É um mar de sensações para nos afogar,
É sol numa tarde de Inverno chuvoso.
É tudo o que queremos e deixamos de querer ao recordar.

Mas porque tem às vezes de acabar,
Se começa de mansinho e tímido,
Desejado por todos e rejeitado por quem não o sabe alimentar.

"O porco que não queria ser porco"


Era uma vez um porco chamado Porcolas que morava numa quinta. Com ele moravam o resto dos animais da quinta. Cãozolas, o cão, Vacolas a vaca e Patolas, a Pata.
Porcolas não gostava de ser Porco e estava farto que os outros animais o chamassem Porco.
Ia Porcolas a passar na quinta quando o Cãozolas interrompe o seu passeio e diz:
- Ó Porcolas és mesmo porco pá, vai-te lavar...ÃO…ÃO
Porcolas continuou o seu caminho e não ficou triste não ligando ao que disse o Cão Cãozolas. Pela sua caminhada voltou a ser interrompido pela vaca Vacolas.
- Porco Porcolas…Muh…Muh… Estás sempre todo sujo e a cheirar mal…
Desta vez o porco continuou a sua caminhada um pouco triste, e foi apanhar um banho de lama, para ver se ficava contente. Nisto chega a pata Patolas que lhe diz:
- Com esses banhos de lama nunca deixarás de ser Porco…Qua…Qua
Porcolas fica então muito triste e decide deixar de ser porco. Começa a andar em direcção ao lago da quinta e toma um belo banho com muito sabão, de forma a ficar todo lavadinho. No outro dia, começa a passear pela quinta todo orgulhoso do seu novo aspecto. Passa pelo Cão Cãozolas que lhe diz:
- Então Porco, tudo bem?
Fica espantado e dirige-se até à Vaca, Vacolas:
- Então Porco Porcolas, estás diferente. Não pareces o mesmo Porco.
Porcolas não percebeu porque lhe continuavam a chamar Porco se já tinha tomado banho. Nisto passa pela Pata Patolas que lhe diz:
- Ó porco, tiveste a tomar banho no lago e sujaste tudo!!! Preferia quando eras um porco de verdade e só sujavas a tua casa.
Porco Porcolas ficou muito confuso, porque apesar de ter tentado deixar de ser porco todos o continuavam a chamar porco.
Foi ter com o animal mais velho da quinta, o Burro Burrolas. Perguntou porque ainda lhe chamavam Porco. Burro Burrolas diz-lhe então:
- Não vale a pena tentares mudar o teu aspecto, porque cada um é como é.
Assim, Porco Porcolas voltou a ser o Porco mais Porco da quinta.

Porco Porcolas Porco Porcolas
És o porco do pessoal
Porco Porcolas Porco Porcolas
Gostamos de ti a cheirar mal

Semana de 26 a 30 de Janeiro


Olá a todos!!

Vou começar por destacar o trabalho que nos foi sugerido pela directora de turma, uma história inventada por nós, que foi feita em grupo. As aulas de preparação foram bastantes divertidas, todos com muitas ideias engraçadas. Chegado o dia da apresentação das histórias, todos bastante empolgados. Conclusão: saíram coisas muito giras e cómicas.

Na disciplina de Português a professora presenteou-nos com uma pequena ficha de avaliação, mas nada de assustador. Correu bem!

Relativamente a E.C.D.M., estamos a ensaiar as nossas fábulas.

Em Psicologia realizamos uma ficha em grupo, sobre o filme visto em aula "O Menino Selvagem".

Outro ponto muito importante nesta semana, foi o debate sobre a Eutanásia, na disciplina de Área de Integração, fomos filmados e tudo, mas devido a um problema técnico não podemos ver o vídeo.

Em Saúde Infantil, estamos a fazer revisões para o teste formativo, em que o tema será a gravidez.

Semana de 19 a 23 de Janeiro

Esta semana começou a meio gás, dado que dia 19 foi dia de greve dos professores, tanto que da parte da tarde não tivemos aulas.
Esta semana o que destaco mais são os nossos poemas que fizemos em português, estão muito engraçados e com tudo este entusiasmo a professora sugeriu fazermos uma exposição, também como forma dos outros alunos ouvirem falar mais do curso profissional, gostámos todos muito da ideia e sexta - feira lá fizemos a nossa exposição que ficou muito bonita. =)

Zé Pimpão, "o acelera"


Zé Pimpão era um rapazito convencido que arranjou um carro em segunda mão. Modificou-o à sua maneira e começou a andar nele com a mania que era o maior condutor de todos.
Numa noite foi a um baile da colectividade querendo mostrar a todos o seu novo carro, bebeu vinho e à saída buzinou só para se evidenciar.
Era conhecido como o “acelera”, passava à porta das escolas para mostrar o seu ar de intelectual. Era visto como o herói lá da colectividade, assobiava às miúdas, espalhava lixo pelas ruas, acelerava a fundo e mostrava um ar de raiva quando parava num semáforo. Já nem se considerava pimpão, mas sim um campeão invencível. Não parava nas passadeiras e só abrandava quando via a brigada de trânsito. O seu carro era o seu mundo.
Mas um dia Zé Pimpão, apanhou o piso molhado e despistou-se atropelando duas crianças. Foi parar ao hospital e deixou de ser pimpão. Deixou de ser o herói do bairro e passou a andar só de cadeira de rodas.
Perante este triste final Zé Pimpão aprendeu às suas custas que a pressa é a inimiga da perfeição.


Autor: José Jorge Letria (Versos)
Ilustrações: André Letria
Editora : Terramar

Semana de 12 a 16 de Janeiro

Mais uma semana, mas esta com menos aulas, pois a nossa directora de turma e a nossa professora de Educação Física estão doentes e por isso não poderam vir dar aulas.
Mas tirando isso a semana correu bem dentro do possível =).
Já temos alguns trabalhos para apresentarmos ao longo deste período, pois a professora de E.C.D.M. atribuiu uma fábula a cada grupo para apresentarmos, parece-me que vão sair teatros bem engraçados.
Relativamente a Sociologia já estamos com a matéria nova e a fazer umas fichas para praticarmos. A Psicologia recebemos o tão temido teste, consegui ter positiva, mas desci um pouco relativamente ao teste anterior, mas nada de alarmante.
Em Expressão Plástica estamos a desenvolver um trabalho com figuras geométricas, não sei o que nos espera mas estou a gostar, em Área de Integração estamos a pesquisar para um debate que tem como tema a Eutanásia, um tema bastante interessante e que até nem é muito falado.

Janeiro de 2009

Ano novo, vida nova!
É verdade mais um ano, mais umas férias de Natal, e tudo passa.
A primeira semana de aulas do ano foi bastante calma, tendo em conta que tivemos o teste de psicologia logo na primeira de aulas, mas deu mais que tempo para estudarmos.
Em geral foi bom voltar às aulas e rever os meus colegas e vamos levar mais um ano com energia para acabarmos o primeiro ano do curso em grande. =)